Comentários Ougimanais pt.2 #2 – Hitagi Rendezvous

21330590_1427885423914889_260741459_o

Ah, a juventude e seus amores.

Eu sei que vocês preferem a Marcela nessa introdução, mas hoje vão ter de se contentar com o lobo aqui! Claro, o banner foi feito especialmente pela nossa querida desenhista e esperamos que todos gostem. Estamos mais uma vez reunidos para falar de Owarimonogatari, dessa vez sobre o segundo arco Hitagi Rendezvous.

Hoje nós temos mais um convidado ilustre, por sinal. O Fureitasu, da Shaft Brasil, aceitou o nosso convite e participou conosco a respeito desse arco. Sem mais delongas, eis a conversa!

Owarimonogatari 2nd Season - 02 - Large 02

Raigho: Falemos sobre amor, meus caros. Você já amou ou ama alguém? Pensar na própria palavra “amor” traz alguma pessoa, imagem a sua mente? É um sentimento complicado – amar é complicado. Envolver aceitar alguém no seu espaço pessoal, aceitação, dividir dores, alegrias, enfim, eis a digressão de um rapaz sem vida amorosa! No caso sou eu mesmo, não o Araragi! *ahem* Sejam mais uma vez bem-vindos aos nosso comentários, dessa vez o segundo arco [Hitagi Rendezvous] de Owarimonogatari-3 é o assunto de hoje! Não só teremos eu e a Macchan, como mais um membro ilustre da SHAFT Brasil! A crônica do Link acabou, mas Fureitasu entra nessa segunda metade, recebam bem este nobre garoto, por favor.

Marcela: Sejam bem vindos e… Como o Raigho comentou aqui nos bastidores antes de começarmos os comentários, peço que os leitores escutem a música “Kogarashi Sentiment”, de Koimonogatari, enquanto leem. Obrigada. E sim… Hitagi… Rend… Rendz… sigh. Vamos falar de mais um menos 40 minutos do Araragi e a Senjougahara provando seu amor pelo outro, com ocasionais momentos interessantes… É. É mais ou menos isso. Seja bem vindo, Fureitasu, espero que se divirta aqui com a gente. E, particularmente, acho que amor é uma coisa muito linda, principalmente quando vem na forma de uma enganação por dinheiro, seguida de um sumiço e depois um retorno triunfal. Um amor tão lindo que deixa a pessoa meio cinza, tão animada que o cabelo fica pra cima em forma de “V”. Isso é amor.

Fureitasu: Estou muito feliz de estar aqui com vocês hoje, Raigho, Marcela, para falar de amor. Amor esse que floresceu na vida de Araragi Koyomi através da jovem Senjougahara Hitagi. A jovem que deu inicio a Bakemonogatari, e que hoje encaramos de uma forma completamente diferente. O Amor desse casal que começou em meio a aparições e que finalmente tem um curto dia de folga para acontecer. O tempo passou, mais para nós espectadores do que para os personagens, e para mim vendo esse arco finalmente sendo adaptado, só consigo sentir que estou ficando velho, hahaha.

Owarimonogatari 2nd Season - 02 - Large 05

Raigho: Eu só tenho 23 anos e me sinto um velho. Quando eu penso que o OtomeGatari já já vai completar 5 anos… eu nem… vou entrar no mérito da época que a gente começou a assistir Monogatari. Deixemos esse assunto em paz. O episódio começa com um ótimo monólogo do Araragi questionando o ato de amar e eu achei muito pertinente, além de interessante, quando ele afirma que era “inconcebível” na cabeça dele, sei lá, ele estar em um relacionamento. O Araragi vem láááá de trás, conhecendo a Hanekawa (e graças a ela!) para então pensar “bem, é por sua causa que um dia eu vou ser capaz de gostar de alguém”, é uma culminação de diversos eventos. Você tem que abrir mão do seu espaço, se aproximar, o Araragi até comenta que a Senjougahara deve estar sentindo isso mais do que ele. Pra mim, só o fato dele já encher a boca e falar “eu amo a Gahara” é um tremendo avanço.

