Papo Gatari #14 – Kyouko Okitegami é… Hanekawa Tsubasa?

PapoGatari!Até que ponto o Nisio está brincando e até que ponto… não?

Yaho!

Faz tempo que a gente não fala de Monogatari, Nisio não tem liberado muita coisa pra gente, parou até de mandar as cartinhas de amor que sempre fazia pra mim e pro Raigho. Porém, estamos tentando fazer com que esse relacionamento não morra, por isso estou aqui para divagar em mais uma teoria que surgiu nos fóruns depois do lançamento da nova light novel do autor, Okitegami Kyouko no Bobiroku: será que a Kyouko na verdade é a Hanekawa depois de um timeskip? Será que na verdade essa light novel é um spin off de Monogatari?

Postamos sobre isso inicialmente na nossa página do facebook (que você pode curtir ali do lado), mas para efeito de organização e para as pessoas que não acessam somente por lá, resolvi trazer o post pra cá.

Bom, primeiro. Quem é Kyouko?

tumblr_nf40s01k4s1syr5r5o1_500Kyouko Okitegami é a protagonista de uma nova série de light novels do Nisio Isin. Ela é uma detetive, muito inteligente, porém com um simples problema: ela esquece as coisas. Muito. E muito rápido. Então, como pode ver pela imagem acima, ela tem várias coisas anotadas no braço, já que um detetive trabalha a partir das informações armazenadas na sua mente e seu raciocínio – ela não pode fazer isso se as informações não estão lá.

Hm, inteligente, né? Quem é aquela personagem de Monogatari Series que usava óculos e era/é considerada a mais inteligente entre eles, com exceção da Gaen Izuko?

Isso mesmo, Hanekawa Tsubasa. Ah, perceberam ali em cima que a Kyouko também usa presilhas? Muito parecidas com as que a Hanekawa usava antes de cortar o cabelo, inclusive.

Enfim, voltando a essa série de light novel. Outro fato particularmente interessante é o de como a divulgação vem sendo feita pra ela: através de Monogatari Series. 

Inúmeros comerciais foram feitos para divulgar essa nova série, alguns até animados… Pelos estúdios SHAFT. E com o mesmo character design de Monogatari, feito pelo Watanabe. Pode parece apenas uma ideia simples, já que o Nisio é o autor de Monogatari e Monogatari é a segunda franquia que dá mais dinheiro pro SHAFT, além de Madoka, claro.

No entanto, vamos ser realistas… O estúdio não ia fazer uma divulgação assim se não fosse ganhar algo em troca. Não é porque o Shinbo e o Nisio se pegam secretamente que ele vai chegar lá “galera, vamos divulgar rapidinho essa light novel”. Além disso, por que Monogatari? Normalmente há essa quebra de quarta parede e divulgação feita por séries do mesmo universo, como em um capítulo de To aru Kagaku no Railgun divulgando o novo filme de To aru Majutsu no Index. Afinal, são duas histórias no mesmo universo, compartilhando os mesmos personagens. Monogatari e Bobiroku não estão no mesmo universo… Ou estão?

E não estamos falando de uma animação reutilizada. Esse comercial em particular, foi feito com animações exclusivamente novas, de uma forma quase que interligando as duas séries por um único ponto…

… Hanekawa Tsubasa.

Atenção ao diálogo do vídeo:

Koyomi: Se você está procurando pela Hanekawa, ela foi comprar um livro de estudos.
Tsukihi: A Hanekawa está no parque.
Yotsugi: Tsubasa deve estar na escola.
Shinobu: Aquela ex-representate de turma está brincnado na casa da garota tsundere.
Kyōko: Agora… Imagino onde ela possa estar.
Kyouko: A detetive mais veloz, mas uma detetive que esquece. Okitegami Kyōko no Bibōroku. Se você puder por favor comprar por prazer, a resposta é… Esqueci.

Ao longo do comercial todo os personagens de Monogatari Series vem se perguntando onde diabos possa estar a Hanekawa. Lembrando que, alguns meses após os eventos de Neko (Shiro), ela começou a viajar pelo mundo. E, nesse mesmo vídeo, a Kyouko diz “imagino onde ela possa estar”, quase em um tom de deboche, como se a resposta fosse óbvia.

