Começa o Awesome Games Done Quick 2015!

AGDQ 1

Iae galera, Paruz aqui, quanto tempo, a gente não se vê desde o ano passado (Tentei, mas o poder da praça é forte demais), por maior parte a Marcela ter ficado com preguiça de ter postado o combo de uma vez, teria sido melhor na minha opinião :v . Mas então ano novo, coisas novas, aquela promessa de perder peso que 90% das pessoas não cumprem, mas ano novo começa com uma coisa muito massa acontecendo, e essa coisa é o AGDQ.

Como você pode ler acima o evento se chama Awesome Games Done Quick, o que traduzindo seria Incríveis Jogos Terminados Rápidos (em português fica uma bosta, melhor ficar com o inglês :v). Mas antes de explicar o evento vou explicar o que acontece nele, o speedrun.

Speedrun é o termo dado para quando a pessoa quer termina o jogo o mais rápido possível, utilizando de estratégias, exploits (quando o jogo tem algo que ser pode abusar) e glitchs (erros dentro do jogo), e olhe bem, tudo é feito por pessoas (tem o TAS, mas isso é outra coisa que explicarei mais tarde) e sem usar nenhum cheat code, apesar de alguns que não são familiarizados podem achar que o cara está usando cheat. Então é melhor tentar entender vendo, aqui tem um vídeo que acho mais memorável para as pessoas e um pouco mais fácil de explicar os 3 termos acima.

Aqui temos o vídeo do Cosmo conseguindo o Recorde Mundial em terminar Zelda: Ocarina of Time em 18:10 (e parece que Joderstone conseguiu pegar o record por 18:07)

Primeira parte, a estratégia: Como vocês podem perceber, o jogo não está nem em inglês e nem em japonês, o jogo está em chinês. Cada versão tem suas diferenças, e é importante lembrar que só é válida as versões lançadas pelo criador do jogo, então nada de rom hack com uma sub metralhadora pro link. Alguns detalhes mudam de versões, por exemplo no Zelda: Ocarina of Time tem um glitch que foi corrigido, então a versão mais antiga é melhor para 100%, porém inrelevante para any% (não precisa pegar todos os colecionáveis: corações, itens, magia, etc), outro é no A Link to the Past onde na versão japonesa você pode correr usando o item, enquanto na versão americana não. Alguns outros casos o cartucho carrega mais rápido, ou pela diferença de caracteres, o japonês tem fala mais rápido, no mundo de speedrun cada segundo é importante. E além de escolher a versão o speedrunner tem que escolher “Qual o melhor caminho”, então tem um longo trabalho no chamado “Routing” onde ele vai analisando e preparando onde ele pode salvar tempo, como ele pode fazer tal parte rápido. Então coisa como pegar tal coisa em tal momento e deixar outra para depois, ou aproveitar o máximo para não ter que voltar na mesma parte, é bastante importante e leva horas para preparar.

Segunda parte, exploits: Em vários jogos, coisas normais podem ser abusadas para lhe dar vantagens, um exemplo no Zelda é o movimento, subir um morro pode levar muito tempo, porém você pode atacar dando o pulo, o tempo da animação de ataque é melhor que o tempo da animação de subir o morro, alcançando o mesmo resultado, a mesma coisa e descer escada, para quer dar o trabalho todo quando você pode simplesmente soltar apertando pulo e descer mais rápido (atira a primeira pedra quem nunca fez isso no Megaman :v), e o mais curioso nesse, é que você dando zoom e andando para trás é bem mais rápido do que andar para frente.

Terceira parte, glitchs: Entenda, TODO jogo deve ter um erro que o desenvolvedor ou o testador não viu, e algo simples pode ser utilizado de várias formas. A maneira que é descoberto pode ser boba, num gameplay normal, um exemplo é um glitch que surgiu ano passado (eu acho), onde falando com o Rei Zora durante a quest para ir ao templo da água depois de descongelar ele para conseguir a túnica azul, se você segurar o botão R, o jogo pensa que você está na quest para fazer a Big Goron Sword e te dá o sapo, isso foi descoberto sem querer durante uma corrida, e isso simplesmente tirou 30min do tempo do speedrun de 100% do jogo. Algo como descobrir que se você trocar os itens do inventário, enquanto está usando eles, altera a memória do jogo, fazendo com que bagunce as coisas e quando sair em uma porta, por causa das mudanças o jogo vai te mandar para outro local.

