Comentários Ougimanais #04 – A gata, a escuridão e o vampiro idiota

Comentarios ougimanais

E pra quem reclamava da Hanekawa como personagem… Só lamento, porque ela aparece muito.

Yaho!

Eu sei, eu sei. Desculpem a demora. Essa semana eu fiquei com gripe de anime de ter febre e tudo, rolaram imprevistos e o Ougimanal atrasou a beça. Porém, a partir desta semana será estabelecido que os comentários serão postados impreti- impretiv- impreterivelmente na terça-feira! Então aguardem ansiosos. Prontos pra mais uma dose de Ougimanal?

Owarimonogatari - 04 - Large 02

Raigho: Passamos por tanta matemática que, francamente, me sinto feliz por estarmos na área de humanas novamente. “Sodachi Perdida” cai na “matéria das palavras”, agora não é mais lógica, contas ou divisões, apenas boas e afiadas palavras.  Existe muito meta nesse começo de episódio, é literalmente a Ougi grifando a LN de Owari-1, ou seja, todo esse monólogo do Araragi (exceto pelo nome dela) é grifado. Voltamos numa questão curiosa: “Só se pode definir Oshino Ougi como Oshino Ougi”. A escuridão pela escuridão. Ela é apenas ela.

Marcela: Grifado não exatamente, tá mais pra “escurecido”, ao ponto de não poder ser visível. Melhor parte desse monólogo foi quando ele diz pra descrever Araragi Koyomi em 20 palavras ou menos, mas tendo que usar “Oshino Ougi”. Esse foi um puta foreshadow pro maior spoiler de Owari-3… Que não vamos falar aqui, claro, mas tá perdido por aí nos posts do Otome. Então, Raighozinho, temos muita Hanekawa nesse episódio! Só alegria.

Raigho: Antes, só retomando essa parte que você mencionou, é isso mesmo que tá implícito: nós podemos explicar a Ougi pela Ougi, mas o Araragi? Precisamos usar a Ougi como elemento primordial nas explicações sobre o protagonista. É impossível resumi-lo sem ela. Bem, como já estávamos meio que adiantando, a Hanekawa chega com força nessa parte final de Owari-1 e o Araragi parece bem feliz com isso, sempre abanando o rabo dele… E nós vemos que o mocinho entendeu o problema da Sodachi saber a profissão dos pais dele, mas não revela em voz alta ao leitor. “Eu sei o que eu sei. Por isso não sei o que a Ougi sabe.” Essa declaração.

Marcela: E ela desconfiada, em função de um flashback mais a frente no episódio. Uma das coisas que mais reparei nesse episódio foi a mudança da Hanekawa, em comparação com todos os arcos pré-Shiro. Nossa, é assustador como ela parece e ao mesmo tempo não parece a mesma personagem. Ela fica desconfiada, com raiva, zangada, feliz, ousada… Não sei se todos conseguiram perceber isso. A Hanekawa dificilmente expressava raiva nos arcos anteriores.

Owarimonogatari - 04 - Large 07

Raigho: Ódio, desprezo, sim. Ela está mais expressiva que em qualquer outro arco, é bom notar esses desenvolvimentos. A Hanekawa parece ser a única que “sacou” o nível de perigo com a Ougi, ou melhor, percebeu que as ações da Ougi sempre pendem para uma certa resolução. E aquela RABADA de leve no Araragi com “É, daqui algum tempo vão achar que você está afim da Ougi.” Como eu amo esse veneno, que mulher. Acho que uma imagem interessante é a hora da esteira rolante. O Araragi na esteira e ela correndo. Como sempre, o Araragi é arrastado por algum fator e os outros se lascam para alcançar. Até em um sentido emocional soa interessante.

Marcela: E todas as conclusões dele a respeito do raciocínio da Hanekawa indo pelo lado errado. Ela fala as coisas da Ougi e ele relaciona à Sodachi, nunca a ele mesmo, como se estivesse a parte da situação. Como se a Ougi não influenciasse em nada nele. A Hanekawa tenta várias vezes deixar bem claro que ela não tá falando da Sodachi, e sim da relação Ougi x Araragi, mas ele só abana a mão e confunde o raciocínio.

