Comentários Ougimanais #08 – Eu vim ver o macaco!

Comentários OugimanaisEu acredito no baralho do meu avô.

Yaho!

Começando esse comentário com muitas referências. Essa do baralho e do macaco são de um vídeo no Youtube, um Youtubepoop de Yu-gi-oh. Recomendo muito verem.

Voltando a falar de Monogatari, que episódio foi esse hein? Vão perceber muitas coisas legais ao longo dos comentários e soltar muitos “aaaaaaaaaaaaah” também. Peço que leiam o post até o fim pois temos um aviso importante para vocês leitores dos Ougimanais.

Vamos nessa!

Owarimonogatari - 08 - Large 01

Marcela: Era uma vez uma historinha sobre monstros e fantasmas. Essa historinha foi sendo montada aos poucos, devagar, quase ninguém percebendo as pequeninas peças que eram encaixadas suavemente em lugares desenhados perfeitamente para elas. Tão pequenas, que as pessoas achavam que cada peça era separada, que não se ligava. Um belo dia, foi anunciada a Final Season de Monogatari e todas as pecinhas que foram montadas na Second Season mostraram fazer parte de algo muito, muito maior, e finalmente as pessoas puderam ver elas conectadas. Ou. Não. Senhoras e senhores, bem vindos a mais um Ougimanal.

Raigho: Bem-vindos a este inferno chamado “eu entrei em crise na primeira vez que vi o episódio da semana/era assim que eu me sentia em Bake?”. Eu não sentia essa ANGÚSTIA deliciosa que é querer entender as coisas de forma coesa em Monogatari há um bom tempo. É revigorante. E eu fiquei um pouco na bad em ver o cursinho queimado daquela forma, não é a toa que o Araragi ficou ali só… encarando, com a Kanbaru desmaiada ao lado dele. E o episódio já começa com a Yotsugi mencionando a Hachikuji (que Madoka a tenha, amém), nesse momento eu já sabia que o episódio ia ser foda.

Marcela: Que Madoka a tenha nada, vai que a Homura se apaixona também e rola treta? Afinal, são muitas DEIDADES COF COF COF. Ah, Marcela, sua engraçadinha… Bom, deixando o fato de que me referi a mim mesma na terceira pessoa, que começo conturbado! Tudo numa mesma cena, num mesmo local, mas tantas informações sendo absorvidas. Como um leitor nosso disse nos comentários do episódio passado, é muito lindo ver todos os arcos se conectando agora. Estamos finalmente vendo o produto da Second Season! Pensem assim: a Second Season equivalia a um bolo no forno. A Final Season é esse bolo… E que bolo amargo. A música de fundo após a opening, algo clássico de Bake quando as “verdades” sobre o determinado kaii são postas na mesa.

Owarimonogatari - 08 - Large 05

Raigho: Uma versão “nova” eu diria da boa e velha “Ika, Kaisou“. Esse começo de episódio é bem o que eu diria (e você também) de o círculo se fechando. A volta que começou na First Season e pegou desvios na Second Season começa a se fechar, pelo menos em um plano “maior” de eventos. A Yotsugi tava bem densa eu diria, talvez para os parâmetros normais dela. Esse começo de episodio mesmo pode ser uma referência a Tsukimonogatari, onde tecnicamente, o Araragi retribui esse favor. O Araragi bem “mexido” com essa história toda. Essa parte começa com o que eu apelidei carinhosamente de “Plano Mestre de Gaen Izuko“. Grandioso. Grandiloquente.

Marcela: E bem idiota, se posso ser sincera, mas vamos explicar só mais lá na frente. Nada contra a Gaen, ela só xingou a Hanekawa, então… Yep, você está na minha listinha junto com a Ougi. ENFIM. Você achou ela bem densa? Mesmo com o Araragi não contando a respeito das palavras de despedida da armadura, senti que… Ela poderia estar desconfiando de algo, sabendo de algo. A Yotsugi é uma personagem simples e ao mesmo tempo difícil de decifrar. A falta de expressão no rosto dela contribui pra isso. E, voltando a Gaen… A ideia de quebrar uma promessa feita à ela. O Araragi não devia estar pensando direito MESMO.