Como se não fosse o suficiente, muitos devem ter percebidos que a Kyouko tem uma voz muito parecida com a da Hanekawa… Isso é porque as duas são dubladas pela mesma pessoa, Yui Horie. Uma pergunta muito relevante é: por que essa dubladora em especial? Existem muitas outras no ramo, MUITAS mesmo, apesar da Horie fazer muitos trabalhos com o SHAFT. A coincidência é o fato dela fazer também a voz da Hanekawa e ter dublado a Kyouko com o mesmo tom que usa para a Tsubasa-chan. E ela, como dubladora experiente, consegue modificar muito bem sua voz, mas usou exatamente a mesma tonalidade. Um pedido especial do Nisio, talvez? Sim, a voz combinou, mas por que essa voz?

E agora as teorias…

11092154_1063898840294231_7161020615538404051_n

Fan art após as inúmeras teorias de que elas seriam a mesma personagem.

Bom, não posso usar apenas um vídeo e uma dubladora como justificativa pra o que eu penso. Então, depois de muito conversar com o Raigho, chegamos em alguns pontos que pudessem explicar a transformação da Hanekawa em Kyouko. Vou tentar ser o mais clara possível.

Começando pela idade. A última vez que vimos a Hanekawa, ela tinha 18 anos. No primeiro volume da light novel da Kyouko, ela tem 25 anos – mas passou 3 anos com amnésia. O que explicaria, claro, a mudança de nome e outros fatores. O fator amnésia é algo muito relevante ao plot, afinal, uma detetive que esquece as coisas é algo incomum. Mas não poderia ser também um recurso que o Nisio já havia planejado para que pudesse virar as coisas em 360°?… Ok, Marcela, calma. Calma. Pense em coisas ruins. Pense no Kirito.

Vamos continuar.

Os olhos de ambas são azuis. Okay. O cabelo branco nem é tanto problema de explicar… Já sabemos que a Hanekawa ao se transformar em Black ficava com o cabelo todo branco e, além disso, ao final de Neko (Shiro), seu cabelo tinha mechas brancas como as de um tigre. “M-m-mas Marcela, são apenas algumas mechas, não é o cabelo todo br-

Acalma o facho, fã nervoso.

Em um dos spoilers e imagens das light novels da terceira fase, a Hanekawa fez novamente uma aparição. Não só apenas isso, mas ela ativou o que os que leram a light novel chamaram de “modo gênio“. Lembram que ela pintava o cabelo de preto, certo? Pois então, nesse suposto “modo gênio”, ela joga água na cabeça, lavando a tinta do cabelo – e subitamente ficando ainda mais inteligente. A imagem em questão é essa:

BXHf3ZwCAAABWM7Que gata, que diva, que deusa, que maravi-

Então. O que eu imagino que seja uma possibilidade para que o cabelo dela tenha ficado todo branco: talvez, em algum ponto da terceira fase, algo tenha ocorrido que ela precisasse recorrer a esse “modo gênio” mais vezes. E, como bem sabemos, Kyouko é uma excelente detetive, uma demonstração de sua inteligência. E se, ao longo dese caminho, o uso excessivo tenha feito com o cabelo da Hanekawa fosse ficando cada vez mais pintado de branco? E, seguindo a mesma lógica, o “modo gênio” aumentasse sua inteligência mas em compensação pelo excesso, cobrasse de outra forma… Digamos, a memória dela?

Kyouko Okitegami teve três anos de amnésia. Podemos considerar que em algum ponto na terceira fase e após ela, a Hanekawa tenha enfrentado situações que necessitassem do intelecto dela cada vez mais. Nisso, seu cabelo foi ficando esbranquiçado, símbolo da sua ligação cada vez mais forte com seus kaiis. Aos poucos, sua memória foi ficando mais fraca, até que ela esqueceu quase que completamente de si mesma. Quase que completamente, porque no trailer ali em cima, a Kyouko meio que demonstra saber “onde” está a Hanekawa, ou seja, que é ela.

O corte de cabelo também é muito parecido, além das presilhas, como mencionei. Ah, alguns dos nossos fãs mencionaram o tamanho dos peitos que é diferente… Bom, na verdade a Hanekawa nunca foi muito peituda, sabia? Sim, o Nisio faz menção disso, porém na ilustração do VOFAN (como podem ver acima) ela nem parece ser tão oppai, né? Quem dá o traço mais sexualizado de Monogatari é o Watanabe, o do VOFAN é mais sutil, leve e apenas bonito. A maioria das imagens que ele fez da Hanekawa ela parece ser normal.