Raigho: Ele age de forma tão inconsciente que chega a ser estúpido. A Hanekawa aponta: “Ela te ajudou no raciocínio”, “claro que não, eu já tava pensando nisso antes” < ele, de toda forma possível, desassocia qualquer relação que a Ougi possa ter em suas decisões ou ideias. Tanto que a Hanekawa quando percebe isso até desiste. E só volta a ressaltar: “O problema não é a Sodachi, é com você.” O Araragi entrou em um ciclo de eventos maior do que ele, tanto que a gata alerta sobre isso, Owari pode ser extremamente pior que qualquer Kizu. Pra mim é perturbador porque ela sabe o peso que aqueles eventos tiveram no Araragi.

Marcela:O sofrimento pelo qual você passará agora será o pior de todos“. E ele cagando e andando (como sempre). Porra, Araragi.

Owarimonogatari - 04 - Large 12

Raigho: Entramos em outro flashback (haja arco pra ter flashback, jesus) onde a Gahara fez a famosa retirada estratégica e a Sodachi sumiu também, adoro os valores no KOKORO do Araragi: “Gahara = Holofote”, “Sodachi = nada”.  Mas é bom notar que a consciência dele pesou bastante e ele optou pela Sodachi, nessa situação era o mínimo. E volta a Ougi com o terro psicológico.

Marcela: Mais um lindo momento do Araragi quebrando a quarta parede e olhando pra tela, preparando-se pra explicar o porquê de terem se dividido pra visitar as duas mas mesmo assim ele estar com a Hanekawa depois. E… Ougi manipulando o Araragi. De novo. Imagino que nossos leitores e qualquer pessoa sã que esteja assistindo Owari já esteja ficando no mínimo >irritada< do jeito que ele acena com a cabeça e concorda.

Raigho: “Você marcou comigo?” “Sim, marquei EXATAMENTE NESTE HORÁRIO EM QUE VOCÊ PISOU NA RUA”, homem, por favor.  E a Ougi manja tão bem do Araragi, que no primeiro momento em que ele tenta calar a boca ela passa… aquela… na boa, aquilo ali foi medonho. As mãos da Ougi com luvas pretas emborrachadas… urgh. Pensando bem, nenhuma parte do corpo da Ougi é mostrado, né? Tirando a cabeça/pescoço. “Comemorar a transferência do que?” E a câmera foca na Ougi sorrindo, só tem gente sádica no SHAFT.

Marcela: Ougi com essas luvas parece uma serial killer pronta pra matar alguém sem deixar evidências. E o foco no rosto dela… Confesso que dei um pulo aqui quando tava assistindo, fiquei com medo, abracei meu cachorro gigante e criei coragem pra continuar assistindo. E a Ougi repetidamente chamando ele de idiota… Palavras que soaram despercebidas pelo Araragi. Ele não percebeu? Se fez de leso? Porra, Araragi. Ela praticamente ordena ele, é insano.

Owarimonogatari - 04 - Large 13

Raigho: Oroka. Oroka. “Como assim você não vai seguir a justa causa de ir acompanhado com alguém na casa da menina?”, ela faz um jogo de palavras e raciocínio que só o Araragi (in)conscientemente não percebe ou faz questão de não percerber. Ela mexe no cabelo dele, como quem diz “escuta bem”, tem intimidade nessa linguagem corporal, o Araragi fica tão tonto que nem reage. Ela pega a glória de ter ajudado ele, ela se considera a boa. A imagem colorida da ilustração do VOFAN foi ótima. A imagem da Ougi, como sombra do Araragi, cochichando no ouvido dele…

Marcela: Só um comentário besta: a rua em que eles tão parece ser a mesma das cenas do primeiro episódio de Bakemonogatari, quando tem todo aquele resumo de Kizu – o fatídico primeiro encontro no qual o Araragi tem um vislumbre do paraíso, também conhecido como a calcinha da Hanekawa. Detalhes a parte, a Ougi fica nesse jogo transitando entre “humildemente me ofereço pra ajudá-lo” e “olha aqui, eu que te salvei”.