Marcela: É curioso esse monólogo dele sobre amor porque estou lendo agora a novel de Bake 2, que saiu pela Vertical, e em Suruga Monkey tem toda aquela cena dele e a Senjougahara estudando juntos e etc. Lá ele disserta um pouco sobre o relacionamento dos dois que, naquele ponto, só tinha umas 2 semanas, e sobre como era a Senjougahara enquanto namorada dele. Perceber o quanto isso mudou lá de Suruga Monkey – que é mais ou menos um ano atrás, no tempo da série – pra agora… Pra mim é quase como se estivesse vendo um filho crescer, de verdade. Tanto ele quanto a Senjougahara, mas mais o Araragi mesmo. A gente percebe o quão “moleque” ele era e que, apesar de alguns comportamentos duvidosos, agora está muito mais maduro e mudou bastante a opinião nos mais diversos assuntos – principalmente romance. Os pontos que ele aborda, sobre amar a si mesmo – outra pessoa, realmente. E que fofo ele escolhendo a roupa pro “date”, né? Haha, ele parece a garota do relacionamento, trocando mil roupas pra escolher uma.

Fureitasu: Me sinto da mesma maneira, Marcela. É inevitável não recordar a todo momento os acontecimentos anteriores da série enquanto assistimos. Hitagi Rendezvous me faz enxergar toda a trajetória desse casal, e como os dois amadureceram. Ver o araragi se importando com sua aparência em frente a sua namorada é algo que realmente inesperado, mas me faz gostar ainda mais dos dois como casal, é fofo demais!

Owarimonogatari 2nd Season - 02 - Large 07

Raigho: Sim, como vocês bem notaram, esses detalhes não verbalizados, o Araragi todo ansioso, pra mim são esses os grandes momentos de Monogatari em geral. O retorno da Gahara não poderia ser diferente, aquela piadinha gostosa com quebra da 4ª parede e um certo “convite” (porque ela coagiu, na verdade) para um encontro, que será o assunto deste episódio. A Macela colocou em questão o fato da evolução deles e você percebe, a Gahara dizendo que não o chamou para sair (ok, ela joga na cara dele mas né), todo esse foco para que ele pudesse estudar e ambos fossem para a mesma faculdade! A Senjougahara interpelando ele, afirmando que tá tudo planejando, a ANSIEDADE que ela tá sentindo é nítida. Achei uma graça.

Marcela: Gosto como o humor envolvendo a Senjougahara e o relacionamento dúbio com o pai dela ainda é recorrente. O fato deles não poderem ter um encontro de dia inteiro, porque ela vai sair com o pai dela… O Nisio sempre coloca, de cantinho, uma piada dessas envolvendo os dois. Singelamente me fazendo rir. E, de novo mencionando o diálogo em Suruga Monkey: lá eles estão estudando e justamente discutem o fato de se o Araragi vai conseguir ir pra uma faculdade em primeiro lugar ou não, a Senjougahara inúmeras vezes tirando sarro dele por ser “idiota”. Até lá, ele nem sabia o que queria fazer exatamente, e ela só diz “bom, se possível quero seguir o mesmo caminho que você”. Aqui estamos nós agora, depois do vestibular – mas a Senjougahara continua supondo que ele não vai passar e chamando ele de burro, em um nível menos burro que antes, mas ainda burro. Até que ela é agradável as vezes.

Fureitasu: Ver que o resultado dos estudos do Araragi estão prestes a sair deixa uma ansiedade a mais no ar para ambos. A Gahara infernizando o Araragi com essas provocações, o consolando antes de um resultado concreto, é muito a Senjougahara que conhecemos, embora esteja um pouco mais moderada em seus insultos. Durante a passagem dos dois a Senjougahara contribuiu bastante na vida do Araragi, fazendo com que ele estudasse a sério, ela contribuiu muito nesse crescimento, e mesmo assim ela ainda não tem total fé em seu discipulo. É bastante interessante notar essa mudança, mas ainda perceber que os personagens são os mesmos. A mesma Senjougahara, o mesmo Araragi Koyomi, e isso deixa a série muito divertida, ainda podemos rir sempre das referências ao passado.

