Comentários Gyakutanais [1-3] – Então, e o anime de Ace Attorney?

gyakutan1OBJECTION!

Yaho!

Vocês achavam que eu ia deixar o anime de Ace Attorney passar despercebido? Parece que temos uma clara CONTRADIÇÃO nesse pensamento!

O anime de Ace Attorney já estreou, está no seu terceiro episódio e já está mais do que na hora de eu falar sobre! Vou esclarecer logo que, como vocês viram, o comentário só está saindo com o lançamento do terceiro episódio do anime, então provavelmente não vão ser comentários regulares (apesar do brilhante nome de “Comentários Gyakutanais, hehehe), mas indo na medida que eu consigo escrever. Os comentários abaixo também serão um pouco menos detalhados, já que são três episódios, mas vão ter tanta qualidade como se fosse o comentário de um episódio só. Só não podia deixar passar em branco essa joia da indústria japonesa! Não vou colocar prazos, mínimos ou máximos, e apenas dizer que: são nos piores momentos que um advogado tem que mostrar seu melhor sorriso!

IGIARI!

Episódio 1: Errr…

Gyakuten%20Saiban%20-%20OP%20-%20Large%2004Podemos pular completamente essa opening, por favor? Eu nunca pedi nada pra vocês. Eu comentei SAO semanalmente, só me deem essa folga, por favor.

Não? Okay…

Então, falando da opening do anime. A única pergunta que posso me fazer é: “Como eles conseguiram fazer dar tão errado?

Ace Attorney é uma franquia de jogos marcante em todos os sentidos. Cada design de personagem é único, a OST é absolutamente fenomenal, a história é incrível e o jogo chega até a ter memes internos. Tinha tudo para fazer aquela opening arrasadora que ia ter muita gente spammando no meu facebook, fazendo montagens com o Faustão, Galinha Pintadinha, Peppa Pig, Carreta Furacão e tantos outros. Era muito simples: colocava a música do Steel Samurai, pra começar. Podia ter a Aoi Yuuki cantando, já que ela tá fazendo a Maya. Podia fazer até algo meio disfarçado de Japão feudal, representando a luta do Phoenix vs Edgeworth, igual tentaram, tentaram fazer nessa opening. Tratava o processo judicial e os tribunais como o campo de batalha que é. Simples. Eficaz. Única.

Mas, a vida cobra. E ela cobra muito. Não sei se foi falta de orçamento, não sei se a equipe de animação já estava atarefada com outros projetos, sinceramente não me ligo muito nesses detalhes de produção – nós não somos esse tipo de blog, graças a Madoka! Seja qual foi o motivo, o produto entregue não tem desculpas. É uma opening horrível, clichê, com uma animação medíocre. Tem todos os clichês possíveis, e nós estamos falando de um anime sobre um advogado de terno azul que tem como assistente uma medium (em treinamento). Não tem NADA de clichê aí, se Ace Attorney pudesse ser descrito com uma palavra seria “único“, porque não existe NADA igual em nenhum canto do planeta. Infelizmente, para os que estiverem chegando de primeira viagem ao anime, vão achar que é mais do mesmo, porque o cartão de entrada é essa opening horrenda que não traz nada de novo e interessante.

Gente correndo em um campo florido? Check.
Momentos de contemplação do personagem principal? Check.
Embate de poderes com o rival? Check.

A lista é longa e você pode ver por si mesmo. Sinto-me triste em dizer isso, mas eu pulo a opening o mais rápido possível a cada episódio porque me deixa muito triste ver algo tão mal feito. Porém, como nós vamos ver, graças a Madoka, Nadeko e Haruhi, o anime não tem nada a ver com essa opening clichê.

Gyakuten%20Saiban%20-%2001%20-%20Large%2004Gostei bastante como o anime seguiu o padrão do jogo de apresentação do tribunal, está realmente muito fiel ao jogo. A posição dos personagens, a disposição do… Palanque? Não sei, esse negócio onde as testemunhas ficam, e até o pessoal que tá assistindo: tá tudo exatamente como é no jogo, só que, óbvio, aprimorado. Outro detalhe que também gostei foi manterem as caixas de diálogo com data e local, realmente parece que eles estavam tentando puxar ao máximo os fãs da franquia. Afinal, esse anime de Ace Attorney está se saindo bem em ambos os campos: tem feito um bom trabalho em chamar novos telespectadores assim como capturar os antigos, sendo fiel aos jogos.