Raigho: Os carros, tudo, é naquela bendita rua. Hanekawa chegando com os dois pés no meio do peito estilo voadora em cima da Ougi. Acho que foi uma das melhores trocas de farpas/sequência de diálogos que eu vi na série, com certeza entre no top 5. “Por que você não o ajudou? Eu fiz o serviço. Intimidade não se mede por tempo.”. “Eu teria feito muito melhor”, meu deus eu tava gritando. A sutileza das duas sorrindo.

Marcela: Eu salvei a imagem da Hanekawa com a legenda dela dizendo que “Se fosse eu, teria feito melhor” pra qualquer situação na minha vida de tão épico que foi. Inclusive brinquei com o Raigho dizendo que quando ele arranjar uma namorada e o mundo explodir, vou me apresentar falando isso pra ela. Bom, a Hanekawa chegou chegando. Ela surgiu já meio puta e com raiva mas rápido tentou disfarçar isso. E um fato fenomenal: a Ougi conhece o Araragi há apenas TRÊS DIAS! Três fucking DIAS. Tudo isso em Owari-1 tá rolando há 3 dias, ela conhecer ele, a sala, a Sodachi… E o quanto ele revelou pra ela. Hanekawa, mete porrada nela.

Owarimonogatari - 04 - Large 22

Raigho: Quando a Ougi diz “compartimentalização”, para dividir melhor as coisas, tudo muda de cor. Quando a Hanekawa dá o passo em frente a própria OST acelera, os carros, o trânsito ao fundo está sintonizado com o diálogo delas, até porque o Araragi só fica tremendo/parecendo geleia. É muito veloz essa cena, não sei se tenho a palavra certa. É uma luta, a Ougi solta um jab de esquerda e a Hanekawa vem com um pela direita. (Tá na fossa mas reagiu ao ouvir festa do pijama, Madoka está vendo, Araragi).

Marcela: Ela até chega a ofender a inteligência da Hanekawa, pode isso? Essa Hanekawa que, pelo amor de Madoka, parece outra pessoa. Lembram de quando ela enfrentou a Gaen Izuko e ficou mordendo o lábio, com o cu na mão? E agora ela afirma a própria superioridade e ainda dá um sorrisinho. Tô vendo a hora que essa menina vai dizer “É, eu sei de tudo mesmo.” Não queria estar no lugar da Ougi nesse momento, não mesmo. FINALMENTE a Hanekawa se mostra um inimigo feroz a ser combatido – e os combates mais violentos em Monogatari são os verbais. Quando ela solta um “Então vou pra casa da Oikura também!” que como tu disse, mano, a música muda, parece FINAL BOSS! Toda arrepiada aqui, mds. Aliás, decreto aqui Hanekawa a rainha do passivo-agressivo.

Raigho: *Marcela – Ops. Digitei errado. ❤

Marcela: Também te amo. ❤ E vai te foder. ❤

Owarimonogatari - 04 - Large 31

Raigho: Ahem. Seguindo no EMBATE DO SÉCULO, o palco final digo de JRPG é em um teatro com os faróis dos carros, é ou não é fantástico? A Ougi jurando que vai ajudar nosso pobre herói, que encontrará a resposta… ah, tão gentil. Mas ninguém, nada, nem uma divindade poderia superar o argumento final, sim, aquele mesmo. Eu, você, todos sabemos. Quem poderia? Um raciocínio tão feroz, tão felino! Sob o brilho das luzes roxas: “Araragi, se você me escolher, deixo você tocar meus seios.” Quem, ó, Madoka, não venceria?