E isso é muitas vezes feito ao vivo por stream, enquanto tem um outro modo chamado TAS – Tool Assisted Speedrun (Algo como speedrun com ferramentas para ajudar) onde o jogador vai preparando frame por frame (caso você não sabe frame é quadro em inglês e é o termo dado para a imagem que a gente vê no jogo, você já deve ter ouvido o termo “60 fps” isso significa frame por seconds, é algo muito importante que quantos mais frames por segundo, mais fluido é o jogo, porem isso exige bastante do processador e placa de vídeo) e podendo fazer bugs e glitchs que não seria capaz por pessoas, como jogar algo e pegar quase que ao mesmo tempo, aqui um exemplo bem legal.

Agora vamos explicar o AGDQ, Awesome Games Done Quick foi criado depois de uma galera da comunidade de speedrun se reunirem no MAGfest, e inspirado no TheSpeedGamers decidiram se reunir para fazer uma maratona de speedruns para conseguir dinheiro para caridade, e assim começou o Games Done Quick. O principal evento do começo do ano é o Awesome Games Done Quick, porém no meio do ano também tem o Summer Games Done Quick, aqui vou listar os eventos que teve e quanto cada um arrecadou:

  • Classic Games Done Quick – Feito de 1 a 3 de Janeiro de 2010 e arrecadou 10,532.64 Dólares para CARE, foi feito speedrun de 72 jogos.
  • Awesome Games Done Quick 2011 – Feito de 6 a 11 de Janeiro de 2011 e arrecadou 53,379.83 Dólares para Prevent Cancer Foundation, foi feito speedrun de 98 jogos.
  • Japan Relief Done Quick – Feito de 7 a 10 de Abril de 2011 e arrecadou 25,800.33 Dólares para Doctors Without Borders, foi feito speedrun de 67 jogos.
  • Summer Games Done Quick 2011 – Feito de 4 a 6 de Agosto de 2011 e arrecadou 21,396.76 Dólares para Organization for Autism Research, foi feito speedrun de 46 jogos.
  • Awesome Games Done Quick 2012 – Feito de 4 a 9 de Janeiro de 2012 e arrecadou 149,044.99 Dólares para Prevent Cancer Foundation, foi feito speedrun de 107 jogos.
  • Summer Games Done Quick 2012 – Feito de 24 a 28 de Maio de 2012 e arrecadou 46,278.99 Dólares para Organization for Autism Research, foi feito speedrun de 74 jogos.
  • Awesome Games Done Quick 2013 – Feito de 6 a 12 de Janeiro de 2013 e arrecadou 448,423.27 Dólares para Prevent Cancer Foundation, foi feito speedrun de 128 jogos.
  • Summer Games Done Quick 2013 – Feito de 25 a 30 de Julho de 2013 e arrecadou 257,181.07 Dólares para Doctors Without Borders, foi feito speedrun de 90 jogos.
  • Awesome Games Done Quick 2014 – Feito de 5 a 11 de Janeiro de 2014 e arrecadou 1,031,189.00 Dólares para Prevent Cancer Foundation, foi feito speedrun de 139 jogos.
  • Summer Games Done Quick 2014 – Feito de 22 a 28 de Junho de 2014 e arrecadou 718,155.07 Dólares para Doctors Without Borders, foi feito speedrun de 156 jogos.