Owarimonogatari 2nd Season - 02 - Large 08

Raigho: Gahara e infernizar são quase sinônimos, ainda bem que o Araragi curte essas coisas, fico até mais aliviado por ele. Sim, Owari em especial remete muito ao começo da série justamente por ser o fim de um ciclo. As piadas com o pai da Gahara, o relacionamento deles, esses gracejos que sempre foram muito característicos do casal, é ótimo ver que o Nisio sempre manteve esse bom humor. No próximo segmento que é esse da Yotsugi, eles brincando, a Yotsugi com medo da Kiss-shot (que recuperou os poderes) e não dando a mínima pro antigo mestre (?) dela, zombando da “possível” nota… não fica a impressão que a Yotsugi se tornou bem mais humana? Lembro dela com aquela frase repetitiva da pose em Nisemonogatari e comparo agora, ela também evoluiu muito na série, e digo isso não só pela piada da Hachikuji do último arco sobre “ela teve bastante tempo de apresentação”, mas no geral fica esse sentimento em mim.

Marcela: A Yotsugi abandonou bastante o papel dela de apenas uma mensageira da Kagenui e da Gaen. Muitas das aparições dela foram exclusivamente pra isso, como em Koimonogatari, que ela encontra o Kaiki. Apesar de ela ainda estar observando o lar dos Araragi a mando de alguém, de uma certa forma a personagem parece ter mais uma vida “própria” agora, ironicamente, sendo a boneca da Tsukihi. Não mais informando os personagens de algo apenas, guiando-os para encontrar alguém ou coisas do gênero. Claro, ela sempre foi “desbocada”, mas agora sua participação envolve muito mais das suas próprias opiniões – essa cena toda começa com a opinião dela sobre o encontro e o relacionamento entre Araragi e Senjougahara. Uma Hachikuji em monotom.

Fureitasu: É interessante ver essa mudança, é como se ela tivesse se livrado da pressão de seu trabalho e finalmente pode se tornar mais livre, é dificil imaginar a Yotsugi com um papel que não seja da Boneca mensageira da Kagenui, mas é como se ela dissesse “Essa vida não é tão ruim assim” comparando-se ao tempo em que passou com sua mestre. Até mesmo ela sugerindo seguir o Araragi independente do seu destino deixa mais claro o desejo dela de levar uma vida “normal” dentro dos padrões que ela está inserida.

Owarimonogatari 2nd Season - 02 - Large 14

Raigho: Com certeza. E a gente adora ela, então tá tudo bem. Acho que o relevante nessa parte ainda é a Tsukihi mencionando a Nadeko, a surpresa do Araragi em saber que elas são mesmo amigas foi bacana. Se puxarmos de cabeça, a Nadeko recebe um puta esporro da Tsukihi sobre aquilo de “olhar a realidade com uma certa distância”, mas acho que esse foi o gesto mais honesto pela amizade delas. Ela falou as verdades, era algo necessário. A Nadeko amadureceu apanhando muito e o Araragi também tá menos apressado com as coisas, até a Tsukihi comenta que ele não tá mais fazendo tanta pirraça. E novamente, não é só a série retomando coisas antigas nos temas abordados, a Senjougahara se vestiu igualzinha a Hanekawa! Detalhe para o chocolate/pingente dela, Chocolate Insomnia mandou abraços. Tfw sua namorada dirige, você fica bolado e depois vai tirar a carteira de motorista (eis o resumo do Araragi naquele new beetle amarelo).

Marcela: AH, SIM. QUANDO EU VI ESSA CENA NA MESMA HORA PENSEI NO QUE DEVERIA DIZER AQUI NO COMENTÁRIO: A HANEKAWA PODE NÃO ESTAR COM O ARARAGI DIRETAMENTE, MAS CONVENHAMOS QUE ELA NAMORA ELE INDIRETAMENTE. Eu não sabia se ficava COM RAIVA EXTREMA de ver a Senjougahara imitando o estilo dela – e pior ainda, uma trança só, ou seja, Hanekawa em Kizu – ou se extrema felicidade por ver “haha otária aí copiando a best girl”… Sigh. A menção a Nadeko feita pela Tsukihi me deixou bem feliz, por mostrar os efeitos da resolução do conflito em Koimonogatari, o Nisio usa isso pra ajudar o leitor a se localizar e compreender o mundo no qual ele está inserido, perceber que mesmo as coisas que não estão em foco estão se mexendo. Mas gente, por favor. Aquela roupa branca. As meias pretas. Faltou só a orelha de gato, né? E claro, pelo menos o triplo de peito que a Senjougahara tem.