Gyakuten%20Saiban%20-%2001%20-%20Large%2001 Gyakuten%20Saiban%20-%2001%20-%20Large%2009A apresentação do caso, aquela intro a qual os fãs de longa data e até as reações dos personagens sendo caricatas exatamente igual aos seus sprites, tudo isso faz com que você esteja assistindo um gameplay de Ace Attorney dublado por gente muito talentosa e, claro, com uma melhora grande na animação! Infelizmente, a dita cuja não tá lá essas coisas, mas era o esperado – desde o trailer a gente já tinha visto que a animação estava mediana e nada mais que isso. Não é nada horrível igual, caham, SAO, mas não é nada que faça você se jogar no chão e ficar babando (igual as animações da Trigger e da SHAFT, quando tem tempo pra fazer).

E voltando ao tópico de ser muito ~fiel~ ao jogo, esse foi ao mesmo tempo um ponto bom e ruim: assim como foi legal não ver sua obra favorita deturpada e jogada no lixo como muita adaptação por aí (alô, SMT?), também não teve muito daquele TCHAM. Que Tcham? Aquele Tcham, gente, a mistura do Brasil com o Egito-

Não não, falando sério agora: faltou um diferencial pra parecer que o anime pode MAIS do que os jogos, que ele vai aproveitar os recursos que os jogos não tem (voz, movimento, AOI YUUKI) e fazer se destacar. Até a trilha sonora, que é um dos pontos fortíssimos do jogo como mencionei acima, não foi bem aproveitada. Sim, teve uso, mas podia ter sido mais marcante, mais impactante. Só pelo primeiro episódio foi uma estreia bem mais ou menos, como se tivesse faltando algo…

Que algo? Bom, é óbvio…

Episódio 2: MAYAAAAAAAAAAAAAAAAAAA-

[HorribleSubs] Ace Attorney - 02 [720p].mkv_snapshot_00.36_[2016.04.22_09.30.39] [HorribleSubs] Ace Attorney - 02 [720p].mkv_snapshot_01.27_[2016.04.22_09.31.03] Como disse um dos meus melhores amigos do twitter, @AzumaGuilherme, após esse episódio: Aocchan delivers.

Pra quem não entendeu, a Maya Fey está sendo dublada por ninguém mais e ninguém menos do que Aoi Yuuki, apelidada pelos fãs de Aocchan. Você deve ter reconhecido a voz única dela com uma mistura de infantil e ternura – ela começou seu estrelato dublando apenas a deusa atual da otakusfera: Kaname Madoka. Apesar de que, pra mim, esse não é o papel que caracteriza ela 100% como uma das minhas dubladoras favoritas. Ela também faz a protagonista daquele anime que eu encho o saco de vocês e de todo mundo, Symphogear. Sim, ela é a voz da Tachibana Hibiki! Podem imaginar já a minha reação quando soube quem dublaria minha personagem favorita de Ace Attorney (empatada com a Ema Skye, claro.).

Portanto, se o anime de Ace Attorney foi mediano no primeiro episódio, posso dizer com convicção que ele me convenceu nesse segundo episódio de que vai ser bom. Não apenas pela Aoi Yuuki (apesar de que pessoalmente ela é uma das melhores coisas desse anime), mas porque ele tratou com o carinho certo esse caso tão especial pra qualquer um jogando Ace Attorney pela primeira vez: Turnabout Sisters. A adaptação continua da maneira mais fiel possível, como vocês podem ver pelo shot de câmera na Mia Fey morta: precisamente igual ao do jogo.

[HorribleSubs] Ace Attorney - 02 [720p].mkv_snapshot_04.45_[2016.04.22_09.31.28]Porém, além disso, o anime trouxe algumas novidades interessantes como aquela espécie de “teaser” do Edgeworth, quando o Phoenix lê sobre ele no jornal. No jogo a gente não tem muito a respeito porque, enfim, limitações, mas a maneira como ele foi apresentado no anime trouxe esse clima de rivalidade, especialmente pelo fato de que o artigo sobre a vitória do promotor é dezenas de vezes maior do que o artigo sobre o advogado de defesa novato que ganhou seu primeiro caso.