Raigho: A Yotsugi deu um tapa (chute pra ser preciso) pro Araragi acordar. Cena muito boa, você percebe que os fetiches estão se tornando específicos. Foi um conselho de amiga, digo, “garoto, se toca, você esqueceu o princípio BÁSICO dos Kaiis”. Você vê, você toca, acabou. Você foi amaldioçado/ligado a aquele monstro. “Não pense que pode voltar no tempo”. Ela a todo instante menciona os eventos de Kabukimonogatari e Oni nas palavras dela.”Você não tem a coragem. Você acha que pode refazer tudo.”Araragi sendo esperançoso. Ou idiota só.

Owarimonogatari - 08 - Large 10

Marcela: Essas constantes referências a Kabukimonogatari só reforçam a ideia de conexão entre os arcos. Foi algo que está ali na esquina, juntamente com Onimonogatari. O Nisio está fazendo questão de deixar claro que “amiga, TÁ TUDO LIGADO”. E, mesmo a Gaen sendo o tipo de pessoa que é, ela ainda é… Bom, ela sabe tudo. Então não tem lugar mais seguro pra sobrinha estar do que com ela… Apesar que, lembrando das frases da mãe da Kanbaru, acredito que eu esteja sendo tão esperançosa quanto o Araragi em achar isso. Interessante também ver o Araragi mencionar que não gostaria nem um pouco de estar envolvido com esse kaii. Ele não quer salvar o mundo, ser herói, essas coisas que chegam e forçam ele a isso.

Raigho: Não sei quem (provavelmente é em Zokuowari) diz que as mulheres da família Gaen são “divinas” ou “especiais”. Elas tem um sexto sentido mais forte ou são verdadeiras aberrações (e eu tô falando de uma série que lida com um tigre que fica queimando tudo). Isso pode ser retomado melhor lá pela metade do episódio, quando a Gaen diz “bom minha sobrinha está contigo, faça bom uso” e a Kanbaru em um momento resolve a situação. Só pegando o exemplo mais prático. O Araragi está todo abalado, é a Gaen em cima dele, surge esse outro aí de não sei onde, é complicado a vida de protagonista.

Marcela: Na verdade Raigho, não diria que a vida de protagonista é complicada. Ela só é complicada quando a pessoa NÃO quer ser o protagonista. Não estou falando de um caso Ikari Shinji, onde o moleque simplesmente foge das responsabilidades. O Araragi não faz questão de ser esse herói, nunca fez, porém continua a ser! Em Kuro, se vocês forçarem a memória, em um diálogo com a Hanekawa já no final do arco ela pergunta “Você não vai ser meu herói?”, e ele responde “Não posso ser um herói, a única coisa que posso ser é um vampiro“. E isso já faz um tempo, mas o Araragi continua sendo pressionado a resolver coisas, tomar atitudes, ajudar pessoas a se salvarem… Ora, não culpo ele de demorar a tomar iniciativa nesse momento com a Yotsugi pressionando ele. O cara não tem descanso. Se fosse apenas com ele, acho que deixaria ser morto/não se importaria, mas tá sempre envolvendo pessoas que importam… Nesse caso, Kanbaru Suruga.

Owarimonogatari - 08 - Large 18

Raigho: O Araragi é um cara carinhoso, ele ajuda muito as amigas dele, sem maldade. E quando ele tá conversando com a Kanbaru ocorre um flashback de bake. A Macchan tinha mencionado que a série está começando a voltar pro começo, é um flashback aqui, a Gaen faz uma piada ali, mas tem algo mesmo de “cíclico”, de retorno as origens. Gostei bastante da conversa entre eles, a piada do MESHIAGARE foi ótima. E de novo aquele parque, onde o Araragi foi parar nos dias da mãe. No “Parque Hachikuji.”