Fureitasu: Hahaha! O Nisio adora ironizar as coisas, não é de hoje que a Gahara faz essas menções a Hanekawa, e dessa vez ela conseguiu chegar ao seu extremo. A Gahara parece considerar a Hanekawa como o par ideial para o Araragi, e é por isso que ela sempre apresenta essas maluquices entre suas participações(e tenho que admitir que compartilho do mesmo pensamento), no entanto noto que é essa malícia nas provocações da Senjougahara, e o modo de reagir do Araragi que me fazem defender esse casal, esse conflito fazem as coisas mais interessantes. Dentro do contexto da Nadeko eu só tenho que ficar muito feliz! Tenho uma certa simpatia pela personagem, e é muito bom perceber que ela finalmente superou tudo, e essa reconciliação dela com a Tsukihi foi algo muito bonito.

Owarimonogatari 2nd Season - 02 - Large 23

Raigho: Por favor, eu fiz um post defendendo o casal! Eu tenho de admitir a relação entre eles. E eu gostei também da consideração (?) da Gahara em tirar a carteira de motorista em prol do Araragi. Ok, pode ter sido o tédio, mas ainda foi um gesto bacana! Esse trecho deles andando de carro, a Gahara afirmando que conversou com a Hanekawa (e foi bastante expressa sobre ela não ligar pro Araragi), falar sobre profissão, é nesses momentos que eu sinto Monogatari como uma história de amadurecimento. Coming-of-age. Eles amadureceram, já falam sobre sonhos, a Gahara chamou o Araragi pro planetário (flashbacks do final de Bakemonogatari), é muito tocante. A intimidade é maior, é gratificante notar isso. Na verdade estrelas são assunto desde Bakemonogatari mesmo (a letra da primeira ED é sobre o triângulo do verão, por sinal), mas só que quando uma certa amiguinha aparece isso ganha novos contornos.

Marcela: AH. No formato de uma ventarola. No formato de uma OUGI. Ougi. Ougi. Ougi. Aquele olho sem brilho algum, abrindo na escuridão. Meu deus, toda transição que eles fazem na menção do nome da Ougi em Owarimonogatari até agora… Posso pedir pra vocês levantarem e aplaudirem, por favor? Só um pouquinho, eu espero. … Okay, obrigada. Tem algo mais assustador que isso? A tela fica preta, ah, okay, Ougi, blá blá… BOOM. Aquele olho abre. É de arrepiar. Finalmente chegamos na parte boa do episódio. E quando ela menciona Hanekawa como a RIVAL dela? Flashback pro arco da Sodachi e toda aquela cena maravilhosa do “embate” das duas.

Fureitasu: As aparições da Ougi sempre são sempre grandiosas, é o momento onde ficamos mais atentos, pois sempre temos junto aquele sentimento de que algo está prestes a acontecer. Dessa vez a Ougi inicia sua participação se intrometendo (O que sabe fazer de melhor) na conversa sobre estrelas, e vem com um tipo de aviso, uma prévia do que está por vir, além de alertar Araragi sobre o lado correto da história.

Owarimonogatari 2nd Season - 02 - Large 34

Raigho: Há muitas coisas que podemos e não podemos comentar nesse trecho do “sonho”. Quando a Ougi aponta a constelação da Serpente (perdão se eu errar os nomes) e fala “veja só, você divide e surge algo novo entre elas dependendo como se observe”, é no mínimo engraçado quando você entende ao que ela se refere, não? A piada com o Araragi sendo cortado diversas vezes é ótima também. É curioso que o Araragi, mesmo se lembrando do que o Tadatsuru Teori disse, fica na dúvida se a Ougi quer mesmo acabar com ele (Araragi), tudo que diz respeito a Ougi provoca no Araragi uma espécie de lentidão, ele não consegue raciocinar. Agora se isso é consciente ou não… bom, assunto pro próximo arco. Heh. A Ougi falando sobre maldições, o pecado de se ressusscitar alguém, ela tá afirmando que ela ferrou todas as pessoas mencionadas. Esse tom de ameaça, mas também de aviso, a OST vai ficando frenética, é tudo tão condizente. Ela quer ser o equilíbrio, ela quer deixar o “tabuleiro” com o número exato de peças em ambos os lados. Afinal, o que é a coisa “certa”? A Ougi existe em torno dessa questão e a pergunta que fica em aberto. “Eu sou o princípio do universo” – menininha arrogante dos infernos. Ainda bem que a gente volta pro encontro deles, ela sempre me dá arrepios.