[HorribleSubs] Ace Attorney - 02 [720p].mkv_snapshot_03.49_[2016.04.22_09.31.18]Além de que, claro, meu único ovário saltou de emoção ao ouvir a voz do Edgeworth.

Eu tava tão empolgada com a Aoi Yuuki que acabei por não me ligar aos outros dubladores, então não sabia bem o que esperar do Edgey Poo. A voz dele ficou perfeita, em todos o sentidos. Deu a impressão de que ele é mais velho do que o Phoenix, apesar de ambos serem da mesma idade, mas denotando a maior experiência que ele tem na corte. Sem falar do charme, sim, o charme. Ele tá charmoso DEMAIS, mal posso esperar pra ver a Oldbag e ele interagindo no próximo caso.

[HorribleSubs] Ace Attorney - 02 [720p].mkv_snapshot_05.25_[2016.04.22_09.31.41]Gumshoe foi outro que ficou dentro das expectativas, e mesmo que ele fale em japonês “osu!” no lugar de “pal!”, parece que tem o mesmo efeito, porque na minha mente eu tô entendendo cada osu como um pal. … É estranho se você for ler isso em voz alta, porque a pronúncia das palavras parece simplesmente não ajudar muito. Continuando…

Então, esse episódio foi praticamente pra apresentar os que vão protagonizar o caso Turnabout Sisters, incluindo o Marvin Grossberg. Infelizmente não ouvi muito da OST dele que, particularmente é uma das minhas favoritas – Age of Regret. Recomendo pesquisarem no youtube, inclusive as versões jazz/orchestra. A ênfase que deram no quadro foi muito bacana também, já que é um dos pedaços principais pra entender a história entre o Grossberg e o White. Aliás, quem me segue no twitter já me viu spammando Redd, White, Blue, mas é porque essa frase é AWESOME. É bem no prólogo desse caso, infelizmente não teve no anime, mas tu fica meio “WTF cores, Mia? Tu tá morrendo e falando de CORES?” aí aparece REDD WHITE da BLUECORP e você fica “MEU DEUS EU SOU IDIOTA, OBRIGADA MIA”. REDD, WHITE, BLUE!

[HorribleSubs] Ace Attorney - 02 [720p].mkv_snapshot_09.55_[2016.04.22_09.32.30]Pra finalizar esse segundo episódio, duas observações. Primeiro, o fato do flashback do Phoenix estar sendo tratado muito cedo. Comentei isso com outro grande amigo meu do twitter e igualmente fã de Ace Attorney, @nachozcaoticus (nós dois somos as únicas duas pessoas no Brasil todo a ter luvas de espuma oficiais de Ace Attorney, enviadas pela Capcom), que ele estava reclamando porque a gente só tem esse flashback do Phoenix mais lá pra frente e eles tão mostrando isso desde o primeiro episódio. Acho que pra maneira como um anime funciona, é mais interessante eles trazerem isso pro começo, porque cria-se um mistério a respeito das origens do personagem. Isso faz com que as pessoas que gostaram do protagonista e que se interessaram por ele, acabem assistindo o anime pra saber o que acontece. Claro, considerando que essas pessoas tem auto controle o suficiente pra não ir no google e pesquisar “passado do phoenix wright por que ele chora e chamam ele de ladrão pornô da mia fey” e etc.

