Guia Prático para as Fases de Monogatari Series!

15321900975_32a6a8ae4e_h

Vamos resolver algumas pontas desse assunto.

Bem, Monogatari Series é bastante confusa em sua ordem de leitura e cronologia, portanto, não vou abordar o assunto hoje. Isso mesmo, não. Essa postagem será feita com base no site tsuhan (criado como guia para novos e antigos leitores de Monogatari) que a própria Kodansha fez recentemente.

A série agora contém fases demais, então a postagem será uma forma rápida de você se localizar. Não é algo que envolva a ordem, mas comentarei sobre os lançamentos e o que ocorre (em linhas gerais) nesses arcos.

Opções

c14-tl-w8aejps9

Monogatari Series – Primeira Fase (Bake/Nise/Kizu/Nekomonogatari Kuro)

c14_nofxuaazscr

O começo da série se situa em Bakemonogatari (primeira adaptação com 15 episódios), história que se desenvolve ao longo de 2 volumes contando a vida de Araragi Koyomi e a forma como ele se envolve com diversas garotas que, por sua vez, estão relacionadas à diversas aberrações. Seu objetivo não é salvá-las, mas ajudar elas nessa empreitada; as ações do protagonista podem soar estranhas e forçadas, mas Araragi já foi resgatado por alguém quando estava em perigo.

Kizumonogatari (filme divido em 3 partes) é centrado em Araragi Koyomi, no seu encontro com a vampira Kiss-Shot Acerola-Orion Heart-Under-Blade e a ruína dessas personagens. A Light Novel contém apenas 1 volume e por mais breve que pareça, é muito impactante. A brutalidade da história é única, a violência das batalhas contras os caçadores é indescritível, lutas dignas de seres que estão além da humanidade. Claro, também é o encontro de Araragi com Hanekawa Tsubasa, uma dentre as várias personagens que compõem de alguma forma a vida do protagonista.

Falando em Hanekawa, a história de Nekomonogatari (Kuro – 4 OVAs) se foca bastante nela. Digamos que ocorrem grandes revelações sobre a Hanekawa como pessoa. A vida dela, suas ações, a “autosatisfação” que parece tanto guiar suas ações, tudo adquire um novo sentido. É também a história sobre como Araragi aprendeu a odiar gatos. De qualquer espécie.

E por fim, Nisemonogatari (adaptado em 11 episódios) com seus 2 volumes de história bastante controversos. Certamente é a história (mais) rejeitada pelos fãs, muita da aversão por essa história é por boa parte de seu conteúdo ser fanservice. O próprio NisiOisiN não planejava ir muito além com a a série, então resolveu se divertir ao escrever essas crônicas, seus comentários 1 e 2  como autor da série elucidam muitas coisas. Houve também um certo corte numa batalha que ocorre no anime, resolvi preencher a lacuna traduzindo detalhes da batalha.

Monogatari Series – Segunda Fase (Zenmonogatari – Neko (Shiro)/Hana/Otori/Oni/Kabuki/Koimonogatari)

zenmonogatari_preview

Ao contrário da primeira fase, essa aqui já é pensada em conjunto com a terceira. Um grande diferencial é a forma como a primeira fase pode ser lida sem ter conhecimento algum da série, mas a partir do momento que atravessamos o limiar da segunda fase, é preciso começar a montar o quebra-cabeças de eventos, pessoas e referências.

Por ser uma tarefa árdua, eu e Marcela criamos os Comentários Zenmanais que podem servir de grande ajuda, comentamos episódio por episódio na época em que a série foi ao ar. Não sei se soa tão interessante eu resumir os acontecimentos dessa fase, eles são muitos e estão intimamente ligados.

Zenmonogatari adaptou 5 light novels (25 episódios), deixando Hanamonogatari de fora (que foi adaptada um tempo depois em 5 OVAs). A série fica mais complexa ao longo das histórias porque o Nisio força o leitor a conectar os detalhes. Personagem X que você imaginou nunca mais ver retorna no meio da trama, menções ao passado das personagens, tudo força você a se manter atento.

O grande diferencial é o fato da narrativa (propositalmente falha e omissa) do Araragi sair de cena, quem narra agora são as garotas. Cada um delas tem um jeito bastante particular de contar seus eventos e muitas vezes são histórias estarrecedoras. Caso precise faça uma pausa, reassista o episódio e não fique preocupado por se sentir perdido, é parte da experiência.

Monogatari Series – Terceira Fase (“Final Season” – Tsuki/Koyomi/Owari (Volumes 1, 2 e 3)/Zokuowarimonogatari)

c0100466_0472347

Nada como um autor que brinca com sentido das palavras, não é mesmo? Ah, imagino o prazer do Nisio ao afirmar que de fato algo “termina”, para logo em seguida prosseguir com outras histórias. Como mencionei, entrar na segunda fase é já estar pensando na terceira, por mais estranho que soe; Nisio desenvolve os eventos do “final” no meio da segunda fase.

