12 Dias de OtomeGatari #08 – Sinceridade

12 dias de OtomeGatari 2!

8man. Batman. Ele tem muitos nomes.

Sabe quando aquela identificação sincera acontece com um personagem? Então. O problema é quando essa “identificação” não é no melhor sentido da coisa, fiz até um post ilustrando melhor isso; então como recomendação sincera de hoje eu indico e pretendo falar sobre Oregairu (Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru)! Gosto muito da série porque ela tem um aspecto semelhante a Monogatari, digo, ambas as séries não abordam os seus conflitos diretamente, sempre tem alguma sutileza antes de chegar no ponto de confronto, mas Oregairu é infinitamente mais sutil nisso.

Elefante Branco

zoku5_01

A expressão que eu uso é a seguinte: “Oregairu é sobre todos estarem juntos, na mesma sala, com um enorme elefante branco no meio dela.”. Tem sempre algo em torno desses personagens, o Hachiman encarando qualquer um com indiferença, a Yuigahama forçando sorrisos e a Yukino só sendo frígida. Eles se unem, um grupo improvável, para resolverem problemas escolares, mas o 8man que tem certas tendências “autodestrutivas” resolve os problemas que possam aparecer da pior forma possível.

O problema é resolvido? Sim. Ele mesmo se usa como arma, faz que com que os vitupérios sejam dirigidos a ele e resolve as pendências necessárias. Isso não é altruísmo, é só automutilação emocional. E esse trio improvável desenvolve um laço que nem é reconhecido por eles mesmos como “amizade”, é só uma coisa que surgiu da improvável união dessas pessoas; conforme a história progride ainda mais coisas são reveladas e a situação se torna ainda mais complicada.

Como preservar essa “coisa” entre eles se o sentimento principal… não é esse? Algo diferente de ódio ou raiva, mas tão forte quanto. A série é sempre assim, seguindo sem mencionar o que realmente acontece, os próprios personagens tentam lidar com o que acontece sem mencionar o assunto, é muito doloroso. Alguns episódios são puramente simbólicos, por exemplo, em determinado episódio a Yui se vira para o Hachiman e diz, encarando ele: “Eu amo o nosso clube”; claro que pode ser verdade, mas se olharmos a cena com atenção, tem outra interpretação.

Por isso acho que a série se assemelha muito a Monogatari em certo sentido, você precisa estar sempre atento ao que eles dizem e, principalmente, ao que não dizem. O ápice disso tudo é o Hachiman confessando a suas amigas que deseja um laço verdadeiro com elas, que não quer fingir alguma coisa, ele não quer entender, porque isso seria arrogância, mas pelo menos poder confiar plenamente nelas. É uma cena muito bonita, e é por esse motivo que também acho uma série muito excepcional.

"Deixe-me mostrar a você como realmente se muda o mundo."

“Deixe-me mostrar a você como realmente se muda o mundo.”

Advertisements

One thought on “12 Dias de OtomeGatari #08 – Sinceridade

  1. Essa segunda temporada de oregairu foi incrivel mesmo, principalmente para quem acompanhou semanalmente, pois era possivel debater com os outros sobre o que aconteceu e o que não aconteceu em cada episodio. (foi incrivel tambem o numero de pessoas que não estavam entendendo nada que estava acontecendo)
    Na expectativa para ver como vai acabar!!!
    Yui best girl!

Dê sua opinião!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s