Marcela: Repito e reforço: as interações Araragi x Kanbaru são as mais engraçadas. A Kanbaru é o mais próximo que nós temos de uma segunda participação masculina (ao mesmo tempo que é feminina, essa menina é uma aberração divina mesmo). A maneira como ela explica as coisas/dá um sentido antilógico a elas é maravilhoso. Tudo ao redor dela é estranhamente exagerado e excêntrico. Realmente, agora que você mencionou isso da família Gaen deu pra ver a Kanbaru com novos olhos. Gostaria que os meus parassem de ir pros peitos dela. ENFIM. Que parque. QUE MEMÓRIAS. Ele aparece em tantos arcos que é quase um meme de Monogatari.

Raigho: Sim! É um cenário recorrente. A Gaen brincando no celular “Cobra? Macaco? Caracol? Gato? Caranguejo?” < e ela RINDO no telefone. A voz dela é risonha, mas só me dá arrepios. E como mencionei, a Kanbaru resolve. Chegamos ao bendito parque (só nesse rolê foram 4 horas perdidas) e quem aparece? Finalmente a mocinha com o nome no arco reaparece! A Kanbaru surtando com a presença da Shinobu. E a Vampira toda enigmática, falando de “macaco” e com “arranhões”, uma “gata” que ajudou… acho que precisamos parar aqui um minuto.

Todo mudo no geral tá achando confuso esse episódio, inicialmente também achei confuso, reassisti e me localizei. Vou começar puxando com o fio de Oni e conectando algumas coisas: A Gaen Izuko “ocasionalmente” estava naquela casa lá pela montanha-não-sei-onde, oferece ajuda no caso da Hachikuji e obriga o Araragi a realizar 3 desejos dela. O foco aqui é a forma como a ordem é dada: “quero conhecer minha sobrinha e preciso do braço dela para ajudar com algo que envolve a Yotsugi”. Shinobu Mail é depois disso. Pelo o que a Yotsugi diz, ela estava “atrás de algo” que “não era a armadura quando ela estava o seguindo”. Ou seja, cortando as pontas, a Yotsugi estava atrás dessa “Armadura”. E a Kanbaru era uma peça-chave nisso, a Gaen deliberadamente prendeu o Araragi a ela com “3 desejos” e precisou usar a sobrinha contra esse monstro. Por algum motivo. Isso é mais um raciocínio que canônico a partir daqui. Avançando, nas 4 horas que o Araragi ficou preso no “labirinto”, nós tivemos (provavelmente) aquela cena da Black Hanekawa chegando ao cursinho com a Shinobu nas costas. O local estava mais “silencioso”, deve ter sido algum tempo depois. Elas ficaram vagando, foram parar no parque, a Yotsugi surge e explica a situação. Nisso elas combatem esse “novo” macaco (?) que esperamos saber informar melhor no próximo episódio ou quando pudermos.

*Huff*

Owarimonogatari - 08 - Large 33

Marcela: Peço a todos os leitores que comentem lá embaixo “Obrigado, Raigho-senpai“. Olha o que esse lobo faz por vocês: liga tudo pra poder explicar bonitinho e todo mundo assistir Monogatari entendendo. Você é um amor mesmo, lobinho.

Raigho: Bem, o episódio acaba com esse troço voltando, reza a lenda que uma das melhores cenas do arco vem agora.

Marcela: AH, preciso comentar algo que esqueci de falar no começo. Você chegou a reparar nas tonalidades usadas até agora em Shinobu Mail, Raigho? Como eles estão abusando do uso de cinza, de maneira a reduzir o impacto de cores ao longo do arco. As cores são algo “raro” até agora.

Raigho: A Yotsugi, quando tira a meia, fica tudo azul ao fundo. Mas até aqui está bem escuro mesmo, no geral.

Marcela: Você tem alguma ideia sobre isso? Sei lá, não pode ser só porque esta de noite. Parece algo mais intencional, algo mais… Morto.

Owarimonogatari - 08 - Large 30

Raigho: Creio que boa parte do evento seja por estar de noite. Imagino que seja. Ou também tem esse outro viés, algo mais soturno, algo do passado.