Marcela: MASSA MESMO FOI QUE QUANDO ELA IA DIZER ISSO OS FARÓIS DOS CARROS ACENDERAM MAIS FORTE.
PEITOS. FARÓIS ACESOS. DO LADO DO ROSTO DELA, DOIS FARÓIS BRILHANDO. SHINBOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

Raigho: HAIHAHAJKASGHJKASGJKSAGSKJAGSAJGHAS AHAHAHAHAHAHAHAHAHA É VERDADE AHAHLHASLKHAS. MEU DEUS TODO MUNDO É O TIO DO PAVÊ, A DOENÇA DO NISIO É POR PIADA COM PALAVRAS, O SHINBO É VISUAL. *respira* A Sodachi não só mora na torre/conjunto 44. Mas no apartamento 444. E nós sabemos que o “4” é o número com mais mau-agouro existente no Japão. E a situação da Sodachi parece ser bem precária, teve que procurar a Justiça, morando naquele muquifo. E até a Nadeko (de novo) entra na história.

Marcela: Lembrando a vocês a cronologia: Owari-1 se passa antes de Otorimonogatari, Owari-2 se passa antes de Owari-1 e Owari-3 é depois de Koi, ou seja, pós-Nadeko. Reiterando aqui porque muita gente tem vindo me perguntar da cronologia de Owari. Araragi ainda tenta se explicar sobre ter escolhido a Hanekawa, dizendo que não tem a ver com os peitos dela e se preocupando com a Ougi. Toda aquela discussão entrou por um ouvido dele e saiu pelo outro, de novo.

Owarimonogatari - 04 - Large 32

Raigho: Você percebe que o ser é rancoroso quando a Hanekawa volta do quarto/apartamento da Sodachi exausta. O bacana é ver o Araragi usando o termo “ela é a minha amiga de infância”. Tem algo mais profundo nessa revelação que ainda não sabemos. Agora é Sodachi de pijama e mais flashback. O ritmo de adaptação aqui diminuiu sensivelmente, foram 6 capítulos, antes já teria sido bem mais, é a parte com mais conteúdo.

Marcela: Eu particularmente preferia que a Hanekawa tivesse esforçado mais pra Sodachi aparecer como veio ao mundo pro Araragi. Fiquei frustradíssima que o episódio parou antes de mostrar ela de pijama, sigh.

Raigho: Temos ainda 2 episódios de Owari-1 e a grande questão que fica é apenas uma… Sodachi Perdida não teve OP por economia ou por falta de tempo? Vamos descobrir em breve.

Marcela: Achei que a questão era se o Araragi vai pegar mesmo nos peitos da Hanekawa. Tipo, isso é algo muito importante, na minha opinião.

Raigho: Ele arregou em Kizu. Resto é história.

Marcela: QUANDO o Araragi não arrega? Puta merda. Ele deve ser mó passivo na cama com a Senjougahara.

Raigho: Vamos encerrar, teu beta de ToS te aguarda!

Marcela: Mas os peitos da Hanek- ah, okay. Pijama da Sodachi, aí vamos nós!

Owarimonogatari - 04 - Large 34

Advertisements

15 thoughts on “Comentários Ougimanais #04 – A gata, a escuridão e o vampiro idiota

  1. Nossa otimos comentarios, fico sempre feliz em ler os comentarios semanais da owari, uma pergunta quantas vezes vocês veem o ep para fazer esses comentarios pq sao smp mt bons, mais então hanekawa realmente é inteligente, consegue perceber muitas coisas da ougi e como ela consegue influenciar o araragi, e pora a ougi falando q tinha marcado um encontro com o araragi mesmo sendo mentira, e ele acreditando uhasusahasuh só ela msm, e acho que o anime está dando umas dicas do spoiler a ougi que alguns sabem…, mais pra min o grande climax desse ep foi a shaft mostrando pela primeira vez a mao da ougi, cara mt loco, e tb o final em que o araragi vai ver a sodachi de pijama no proximo ep haha ;D

      • Não tem muito segredo, hahaha. Eu assisto o episódio no mínimo 2 vezes. O primeiro episódio de Owari-1 eu assisti 3 vezes. Na primeira eu assisto de forma “panorâmica”, pegando o fluxo da história e afins, na segunda vez, eu vou prestando atenção nos detalhes. A Marcela faz algo parecido, acho que isso funciona mesmo por conta da nossa sintonia com a série e entre nós, ela sempre completa algo que eu possa ter esquecido.