Marcela: Um rápido comentário pro momento em que ela fala de Herácles enfrentando a Hydra… E como o caranguejo ajudou. E antes da Ougi sumir, sobre tomar decisões certas. A Hachikuji menciona muito isso em Mayoi Hell também. Acho que a Gaen também chega a comentar. Tudo vai se encaixando, a tensão vai ficando cada vez maior. É como se você tivesse enchendo um balão e já tivesse naquele ponto que não sabe qual o próximo sopro que vai fazer estourar, o nervosimo, o medo. Nesses dois arcos a Ougi é encaixada de alguma maneira, criando a principal tensão neles. O Nisio, nesse momento, não é nem um pouco singelo na maneira como ele evidencia ela e faz questão de ressaltar a importância dela como chave pra resolução dessa grande confusão e, por fim, do retorno do equilíbrio que tanto comentamos.

Raigho: Herácles seria o Araragi, a Hydra a Kanbaru e a Hitagi o óbvio? Fica o pensamento das inúmeras interpretações que eu vi nessa parte.

Marcela: Kanbaru? Não é a Kiss-shot?

Raigho: Como eu disse, interpretações. Fica aqui a ideia.

Marcela: Ohhh. Não tinha pensado desse jeito. Fica aí pro leitor também interpretar melhor. De constelações eu só entendo o de Percy Jackson.

Owarimonogatari 2nd Season - 02 - Large 43

Fureitasu: Nessa parte a Ougi faz diversos comparativos e devo admitir que me deixou confuso em certos pontos (desculpem a sinceridade), mas voltando a tensão da cena, da pra notar que cada dia que passa as decições passadas do Araragi se tornam mais pesadas, e a maneira com que ele lida com esse assunto de forma persistente, em não querer abandonar seus ideiais torna tudo mais dificil de se manter. A ideia de que não há como manter a situação daquela maneira está muito inserida nesse diálogo.

Raigho: A parte da Ougi é confusa. Porque há uma camada de informação sobre literalmente as estrelas, mas o resto fica nebuloso e eu só me arrisquei a comentar o que eu tecnicamente entendi. Pelo menos o que eu acho que entendi. Bem, as próximas cenas são bem legais para mostrar que o Araragi e a Gahara estão num relacionamento bacana, mesmo. A gente já discutiu muito sobre a “validade” deles enquanto, mas orra, eles brincando, a Gahara ficando cansada durante o boliche, ela cantando a própria canção tema de Nise e o Araragi cantando a OP de Neko (Shiro), são cenas que encheram o meu coração. Eles parecem em paz, felizes. Até o final do encontro, eles sinceramente parecem felizes um com o outro. Esse arco é sobre eles e fico feliz por estarem bem como casal. Ah, eu sei que as “punições” não parecem muito “ruins”, mas considerando o Japão (e mesmo sem isso), o constrangimento/aquele sentimento gostoso é no mínimo complicado.

Fureitasu: A Maneira com que os dois acabam por adormecer, a forma com que a Senjougahara parece exausta, é como se os dois estivessem extremamente cansados, mas invés de optar por um dia descansando de seus últimos desafios, eles simplesmente optam por passar o dia juntos, e fazer coisas que realmente não tiveram tempo de fazer nos útimos tempos. E o que dizer dessas cenas do casal se divertindo? Elas foram um grande presente para os espectadores, e um tempo incrível para os dois se redescobrirem depois de tanto tempo afastados. É o tipo de imagem que eu colocaria em uma moldura, Haha.

Owarimonogatari 2nd Season - 02 - Large 45

Marcela: E seria ótimo se terminasse por aí né?… Só que não, a gente lembra que isso aqui é Monogatari Series e final feliz é… Relativo. Passa os créditos. Boom. Outro susto e lá está ela. O último sopro no balão, será que dessa vez estoura? “Seria ótimo se vocês dois tivessem um futuro”, pela segunda vez, depois que isso foi comprometido pela ameaça da Nadeko enquanto deusa. O visual da cena nesse momento é impecável. O uso prevalecente de preto, com um tom ou outro de cinza e ocasional verde, os holofotes, ajuda a perpetuar o clima sombrio. As inúmeras placas de trânsito parecem quase que tentar alertar o Araragi pra não continuar por esse caminho enquanto ele conversa com a Ougi, pra ele dar meia volta e ir embora.