Considero, particularmente, esse o final do que intitulei de “Ciclo Ougi/Ciclo Koyomi”, as experiências do personagens, suas resoluções, entendimentos, laços, tudo alcança o ápice emocional. É uma experiência gratificante olhar para trás e notar quantas memórias foram feitas, o quão diferente a série soa nesse ponto.

Tsukimonogatari (4 OVAs) envolve a boneca Ononoki Yotsugi e a conclusão que o Araragi vai alcançar no fim da narrativa. Koyomimonogatari (12 episódios curtos) retratam contos mensais, cada um deles se passa em um mês, antecedendo até mesmo Nekomonogatari (Kuro) em termos de cronologia. Com calma e atenção, os leitores podem se localizarem, mas caso tenham problemas, nós fizemos uma edição única dos Comentários Koyomimanais que garanto ser de grande valia.

Muitas vezes temos lapsos de tempo ou eventos propositalmente omitidos durante na segunda fase que aqui, finalmente, são explicados. A narrativa retorna ao Araragi e percebemos os efeitos dos encontros com as aberrações nos pensamentos dele. O cansaço, o desespero, a infelicidade e a aceitação de que sua vida “atribulada” chegará ao fim; o passado do protagonista é o grande foco dessa fase.

A fixação do Araragi com matemática, a inexplicável existência intitulada “Oshino Ougi”, as memórias perdidas de infância e, em meio a elas, uma garota (Oikura Sodachi) ressurge para cobrar uma conta em aberto, ressentimento e ódio marcam essa fase. Respostas desagradáveis serão o resultado das perguntas feitas até então. O problema é que até o momento em que escrevo isso, Owarimonogatari (Volume 3) e Zokuowarimonogatari ainda não foram adaptadas.

Owarimonogatari (Volumes 1 e 2 – adaptados em 12 episódios) abrange o passado do Araragi e também da Shinobu, a vampira que o acompanha, então não assistam essa parte da série sem terem conhecimento prévio! E Zokuowarimonogatari é sobre reflexos, espelhos e incógnitas, prefiro não revelar os detalhes. Aos que quiserem um impressão do final de Owarimonogatari, fiz um post com spoilers do volume 3.

Monogatari Series – Off-Season (Oroka/Waza/Nade/Musubimonogatari)

rtghzl

Se Owari é o final, o que resta depois? Nas palavras de Oshino Ougi: “Este é apenas o final de uma história.” Existem muitas outras a serem reveladas e contadas, com suas incríveis narradoras. Muitos leitores japoneses ficaram frustrados com o final de Owari-3 (que divide muito opiniões), inclusive vários abandonaram a série nesse ponto e, de certa forma, se você acompanhou a série pelo Araragi é um momento razoável para encerrar.

Agora, caso você queira seguir em frente, o Nisio não é o tipo de autor que simplesmente espera você alcançá-lo, é preciso seguir em frente com força de vontade. A “Off-season” (provavelmente derivado de spin-off) se estabelece como crônicas/eventos sobre as meninas e curiosidades a respeito das personagens, especificamente sobre seus futuros.

Será que o Araragi e a Gahara casaram? O que houve com a Sodachi? E as viagens da Hanekawa, será que algo aconteceu nesse ínterim? A estranha amizade de Kanbaru e Ougi, o passado de Kiss-shot e mais, muito mais. Spoilers de Oroka, Waza, Nade e Musubi se encontram aqui no site, pensando ainda mais que não temos sequer previsão do estúdio SHAFT adaptar essas obras, achei essencial ser bastante detalhado com esses posts.

Monogatari Series – Monster Season (Shinobumonogatari – ????)

c14dgdsukaatklq

As histórias de personagens tão queridas podem ter alcançado diversas conclusões, mas as aberrações existem, vivem. Shinobu, a vetusta vampira, parece ser o foco da próxima história, seu passado vai reverberar no presente, obrigando-a a confrontar uma antiga pessoa, seu mestre, uma vez mais.

Bom, nem eu sei dizer o que há de vir. O que será a “Monster Season” e seu foco? Ótima pergunta. O intuito da postagem era apresentar a série de forma pragmática, resumindo brevemente suas fases e mostrar o assunto em cada um delas. Aqui se encerra meu papel de guia, espero que a partir desse momento, possamos caminhar juntos rumo ao futuro de Monogatari Series.

Seja ele onde for, estaremos lá.

Advertisements

One thought on “Guia Prático para as Fases de Monogatari Series!

  1. Que saudades ver, ler monogatari (msm com kizu por ai), queria muito que alguma editora lançasse essa coisa linda por essas bandas, se não, terei que me contentar com os volumes em inglês msm.

Dê sua opinião!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s