  2. Marcela: QUANDO o Araragi não arrega? Puta merda. Ele deve ser mó passivo na cama com a Senjougahara.
    kkkkkkkkk tá certo, mais a hitagi em hanamonogatari no ep 7 ou 6, dps de enfrentar o kaike, pede pro araragi fazer amor com ela ” gentilmente ”, e fora q os dois eram virgens então acho dificil ele fazer o estilo selvagem, uashushasu acho q um tapa de um vampiro deve doer uyashusahu

  3. Naturalmente, sempre amei a Hanekawa, mas nunca chegou a ser minha personagem favorita. Depois desse episódio ela simplesmente explodiu no meu ranking. Passei literalmente dividido o episódio inteiro gritando “demonho” quando aparecia a Ougi e “é deus” quando aparecia a Hanekawa.
    Nesse episódio a Ougi já está tão confortável manipulando o Araragi que ela nem se preocupa em inventar umas mentiras mais fáceis de engolir. 3:42? QUEM MARCA DE SE ENCONTRAR AS 3:42 AO INVÉS DE 3:40? Intolerável.
    Eu já estava batendo no teclado a partir daí e a a Ougi ainda insistia em repetir “Orokamono”, mas estava esperando mais calcinhas da Hanekawa. É a rua, com certeza que é. Eu fiquei esperando ela aparecer do outro lado da rua, um vento forte bater e a saia dela levantar. Não aconteceu. Voltei dois minutos na cena algumas vezes e mesmo assim não acontecia.
    Agora, o que realmente foi incômodo nesse episódio é a maneira com que o Araragi pensa a Ougi. Ele não a considera nem um pouco. Na primeira cena com a hanekawa, ele fala “Nah, ela não está nos seguindo, você está superestimando ela”. Na mente dele, é só uma Kouhai fofinha que por acaso estava presente enquanto ele lembrava coisas.
    Depois na cena da esteira, pra mim não é que ele parecia estar completamente desviando do assunto quando a Hanekawa falava da Ougi, mas só que ele não assimilava ela a qualquer ameaça mesmo. Ele simplesmente NÃO ENTENDE o quanto essa menina é o demonho.
    Só me conforto porque amanhã tem osananajimi de pijamas. (Interessante o Araragi usar logo esse termo pra se referir à Sodachi, diga-se de passagem. Osananajimi não é qualquer conhecido de infância, a palavra tem um peso especial).

  4. Irritado é a palavra certa. O Araragi sempre foi burro, mas ele tá se superando em Owari. E a pessoa não precisa nem ser muito esperta pra sacar que a Ougi é perigosa. É só olhar pra ela (Aquelas luvas cara, aquelas luvas).

    A essa altura a hipótese mais plausível pra explicar isso, e a própria Ougi, é que ela é um kaii, intrinsecamente ligado ao Araragi. Claro que o conceito de kaii é tão amplo que só dizer isso é pouco, mas já é um começo. A propósito (me corrijam se estiver errado) a Ougi tinha aparecido em Oni, que é antes de Owari. Como que ela só se apresentou ao Araragi agora?

    • Ele narra para a Ougi os eventos da história em um “tempo-off”, melhor, é um tempo que não é o da crônica. Talvez alguns dias depois ou meses até. Mas a Ougi “oficialmente” aparece nesse momento de Owari-1. Não sei se ficou claro, mas é a melhor forma que encontrei de colocar.

      • Ah sim, quando ele conta a ela sobre a Hachikuji. Essa parte tem um feeling de um prólogo de algum tempo depois. Estava falando de antes, do diálogo sobre o semáforo. Mas não tinha percebido que os dois trechos são provavelmente da mesma conversa.

Dê sua opinião!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s