White Album 2 – Realidade agridoce

WHITE ALBUM 2 - 01 - Large 05

Auuuuuuuuuuuuuuu~

Senhoras e senhores, observem o palco, sintam a energia, pois aquilo não é apenas um show… É a pura realidade das ações desses jovens.

White Album 2 – Apresentação

Para os desavisados, White Album 2 é uma Visual Novel  desenvolvida pela companhia Leaf e contém certas relações com sua antecessora White Album 1 [nada que prejudique o entendimento da trama caso você não a tenha acompanhado]. A própria história de White Album 2 é dividida em duas partes: Capítulo de Introdução – lançado em 20 de março de 2010, nessa primeira parte não existem “rotas” contando com um enredo pré-definido; finalizando com o Capítulo de Encerramento – lançado em 22 de dezembro de 2011, cronologicamente se passa 3 anos após os eventos da primeira parte da trama e aqui temos diversas rotas, o anime recentemente adaptou em 13 episódios somente o Capítulo de Introdução.

White Album 2 – Enredo

Kitahara Haruki encontra problemas com a vinda do novo festival escolar, entre eles está o fato de que sua banda não será capaz de tocar no grande show que ocorrerá no fatídico festival escolar, enquanto tenta encontrar soluções até mesmo para seus problemas no conselho estudantil uma esperança, uma luz surge ao longe! Setsuna Ogiso, uma das mais famosas estudantes no colégio após alguns contratempos concorda em ajudá-lo com sua apresentação no festival escolar, entretanto, apenas se uma pianista misteriosa, Kazusa Touma, também aceitar tocar com ambos.

Esse é o começo de uma amizade bastante conflituosa, onde a música será o palco principal do amor entre eles. Um amor inalcançável.

White Album 2 – Anime

Gosto da forma como a amizade entre Setsuna, Touma e Haruki começa; digo, não sinto que é algo forçado, o relacionamento entre eles é bastante natural. Acredito que justamente a diferença [às vezes extrema] entre a forma como os personagens interagem seja um diferencial na trama. Se por um lado temos inicialmente o Kitahara fazendo o seu eterno papel de “bom moço” querendo ajudar a todos, na outra ponta temos a Touma com seus trejeitos frios e minimalistas em seu próprio espaço, além, é claro, que a gentil Setsuna sendo o alicerce dessa amizade; todas as cenas com eles são naturais, seus risos, lágrimas, pensamentos revelados e segredos moldam bastante conforme a trama aproxima-se do ápice no festival cultural.

Engraçado é que durante a história os amigos do Haruki não são tão “aleatórios” quanto pensei que seriam, nos moldes de tramas desse tipo eles ficariam fazendo papéis sem valor, só ocupando espaço ao fundo, mas não funciona bem assim em White Album 2. Eles comentam, até certo ponto fornecem conselhos ao Haruki entre outros por menores, algo que me surpreendeu bastante [e uma das principais qualidades do enredo] sempre foi a forma como “expectativas” foram quebradas [por mais cliché que o termo soe]; nem sempre a Setsuna é a menina doce, o garoto perfeito também falha, a menina calada tem sentimentos calorosos… tudo isso ao som de canções.

WHITE ALBUM 2 - 01 - Large 31

Músicas, instrumentos musicais, tudo isso é a alma de White Album 2! Não que a história seja um grande musical, pelo contrário, existem ~apenas~ 3 músicas fundamentais que servem como “entendimento” maior para a história: a principal delas é também a canção de abertura, “Todokanai Koi’ 13” [Amor Inalcançável], que é justamente a canção que o próprio Haruki escreveu refletindo seus sentimentos de toda aquela situação entre ele e suas melhores amigas;  a famosa “White Album” [Álbum Branco] que serve também como nome do anime, algo mais pessoal da Setsuna e a última “Sound Of Destiny” [Canção do Destino]. Todas elas, sem exceção, são a alma verdadeira de White Album 2! As letras, os sentimentos, a dor.