62292067ce3b7fef10222d2aa9bbf4191413388075_fullNessa imagem dá pra ver que a Kyouko não é exatamente flat, inclusive parece muito com os da Hanekawa na outra imagem. É pessoal, cheguei ao nível de seriamente analisar a diferença entre o tamanho dos peitos das personagens. Já podem me dar meu certificado de virgindade senior, estou no caminho pra virar uma wizard.

E por fim, outro aspecto que eu explorei no post do Facebook foi a questão da cronologia da série. Até agora, a última light novel, cronologicamente falando, é Hanamonogatari. Portanto, todos os eventos que acontecem na segunda e terceira fase encontram-se antes dela. Imaginem como se o Nisio tivesse uma barreira enquanto ele escreve, impedindo que ele temporalmente faça qualquer modificação que seja diferente do que tem em Hana. Então ele tem um limite de quanto pode explorar nesse intervalo cronológico. Portanto, é possível que, através de um timeskip de cerca de 7 anos, ele possa expandir a série de Monogatari através dessa nova série, Bobiroku.

Nesse mesmo âmbito há o aspecto recorrente lá da terceira fase, que é o desejo cada vez maior que o Araragi tem em “deixar de ser protagonista”. Ele está cansado de sair salvando todo mundo, cansado de morrer de novo e de novo… O Nisio está explorando isso, e nada impede que ele queira continuar a série por outros olhos – e por que não os olhos da Hanekawa, a primeira que narrou sua própria história? Uma outra série famosa do Nisio, Zaregoto, tem inúmeros spin offs. Nada impede que Monogatari não tenha também.

Pensem bem: será que o SHAFT não animaria propagandas de Bobiroku sem ter a intenção de futuramente lançar um anime? Monogatari e Madoka a parte, não tem mais nada que traga muito dinheiro pro estúdio. Tem que tirar o leite da vaca né.

Ah, e pros ainda céticos de plantão, uma pessoa publicou no fórum que eu e o Raigho visitamos pra pegar essas infos, um spoiler das últimas páginas de uma das novels da Kyouko, SuisenbunUm garoto gênio disse que ia desenhar o que representava a verdadeira identidade da Kyouko e o que ele fez foi… O desenho monocromático de um gato. Um gato. Preto e branco.

Expliquem essa, ateus.

maxresdefault

É O MESMO AZUL DO OLHO DA HANEKAWA, COMO VOCÊS NÃO CONSEGUEM-

 

 

 

Advertisements

7 thoughts on “Papo Gatari #14 – Kyouko Okitegami é… Hanekawa Tsubasa?

  1. Tbm pensei nisso desde de o anuncio da nova Novel , tao transparente como água …Mas dando so uma mexida … Para mim o olho de Hane/Kyouko é roxo claro … Nem um pouco azul na vdd… Talvez se forçar um pouco a vista … ^^

  2. É uma boa teoria, me fez realmente acreditar que é ela mesmo. Tomara que seja verdade, e que claro tenha uma animação, seria maravilhoso *u*. Ótimo post o/

  3. Acho que não.
    Acredito que se fosse, ele seria mais explicíto. Uma confirmação de que essa nova novel se passe no mesmo universo dos kaiis ou outros personagens de Bakemonogatari apareceriam. Pra mim, talvez ele apenas não esteja pronto para abrir mão de uma de suas melhores personagens e fez uma cópia dela em outra história.

    Ou talvez o único objetivo é zombar da nossa cara.

  4. Após assimilar o Tigre, o cabelo da Hanekawa se torna parcialmente branco (o qual ela começa a pintar); ao contrário do que acontece quando a Black Hanekawa surge, modificando (por falta de palavra melhor) o corpo apenas durante a possessão, Kako tem um efeito permanente, o que pode ter resultado em um efeito colateral. Por isso, ela sempre retorna ao passado (過去).

  5. Uau, revivendo o post, depois de ver a maior parte do Live Action a teoria ainda faz sentido! Outro fato muito interessante: a Kyouko ama gatos. E o modo como ela se veste lembra muito o da Tsubasa.
    Amo a teoria e se fosse verdade, ai ai.

Dê sua opinião!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s