A segunda observação é mais um fato mesmo: Rise from the Ashes confirmado, vai ter Ema Skye e vai ter EMA SKYE PRA CARALHO. Por que? Porque eles já mostraram o escritório do Edgeworth com um ENFOQUE GIGANTESCO NO ESCUDO/PRÊMIO DE KING OF PROSECUTORS, APENAS, APENAS UMA DAS EVIDÊNCIAS FUNDAMENTAIS DE RISE FROM THE ASHES SEUS TROUXA

[HorribleSubs] Ace Attorney - 02 [720p].mkv_snapshot_11.17_[2016.04.22_09.32.52]

apesar de que a imagem que eu escolhi tem ele no cantinho né

Apenas QUE LINDO esse escritório, que LINDO. Tá IMPECAVALMENTE IGUALZINHO o de Rise, até com o xadrez ali no canto! A escada, e a roupa que ele usou no primeiro caso dele, contra Mia Fey. Ah. Ah. Pera aí que vou rejogar a trilogia original rapidinho-

Episódio 3: um pouco menos de MAYAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

[HorribleSubs] Ace Attorney - 03 [720p].mkv_snapshot_02.08_[2016.04.22_09.34.06]A gente tem que aproveitar todo pedaço de Maya que tem pela frente, né?

Seguindo, finalmente, para o primeiro embate entre Phoenix Wright e Miles Edgeworth! (aliás, sou neutra quanto ao uso dos nomes da versão americana na legenda, acho bacana pra apresentar pros que não conhecem o jogo, mas também curto os nomes em japonês).

Essa parte do julgamento foi um pouco melhor trabalhada do que o do primeiro caso, mas faz sentido considerando que até no jogo o primeiro caso meio que é “jogado na nossa cara”. É legal assistir depois que você jogou tantas vezes, porque mesmo sabendo o que vai acontecer, a reação dos personagens com os twist que tem fazem você se empolgar do mesmo jeito. Imagino como deve ser alguém que nunca jogou assistindo. Por favor, se você está conhecendo a franquia pela primeira vez, comente como foi sua experiência lá embaixo, tô muito curiosa! Só conheço gente fã de carteirinha platinum igual eu, então estamos mais analisando do que outra coisa, hehehe.

[HorribleSubs] Ace Attorney - 03 [720p].mkv_snapshot_06.23_[2016.04.22_09.34.26]OPA MAS O QUE TÁ ACONTECENDO AQUI-

Ah, April May! Uma coisa do segundo episódio que senti falta foi do Phoenix achando o corpo da May e simplesmente ouvir uma doida gritando, chamando a polícia. Isso fazia você pensar “puta merda, tem uma testemunha que acha que fui eu” e te dava uma apreensão esperando ela ser chamada no julgamento. O máximo que tivemos foi a perna dela saindo do banho (???), mas tudo bem.

Achei o testemunho dela um pouco curto, podiam ter expandido mais. Ela se focando muito nas roupas da Maya quando diz ter visto ela, a parte essencial de mencionar pra qual lado a Mia fugiu, etc. Não foi ruim, só achei que faltou um pouco mais.

[HorribleSubs] Ace Attorney - 03 [720p].mkv_snapshot_12.11_[2016.04.22_09.35.00]Ah sim, e os breakdown das testemunhas tão muito bons! Acho que é uma das partes mais LOKAS de Ace Attorney, chega uma pessoa toda recatada ou bonitinha e tímida, mas com ~evidências~ e muito dedo na cara dela, de repente a pessoa tá gritando e chicoteando, jogando café e fazendo piada e levando raios na cabeça e voando a peruca e caindo no chão e desmanchando o cabelo e se enforcando com o cachecol levando um tiro no peito deixando cair comida- ou simplesmente chorando cachoeiras. (parabéns se você identificou os personagens aí mencionados, he.).

Ainda no tópico da Peituda May, faltou algumas conversas F U N D A M E N T A I S entre ela e o Phoenix. Tá vendo como eu espacei as letras? Isso é demorado de fazer e ocupa tempo, mas é só pra demonstra o quão necessárias são essas conversas. São coisas que vão relacionar ela com o Redd e… Enfim. TAMBÉM tá faltando a foto da Misty Fey, sinceramente não sei como eles vão tratar o resto do caso daqui pra frente. Ao mesmo tempo que tão adicionando coisas legais, tão cortando certas coisas que acho muito importantes pra entender o caso e entender a briga do Redd com a Mia. Porém, eles podem estar esperando para colocar agora nesse 4o episódio, por isso digo que até aqui a adaptação está fiel. Um pouco apreensiva sobre como vão amarrar, porque realmente se não trouxerem o DL-6 a tona, vão cavar a própria cova.