Existe um sentimento notável em White Album 2. Talvez “sentimento” propriamente dito seja uma palavra meio forte, mas a forma como a Setsuna tenta desesperadamente manter o laço entre eles, sempre insistindo que um namoro não vai mudar a relação dos 3, sempre lutando contra o inevitável afastamento entre os 3 de forma ardorosa e, ao mesmo tempo, reconhecendo seus sentimentos, finalmente confessando como ela se sente, gritando e chorando. O Kitahara tem um papel bastante ativo nessa primeira parte da história, afinal, ele é a principal causa do triângulo amoroso, embora ele simplesmente não fique correndo atrás de uma, para logo depois ficar com a outra… Mas sentimentos são complicados, ninguém consegue ser perfeito.

WHITE ALBUM 2 - 01 - Large 04

Setsuna e Touma são rivais ~declaradas~ pelo amor do Kitahara, mas em contrapartida mantém sua bela amizade! A dualidade entre elas é algo bastante charmoso, Touma agindo de modo frígido, Setsuna quase sempre sorrindo, Touma sempre pensando em ações, Setsuna sempre pensando em sentimentos; acho bastante intensa essa amizade entre as garotas, porque embora a Setsuna preserve essa amizade, ela deseja o Kitahara e luta por esse snetimento; enquanto a Touma embora também adore seus amigos, abre mão facilmente de seus sentimentos em prol dessa amizade entre os 3. E por mais engraçado que soe, quanto mais intensa e forte era amizade entre eles, ao mesmo tempo cada vez tornava-se frágil esse precioso laço entre eles.

O ápice é realmente o Festival Escolar, o palco, as luzes, as canções! Nesse ponto o estúdio Satelight pecou razoavelmente, o foco normalmente está no palco ou nos protagonistas, entretanto seria interessante ver os instrumentos de fato sendo tocados, um detalhamento maior quem sabe, enfim, nada que prejudique esse auge emocional; ao final do festival é a derrocada, a ruína, daquele momento em diante todo o sofrimento é revelado, sentimentos tão conflituosos entram em atrito e todos, sem exceção, acabam sendo feridos pelos seus próprios sentimentos.

WHITE ALBUM 2 - 01 - Large 03

Depois desse momento temos alguns episódios de puro flashback focados na Touma, nesse momento o telespectador [ou jogador] consegue compreender por que suas ações sempre foram assim, quais eram seus motivos, a forma como ela se sentia ao ver seus amigos juntos e por que ela agia de forma aparentemente fria com o Kitahara. O drama também se intensifica nessa segunda metade, tudo sinaliza para um final bastante agridoce – porque aqui definitivamente não existe Key Magic, não existem pessoas insensíveis, são simplesmente adolescentes lidando com suas próprias emoções, sem saber exatamente como fazer isso.

Os momentos finais da trama são simplesmente incríveis [tanto dolorosamente quanto emocionalmente falando]. Vou evitar maiores spoilers, mas ver o Kitahara chorando, Touma desesperada com as ações ocorridas e uma Setsuna negando seus sentimentos… É simplesmente indescritível. Mais do que soberbo, a forma real como a situação é toda moldada, onde ninguém escapa ileso de suas próprias ações, cada sempre tendo bastante consciência dos atos cometidos, tudo isso faz de White Album 2 algo fantástico, claro que a trama encerra-se de forma bastante dramática, mas é apenas o final da primeira parte, o final só acontece realmente no Capítulo de Encerramento, que infelizmente, não recebeu previsão de ser adaptado.

Suas ações, Suas reações – Kitahara, o humano

WHITE ALBUM 2 - 01 - Large 02

Meu tio disse uma vez: “Você precisa ser homem o suficiente não para fazer cagada, mas para aceitar suas ações e possíveis consequências”. Sim, com essas exatas palavras. Existe um anime bastante odiado por todos, School Days  com o ~incrível~ protagonista – Makoto, onde não se nota arrependimento algum da parte dele, ele simplesmente transa com diversas garotas, destrói amizades sem reconhecer seus atos de forma alguma, resultando na memorável morte dele no final de série [lembrada por todos, até aqueles que não assistiram a série completa] onde uma das garotas acaba por assassiná-lo gerando a alegria de todos os telespectadores.