Como podem ver é um evento muito legal que já arrecadou 2,7 milhões para caridade, e é muito legal de se assistir, pode ter jogos da sua infância sendo terminados em tempo record enquanto você levou dias para completar. E você pensa, como eles conseguem tanta doação, e é simples, além da grande quantidade de pessoas assistindo (o que sem adblock dá dinheiro pelos comerciais feitos no final de cada run quando estão acertando para o próximo jogo) tem os “Donation Incentive” que a pessoa passa o dinheiro que doou para liberar alguma coisa, como a run Pacifist de Ninja Gaiden (você não pode matar nenhum inimigo tirando boss é claro) ou 100% de um jogo, ou até mesmo obrigar o cara a jogar com algo tapando os olhos deles (e no ano passado o cara conseguiu o record mundial de super punch out assim, foi muito HYPE).

Aqui um exemplo de blindfolded:

AGDQ 2

E aqui um donation incentive que fez os dois bem conhecidos speedrunners fazerem uma quebra de braço:

AGDQ 3O evento é muito legal, mesmo se você não saber inglês para ouvir as piadas que rolam lá, você vai poder assistir os jogos. E se você ajudar é por uma boa causa, e se for sem grana como eu, só deixa a stream aberta 24h sem o adblock que já é uma grande ajuda. Agora vou listar aqui o cronograma e quais são as principais runs no meu ponto de vista para ficar HYPE para quando acontecer:

O evento vai começar as 15h, com Donkey Kong Tropial Freeze, você pode ver o tempo que já é colocado no GMT (não sei se está com horário de verão, se for começa às 14h :v), depois eles vão atualizar sempre que conseguir adiantar ou se precisar atrasar. https://gamesdonequick.com/schedule

agdq 4Primeira que eu recomendo é as 18h (ou 17h :v) do Stivitybobo de Banzo Kazooie any%. Stivitybobo é um grande speedrunner de Banzo Kazooie e tem um record praticamente imbatível de 100% e o de any%

AGDQ 5Segunda que eu recomendo é do Goof Troop (para quem não lembra é o jogo do Pateta e Max para o Super Nintendo) que vai acontecer as 11:05(ou 10:05, lembra que pode ser adiantando ou atrasado, então fica de olho no site) pela dupla Cyghfer e Blechy, que são incríveis nesse jogo, detalhe que Blechy é um anão :v.

AGDQ 6Essa terceira vai ser mais difícil mas acredito que eu e Marcela vamos ficar acordados para ver, pois vai ser a 4 Man Race de MEGAMAN X, com Caleb Hart (Lembra do cara ali em cima de cabelo vermelho e musculoso, então, Marcela adora ele :v (adoro mesmo, ele é meu ídolo de speedrun e bonito d+)), herpderp88, Domalix e Babanim, e só lembrar é uma corrida completando o jogo 100%, e vai acondecer as 3:35(ou 2:35) no dia 8 (ou seja madrugada de Quinta, vai ter que virar noite de quarta para quinta).

agdq 7Quarta que recomendo é ver o velho sinister1 fazendo run de Punch-Out que eu tenho 100% de certeza que vai ter que fazer Blindfoulded. A run acontece as 14:35(ou 13:35) na Quinta dia 8.

agdq 8E por fim, o grand finale com ZFG fazendo run de 100% de Ocarina of Time no dia 10 as 22:10 (ou 21:10), mas se prepare que é 4:50h de jogo mais ou menos.

E se você gostar não se preocupa, sempre tem a bônus stream que o pessoal continua jogando sem parar para conseguir umas doações extras, que não tem nada planejado. Mas tenho certeza que vai ter uma galera jogando Mario Party 2 ou 3.agdq 9E se preparem que sempre acontece coisas impressionantes nas AGDQ, como o cara salvando o gato quando teve fogo no local (na verdade só foi o alarme que tocou, teve fogo não :v)

E vai ter o incrível YSG (Yellow Shirt Guy, o apelido dele na verdade é BlueGlass), que é respeitado por todos por causa disso aqui:agdq 10E tem a melhor risada e melhor swag.

agdq 11

Então vamos assistir e torce para a TEH URN.

http://tehurn.com/

http://tehurn.com/agdq

Advertisements

Dê sua opinião!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s