Raigho: Um comentário muito carinhoso para a ED o anime sendo literalmente todas as EDs de Monogatari Series até hoje. Minha Madoka, se isso não é a melhor homenagem que a série poderia ter, eu não sei. Meus olhos encheram de lágrimas, confesso. Um detalhe das referências que não comentei, por exemplo, a Tsukihi falando sobre uma “festa do pijama” que de fato vai ser contada durante Shinobumonogatari (Monster Season), a Gahara falando sobre “terminar” com o Araragi, na brincadeira, mas de fato eles vão terminar 2 vezes ainda antes de se acertarem, achei relevante trazer isso pro pessoal, as brigas são contadas na Off-season, por sinal. A cena final da Ougi é muito boa, ela falando que não era a Escuridão/o ser que controlava as regras, esclarecendo os mal-entendidos. É uma declaração de guerra. Gaen Izuko VS. Oshino Ougi. Escuridão Ougi. Ougi Dark. É o próximo arco, a culminação de anos e anos de uma longa história – da longa (para nós) adolescência de Araragi Koyomi. Estou ansioso.

Fureitasu: A ED foi algo que realmente tocou meu coração, ela traz um sentimento muito forte de despedida. No entanto, sempre haverão novos começos. Depois de muito tentar aplicar uma punição ao Araragi, Senjougahara finalmente consegue o que desejou todo esse tempo, isso nos remete mais uma vez ao primeiro encontro do casal, que ela diz algo como “Se você diz ‘Senjougahara’, deve estar se referindo ao meu pai”, e fica claro, que se não fosse com essa obediência absoluta, o Araragi Jamais a chamaria pelo primeiro nome. Esse é o momento onde é possível sentir que o casal conseguiu aprofundar sua relação. Logo após essa cena de amorzinho, o Araragi finalmente consegue confrontar a Ougi sobre a tentativa dela de o exterminar, e depois dessa conversa já sabemos o que esperar do último arco de Owarimonogatari, Ougi Dark, e é claro, gostaria de dizer que fico muito ansioso para conferir o que vocês, Raigho, Marcela, dirão sobre Oshino Ougi.

Owarimonogatari 2nd Season - 02 - Large 69

Raigho: Obrigado, a gente se sente honrado pela sua expectativa e dos nossos leitores. Vamos fazer o nosso melhor, como a gente sempre tenta. As vezes com muita falta de horário, mas a gente tenta. Queríamos agradecer a sua companhia e a do Link nesses comentários, de verdade, significou muito para nós. Aqui é a nossa despedida e muito obrigado a vocês, mais uma vez obrigado. Marcela, últimas palavras?

Marcela: Queria agradecer a presença do Fureitasu também, muito obrigada mesmo por ter aceitado nosso convite pra conversar aqui. A gente sempre repete, mas é bom reforçar que gostamos de ter opiniões a parte das nossas por aqui porque ajuda tanto tanto a expandir o diálogo sobre Monogatari Series, que é uma série bem subjetiva. Depois desse descanso do segundo arco de Owari 3, mal posso esperar mesmo por Ougi Dark. Nós aqui já sabemos a maioria dos grandes spoilers, mas estou muito animada pra ver como vão ficar esses momentos no anime. Principalmente… Hehe. Bom. Espero que tenham curtido e que nos acompanhem para o desfecho semana que vem!

Owarimonogatari 2nd Season - 02 - Large 72

3 thoughts on “Comentários Ougimanais pt.2 #2 – Hitagi Rendezvous

  1. Como sempre, ótimo texto =]
    Acho que o que mais me agradou nesse arco, foi os resultados dele no próximo (Dark Ougi).
    Ver a Senjougahara corando pela provocação da Hanekawa foi o ápice do “dere” dela. Chega a ser gratificante acompanhar esse evolução que tanto a personagem, quando o casal tiveram.

  2. Como deixaram de lado a melhor parte do arci em que a Senjougahara já decidiu que a filha dela com o Araragi vai se chamar Tsubasa? Hahahaha. Enfim ótimos comentários.

Dê sua opinião!