Meu ponto é: Kitahara não é perfeito, realmente, ninguém na trama se propõe a isso… Mas ele aceita suas ações. Existe um cuidado da parte dele nesse ponto, confessando que errou, lutando pelos seus sentimentos e até mesmo “traindo” sua namorada em alguns pontos[claro que em circunstâncias bastante intensas], mas em nenhum momento ele age de modo insensível, ele aceita que cometeu erros e convive com a culpa/felicidade sempre o corroendo.

Muitas pessoas disseram: “Nossa que final horrível, parece algo mal-feito”; mas dizer isso é assumir que você no lugar do Kitahara teria tomado ações melhores, que teria conseguido calcular perfeitamente os sentimentos dos envolvidos e ter feito tudo sem levar em conta a situação! Lembro que meu principal contra foi a postura da Setsuna diante daqueles momentos finais, mas como um amigo mencionou [Kaique, obrigado por ter insistido para que eu assistisse a obra]: “Essa cagada acontece e sempre vai acontecer”, porquê justamente são humanos e não fantoches naquela situação.

Opinião Final

Lembrando agora, acho curioso como eu mesmo abandonei a obra no primeiro episódio! Pensei em como ela era lerda, chata, enfadonha… Mas tudo mudou no final do primeiro episódio aquela sensação de algo grandioso sempre permaneceu, até que eu mesmo desistir e resolvi acompanhar o resto. Nem preciso dizer que foi simplesmente incrível cada minuto do anime como um todo!

Rezo para que o Capítulo de Encerramento também seja adaptado! Só posso esperar que tentem assistir a obra, não vão se arrepender.

WHITE ALBUM 2 - 01 - Large 01

27 thoughts on “White Album 2 – Realidade agridoce

  1. Eu parei de assistir white album 2 quando eu cheguei no segundo episódio.
    Vou dar uma chance e terminar de assistir. Porque pelo o que eu percebi, o anime não foi aquela histórinha chata de sempre.
    Depois que eu terminar de assistir eu venho dizer o que eu achei. 🙂

  2. Eu realmente imaginei que white album 2 iria ser uma bela porcaria, levando em consideração o primeiro (aquele maldito cara me deu uma raiva). Mas realmente me surpreendeu, a cada episodio o coração fica acelerado como se fosse o ultimo isso foi mt bom, realmente gostaria que adaptassem a parte final, mas né fazer oq

    • como vc pode achar uma coisa dessas a Touma é uma garota incrível , creio q o final ( alerta de Spoiler ) devia ser o momento em q eles estavam c beijando no aeroporto !! EU NÂO ACREDITO Q ELA FOI EMBORA : (

    • Touma é uma garota incrível , creio q o final ( alerta de Spoiler ) devia ser o momento em q eles estavam c beijando no aeroporto !! EU NÂO ACREDITO Q ELA FOI EMBORA : (

  3. Mt bom queria que tivesse uma nova temporada, não sei o por que mais meu coração está doendo por que o final foi triste a touma foi embora é haruki ficou lá com a setsuna meu coração clama por continuação sério mais que tenha um final digno, como tipo Touma é Haruki terminem juntos sabe ? Assim espero….

  4. Você disse que tem um Capítulo de Encerramento que foi lançado em 22 de dezembro de 2011, mas eu não consigo achar. tem como me ajudar?

  5. Faaala Raigho, blz ? Já se passaram 5 anos desde seu post, então pelo visto não vai ter adaptação do encerramento de White album 2, já que não vai ter, você poderia dizer o q acontece no mangá nesse encerramento ?!

  6. Já se passaram 14 anos que o anime lançou, acho quase impossível ter uma continuação, mas eu ainda tenho um pouco de esperança, aquele final deu muito brecha p uma continuação não pode acabar daquele jeito. Se alguém tiver esse capítulo de encerramento p me mandar eu agradeço, eu sei q é um jogo e que está em japonês, mas eu realmente preciso saber o final dessa história

    • Olha eu sei o que vc sente, eu encontrei um método e joguei a visual novel toda, estava em inglês traduzindo para português em tempo real, se quiser ajuda para joga-la só avisar.