Marcela: Parece que até agora as coisas estão bem mais mortas, bem mais insossas, como se tivesse crescendo pra uma culminação de cores. Talvez seja já no próximo episódio, essa cena que você disse. Desculpem se pareceu algo meio fora do lugar esse comentário, mas tava me incomodando desde que começou, quando percebi a diferença na cor dos olhos da Kanbaru normal pra cor dos olhos dela agora, nesse escuro. Quer encerrar, mein… Er… Lobo?

Raigho: Mein Wolf, mädchen. Enfim, espero que vocês tenham tido a paciência (mais uma semana) de ler tudo isso, por favor, comentem se ainda tiverem dúvidas que nós tentaremos ajudar. Foi mesmo um episódio complicado.

Marcela: Ah, e mais uma coisa: por favor, evitem spoilers nos comentários! Nós evitamos aqui quando comentamos o episódio e gostaríamos de manter assim também nas discussões lá embaixo pras pessoas que não sabem ainda tirarem o máximo de proveito das teorias e etc. Só que a Arya fica cega e tal. Enfim, é isso! Despedida em alemão~

Raigho: Tschüss!

Owarimonogatari - 08 - Large 35

Advertisements

14 thoughts on “Comentários Ougimanais #08 – Eu vim ver o macaco!

  1. Meu deus eu ri demais quando a Yotsugi pisou no Araragi, e aquela pegada no rosto dele durante todo o episódio… sempre o shaft pra fazer a gente rir nesse arcos tensos.

    Eu fiquei me perguntando porque diabos a armadura tá com todos aqueles kaiis inclusive alguns que não deviam mais estar por aí. Então eu lembrei enquanto lia que se o Nissio quer mesmo conectar com oni e kabuki talvez o servo da kiss-shot ainda tenha a yumewatari (a espada que supostamente ressuscita kaiis), o que seria bem legal ao invés de apelar ainda mais esse energy drain. Além disso eu lembrei que o Episode (neko-shiro) também foi chamado, não? Nesse temos um exorcismo de vampiro a caminho também… enfim ansioso pra ver no que tudo isso vai dar.

    • Hallo, Ian!
      A fantástica cena da pisada na cara, como disse, fetiches específicos. Uma coisa que posso confirmar é que a Yumewatari tá na mão de um outro cara. Alguns detalhes menores desse arco preciso confirmar ao longo dos episódios. Sim, o Episode… daqui um tempo ele vai aparecer.

  2. Episódio interessante. Estou ansioso para saber o que é aquele “macaco-caranguejo”. Também queria saber como foi o encontro da Shinobu e a gata (provavelmente a Hanekawa) com o macaco antes do Araragi chegar. Será que vai mostrar!? *-*

    • Creio que não, Mauricio. Provavelmente é um daqueles eventos que fica só na imaginação e sendo mencionado por cima através de certos personagens. O timing de mostrar a luta teria de ser nesse episódio, mas claro que posso estar enganado.

  3. Por alguma razão, tive a mesma reação da Kanbaru ao ver a Shinobu-chan… deve ser saudade dela que não aparecia faz um tempão.
    Pergunta: Porque a armadura disse que a katana estava emprestada? A da Shinobu não era uma réplica?

    • Então, Vegeta, entrar nos detalhes é um pouco spoiler demais, mas algumas “incongruências” desse tipo vão ser abordadas nos próximos episódios.

  4. Aaaaahhh “Obrigado, Raigho-senpai“. 😀 Preciso arranjar tempo para rever a second season.
    De fato, desde o ultimo epi uma coloração mais acinzentada nos epis como um td, agora… qual o motivo para isso?…

    Só eu q me senti estranhamente atraído em ter o rosto pisado pela Yotsugi?

    • “A cada 10 Araragis 10 se orgulham dessa experiência.” Se a Macchan não tivesse falado das cores particularmente não teria percebido. Vou tentar me ater nisso encontrar algum detalhe ou ideia na coloração.

  5. Deve ser horrível ter um arco seu sempre usado para desenvolver outro personagem. Shinobu, a bichina, coitada.
    Ah, Marcela, estou traduzindo Ougi Formula, como disse que faria faz certo tempo (caminhando lentamente). Quando estiver completo, entro em contato (tenho três até agora).

Dê sua opinião!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s