[HorribleSubs] Ace Attorney - 03 [720p].mkv_snapshot_17.01_[2016.04.22_09.35.18]WATSU YOURU NAMAE?

Nunca vi JoJo, mas o Redd White parece que saiu direto de lá. Ele é um dos vilões mais poderosos, pena que seu reinado foi tão curto depois que encontrou o advogado de cabelo espetado, podiam e deveriam ter aproveitado ele muito mais, quem sabe até fazer uma ligação com o von Karma. É meio broxante o quanto de poder ele tem pro quão rápido ele cai e de maneira tão… Simples. Bom, o engrish dele é de doer, mas faz parte. Ah, e viram aquele quadro lá atrás no escritório dele, né? Pois é. MISTÉRIOS.

[HorribleSubs] Ace Attorney - 03 [720p].mkv_snapshot_21.41_[2016.04.22_09.35.53]Logo que joguei pela primeira vez achei tão confuso essa parte, não tinha entendido direito que o Phoenix tinha sido preso e a Maya solta. Aquele tipo de detalhe absurdo que você só nota na segunda vez jogando/assistindo. Mas não se preocupem, a Maya ainda vai ser presa muitas, e muitas, e muitas vezes. É por isso que a gente não fala só “Maya“, tem que falar “MAYAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!“, porque coitado do Phoenix viu? Acho que só de defender a Maya ele já pagou muitos meses de aluguel.

O crime não compensa, e ser um advogado de defesa menos ainda.

Até, eu espero, semana que vem e KEEP ON OBJECTIONIZING!

Advertisements

3 thoughts on “Comentários Gyakutanais [1-3] – Então, e o anime de Ace Attorney?

  1. Então, já conhecia a fama nos jogos mas nunca os experimentei.
    A animação me desagradou um pouco (não sou desses mas tem coisa q realmente incomoda, principalmente quando vc ta vendo animes com animações bacanas como Boku no Hero Academia e Joker Game, mas enfim) e a estória em si… ta td meio simplista pra mim ainda, ouvi falar q melhora muito, e essa é a minha esperança.
    Tipo, todo mundo parece ser meio burro, algumas coisas ali são meio óbvios (pelo menos até agora).
    E no final do epi 3, o cara simplesmente fala q o Naruhodo (me perdi com vossa senhoria usando os nomes ocidentais hahaha) e o culpado e ele é preso? Sem apresentar prova nenhuma? Q isso moço, pelo menos aqui no Brasil isso é ilegal o.O
    E sério q eles já bão derrotar o cara q tem fortes ligações com políticos, mídia, imprensa logo de cara assim? Meio abrupto isso, não?

    Enfim, na espera q o anime melhore.

  2. “Nunca vi JoJo, mas” AINDA. DÁ. TEMPO.

    Aquele post para quem viu os episódios que enriquece e acrescenta, keep up the good job! – e se possível, enriqueça ainda mais essa perspectiva que tu, fã e conhecedora profunda da série, pode passar a nós leitores.

    E Sword Art Online apesar dos pesares é bem animado, pow. =X

  3. Assisto comminha liva de espuma exclusiv-

    Ca-ham.

    Achei bem resumido o caso dois, o que pode ser bom e também ruim. Tem que ver como vai ser o final. Estou okay com adicionarem evidência, mas cortar partes do jogo/evidências vai me deixar puto. Quanto a parte de ir pra esquerda e depois direita, isso só aparece depois, quando você questiona de onde o White poderia possivelmente estar olhando a cena.

    Quanto ao fato do White cair rapidamente, atribuo isso a um “feliz acaso”. A Mia pavimentou ela mesma com anos e anos de investigação, e apesar de ter sido morta, foi recompensada pelo “destino” com um julgamento onde seu discípulo pôde fazer justiça contra um promotor honesto (um pouco perdido no seu caminho, mas honesto) e um juiz paspalhão que não tinha podres pro white sacanear. Então na verdade o que a gente joga é só o final de uma batalha de anos da Mia. É basicamente apenas terminar os últimos 10% depois de ela já ter feito 90%.

Dê sua opinião!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s