    • Eu posso te contar se quiser… bom, o haruki e a setsuna acabam voltando depois de muito drama após a partida da kazusa e cerca de alguns anos após isso, haruki se torna um jornalista em uma empresa que ele trabalhou durante os tempos de faculdade chamada kaioh graph. (creio que esse seja o nome.) ele acaba sendo escolhido pra fazer uma entrevista na frança com uma pianista e junto dele vai a setsuna, pois era natal e os dois tinham uma regra de que nunca ficariam mais de uma semana separados. chegando lá, kazusa que estava no aeroporto aguardando sua mãe chegar, acaba avistando uma figura similar a alguém que ela conhece… e quando se dá conta de que era Haruki, ela fica desesperada e começa a correr com tudo o que tem. Haruki e ela acabam se encontrando e Haruki entra em estado de choque. Eles entram em um hotel pois durante a “perseguição” que a kazusa fez acabou por se machucar e Haruki trata seus ferimentos.

      A história é BEM longa e tem cerca de alguns finais. Sendo eles:

      Você continua com a Setsuna e acaba se reconciliando com a Kazusa como amigos

      Você trai a confiança de Setsuna e trai ela com a Kazusa (DENOVO)

      Ou (em minha opinião o mais belo final) termina com a Setsuna e fica com a Kazusa.

      Obviamente a história é muito mais complexa e linda do que isso.. tendo direito até mesmo a casamentos. Não é atoa que White Album 2 é considerada uma das melhores visual novels já feitas, batendo de frente até com Steins;gate. Bom, eu espero que isso tenha te deixado mais feliz. Afinal, não há conteúdo na internet de WA2 sem ser ou em inglês ou japonês.

      (A imagem acima é o casamento da Kazusa com o Haruki.)

    • Vou resumir o final de White Album 2 pra deixar você um pouco mais em paz.

      Cerca de 8 anos após os eventos do anime (pelo o que eu me recordo), Haruki e Setsuna ficam juntos novamente. Haruki se tornou um jornalista. Setsuna começou a trabalhar em uma gravadora, com a esperança de se tornar uma famosa cantora. Um dia, Haruki Kitahara recebe o trabalho de ir até a frança (ou austria, não me recordo corretamente..) no natal para entrevistar uma famosa pianista. Mas antes disso, preciso contar aonde Kazusa esteve. Kazusa se tornou uma pianista conhecida por todo o mundo, fazendo shows a torto e a esquerda, junta de sua mãe. Kazusa ainda se arrepende pelo o que fez durante sua estadia no Japão e muito ela pensa sobre o assunto. Até que um dia (agora que a história se conecta), ela vê Haruki Kitahara, o único homem que amou, no aeroporto aonde estava. Haruki estava pegando um taxi, porém assim que Kazusa colocou os olhos sobre aquele homem, ela largou tudo que estava fazendo, pegou um taxi e pediu para que o motorista seguisse o carro de Haruki. Após muita perseguição de carro, Kazusa acaba por ter que ir o resto do caminho a pé e nisso ela acaba por se machucar pois estava nevando e ela acabou por cair no chão, torcendo seu tornozelo. Após tudo isso, lá estavam ambos, após muitos anos sem se ver, incrédulos de que haviam se reencontrado. Haruki estava indo até a um hotel pois era o local que havia marcado de ele e a Setsuna se encontrarem (esqueci de citar mas a Setsuna foi junto dele porém em vôos diferentes), porém.. Haruki após ver Kazusa daquele jeito, não teve escolha ao não ser ajudar ela, pois seu pé não estava nada legal. É um resumo bem resumido do começo da 3 parte de White Album 2. O Anime adapta a primeira parte.. já a segunda não conta com a participação de Kazusa, pois ela havia partido a Viena. Na segunda parte temos a participação de outras heroínas, porém a terceira parte só é desbloqueada se você seguir a rota da Setsuna. Agora, listarei alguns dos principais finais de White Album 2, dependendo de suas escolhas. Claro que resumirei, portanto, não será totalmente condizente com os eventos da obra em sí, já que é MUITA coisa pra escrever.

