12 dias de Otomegatari – 7° Dia: “O Último Narciso”

12 Dias de OtomeGatari

*vuuuuuuuuuuuuuush* Tô aqui!

Macchan. Eu. Macchan. Eu. Vocês conseguem captar a ordem até agora, né? Finalmente estou de férias! Sabem o que isso significa? Sim, ler muita Visual Novel e livros; quem vive intensamente aqui é a Marcela, não se esqueçam desse detalhe. Espero que todos tenham um ótimo final de semana e zás… sem enrolações, vamos falar da VN de hoje.

Narcissu – Setsumi e a Morte

Eu li Narcissu, pensei em fazer um review, mas preferi não fazê-lo. Tem histórias que tocam você plenamente, acho que essa narrativa foi um desses casos; o enredo em questão é sobre um certo hospital, especificamente falando do mais alto andar nesse lugar, onde as pessoas “que estão fadadas” vivem seus últimos dias…  sem spoiler, sem mistério. A sinopse é isso mesmo, os personagem sabem que vão morrer e o leitor também, o ponto da questão é como isso se desenrola.

Faz tempo que não vejo uma obra lidar com a morte de forma natural. Você está no hospital, sabe que vai morrer e quer fazer “algo”, quem sabe ver algo mágico ou só encontrar a morte sem incomodar ninguém. É como se fosse importante provar pra vida em si que você viveu, é seguindo essa ideia que o protagonista e a moça Setsumi partem juntos para lugar nenhum. Exatamente, para lugar nenhum.

Essa viagem é só guiada por um mapa que a Setsumi constantemente olhava, ambos partem para o nada, ele só querem encontrar alguma coisa sem explicação. Importava tanto para eles viver, que a viagem em si se tornou um meio para isso; têm um momento emocionante que é quando a Setsumi caminha até o mar, se vira e pergunta: “Se eu for até o fundo… será que terei uma morte gentil? Você acha que eu devo ir?”. Não é sobre viver, mas sim sobre como morrer.

A alma da história é isso, sobre como você quer morrer. Sentado? Sorrindo? Lendo? Como você quer morrer? No fim da vida essa dupla conseguiu encontrar algo que se aproxima não da resposta dessa questão, mas sim do sentido dela. E por isso Narcissu é marcante, pois existe algo muito bonito no sentido em que a morte gera na vida.

Quem foi mais feliz? O capitão do navio que viveu intensamente e se afundou com o barco? Ou seria o marujo que observava tudo da ilha?

narcissu-setsumi

Advertisements

One thought on “12 dias de Otomegatari – 7° Dia: “O Último Narciso”

Dê sua opinião!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s