      1 – Haruki, Kazusa e Setsuna voltam a ser amigos, com Haruki continuando seu relacionamento com Setsuna. Eles se casam no final. (Rota da Setsuna Verdadeira)

      2 – Haruki e Kazusa largam tudo, traem a confiança da Setsuna e Haruki acaba por ser odiado por todos. (Rota da Traição ou mais comumente chamada de “Cheating Route”.)

      3 – Haruki acaba terminando seu relacionamento com Setsuna de forma honesta e se casa com Kazusa. (Rota Verdadeira da Kazusa)

      Destes três finais, creio que o mais belo final e o mais condizente com a história, seja a da Kazusa. Pois é explicado mais de uma vez na obra, que Haruki foi o único homem amado por Kazusa e que a mulher que Haruki mais amou, foi Kazusa. Tanto que um dos motivos de ter demorado tanto para Setsuna e Haruki voltarem o seu relacionamentos após os acontecimentos listados no anime, foi justamente por conta da dificuldade que Haruki encontrou em esquecer Kazusa. (Ele nunca esqueceu.)

      Bom é isso. Abaixo deste comentário, irei anexar uma imagem do casamento da Kazusa e do Haruki 😉

      Espero que este comentário tenha te deixado mais em paz.

    • Vou resumir o final de White Album 2 pra deixar você um pouco mais em paz.

      Cerca de 8 anos após os eventos do anime (pelo o que eu me recordo), Haruki e Setsuna ficam juntos novamente. Haruki se tornou um jornalista. Setsuna começou a trabalhar em uma gravadora, com a esperança de se tornar uma famosa cantora. Um dia, Haruki Kitahara recebe o trabalho de ir até a frança (ou austria, não me recordo corretamente..) no natal para entrevistar uma famosa pianista. Mas antes disso, preciso contar aonde Kazusa esteve. Kazusa se tornou uma pianista conhecida por todo o mundo, fazendo shows a torto e a esquerda, junta de sua mãe. Kazusa ainda se arrepende pelo o que fez durante sua estadia no Japão e muito ela pensa sobre o assunto. Até que um dia (agora que a história se conecta), ela vê Haruki Kitahara, o único homem que amou, no aeroporto aonde estava. Haruki estava pegando um taxi, porém assim que Kazusa colocou os olhos sobre aquele homem, ela largou tudo que estava fazendo, pegou um taxi e pediu para que o motorista seguisse o carro de Haruki. +

    • Vou resumir o final de White Album 2 pra deixar você um pouco mais em paz.

      Cerca de 8 anos após os eventos do anime (pelo o que eu me recordo), Haruki e Setsuna ficam juntos novamente. Haruki se tornou um jornalista. Setsuna começou a trabalhar em uma gravadora, com a esperança de se tornar uma famosa cantora. Um dia, Haruki Kitahara recebe o trabalho de ir até a frança (ou austria, não me recordo corretamente..) no natal para entrevistar uma famosa pianista. Mas antes disso, preciso contar aonde Kazusa esteve. Kazusa se tornou uma pianista conhecida por todo o mundo, fazendo shows a torto e a esquerda, junta de sua mãe. Kazusa ainda se arrepende pelo o que fez durante sua estadia no Japão e muito ela pensa sobre o assunto. Até que um dia (agora que a história se conecta), ela vê Haruki Kitahara, o único homem que amou, no aeroporto aonde estava. Haruki estava pegando um taxi, porém assim que Kazusa colocou os olhos sobre aquele homem, ela largou tudo que estava fazendo, pegou um taxi e pediu para que o motorista seguisse o carro de Haruki. +

    • Vou resumir o final de White Album 2 pra deixar você um pouco mais em paz.

      Cerca de 8 anos após os eventos do anime (pelo o que eu me recordo), Haruki e Setsuna ficam juntos novamente. Haruki se tornou um jornalista. Setsuna começou a trabalhar em uma gravadora, com a esperança de se tornar uma famosa cantora. Um dia, Haruki Kitahara recebe o trabalho de ir até a frança (ou austria, não me recordo corretamente..) no natal para entrevistar uma famosa pianista. Mas antes disso, preciso contar aonde Kazusa esteve. Kazusa se tornou uma pianista conhecida por todo o mundo, fazendo shows a torto e a esquerda, junta de sua mãe. Kazusa ainda se arrepende pelo o que fez durante sua estadia no Japão e muito ela pensa sobre o assunto. Até que um dia (agora que a história se conecta), ela vê Haruki Kitahara, o único homem que amou, no aeroporto aonde estava. Haruki estava pegando um taxi, porém assim que Kazusa colocou os olhos sobre aquele homem, ela largou tudo que estava fazendo, pegou um taxi e pediu para que o motorista seguisse o carro de Haruki. Após muita perseguição de carro, Kazusa acaba por ter que ir o resto do caminho a pé e nisso ela acaba por se machucar pois estava nevando e ela acabou por cair no chão, torcendo seu tornozelo. Após tudo isso, lá estavam ambos, após muitos anos sem se ver, incrédulos de que haviam se reencontrado. Haruki estava indo até a um hotel pois era o local que havia marcado de ele e a Setsuna se encontrarem (esqueci de citar mas a Setsuna foi junto dele porém em vôos diferentes), porém.. Haruki após ver Kazusa daquele jeito, não teve escolha ao não ser ajudar ela, pois seu pé não estava nada legal. É um resumo bem resumido do começo da 3 parte de White Album 2. O Anime adapta a primeira parte.. já a segunda não conta com a participação de Kazusa, pois ela havia partido a Viena. Na segunda parte temos a participação de outras heroínas, porém a terceira parte só é desbloqueada se você seguir a rota da Setsuna. Agora, listarei alguns dos principais finais de White Album 2, dependendo de suas escolhas. Claro que resumirei, portanto, não será totalmente condizente com os eventos da obra em sí, já que é MUITA coisa pra escrever.

      1 – Haruki, Kazusa e Setsuna voltam a ser amigos, com Haruki continuando seu relacionamento com Setsuna. Eles se casam no final. (Rota da Setsuna Verdadeira)

      2 – Haruki e Kazusa largam tudo, traem a confiança da Setsuna e Haruki acaba por ser odiado por todos. (Rota da Traição ou mais comumente chamada de “Cheating Route”.)

      3 – Haruki acaba terminando seu relacionamento com Setsuna de forma honesta e se casa com Kazusa. (Rota Verdadeira da Kazusa)

      Destes três finais, creio que o mais belo final e o mais condizente com a história, seja a da Kazusa. Pois é explicado mais de uma vez na obra, que Haruki foi o único homem amado por Kazusa e que a mulher que Haruki mais amou, foi Kazusa. Tanto que um dos motivos de ter demorado tanto para Setsuna e Haruki voltarem o seu relacionamentos após os acontecimentos listados no anime, foi justamente por conta da dificuldade que Haruki encontrou em esquecer Kazusa. (Ele nunca esqueceu.)

      Bom é isso. Abaixo deste comentário, irei anexar uma imagem do casamento da Kazusa e do Haruki 😉

      Espero que este comentário tenha te deixado mais em paz.

  7. Vou resumir o final de White Album 2 pra deixar você um pouco mais em paz.

    Cerca de 8 anos após os eventos do anime (pelo o que eu me recordo), Haruki e Setsuna ficam juntos novamente. Haruki se tornou um jornalista. Setsuna começou a trabalhar em uma gravadora, com a esperança de se tornar uma famosa cantora. Um dia, Haruki Kitahara recebe o trabalho de ir até a frança (ou austria, não me recordo corretamente..) no natal para entrevistar uma famosa pianista. Mas antes disso, preciso contar aonde Kazusa esteve. Kazusa se tornou uma pianista conhecida por todo o mundo, fazendo shows a torto e a esquerda, junta de sua mãe. Kazusa ainda se arrepende pelo o que fez durante sua estadia no Japão e muito ela pensa sobre o assunto. Até que um dia (agora que a história se conecta), ela vê Haruki Kitahara, o único homem que amou, no aeroporto aonde estava. Haruki estava pegando um taxi, porém assim que Kazusa colocou os olhos sobre aquele homem, ela largou tudo que estava fazendo, pegou um taxi e pediu para que o motorista seguisse o carro de Haruki.

Dê sua opinião!