12 Dias de Otomegatari – 5° Dia: “A Canção de Saya”

12 Dias de OtomeGatari

Óbvio que eu ia falar de Saya no Uta, dã.

Cheguei! Ah bem, a Macchan falou do querido mercado dela! Volto agora com minhas queridas Visual Novels, dessa vez é uma relativamente famosa, Saya no Uta. O nome “Gen Urobuchi” está ligado a essa história, pessoalmente falando eu o conheci através dessa VN e fiquei encantando com a mais destrutiva história de amor do universo. Universo é uma ótima… heh.

Saya no Uta – Fuminori e Saya

Saya02

Nós podemos discutir até onde “Saya no Uta” é doentio, acho possível até fazermos um TCC sobre isso. Muitas linhas são atravessadas nesse enredo; o estudante, Fuminori, que após passar por uma cirurgia cerebral começa a ver a o mundo… bem, a imagem acima resume a visão dele. E a única coisa “pura” nisso tudo é uma garotinha, Saya, que aparenta ser “algo” diferente  e que quer o bem dele; quem leu/jogou sabe bem onde isso começa e termina, muitas pessoas nem conseguem chegar o final pelo “nível escatológico” da trama.

O que eu quero mencionar, de realmente marcante, é o final. Não vou soltar spoiler do fim, mas o “valor” daquela cena final é algo bastante tocante para mim; nesse momento você percebe que essa é a mais linda história de amor! Um ser promete ao outro “o mundo que você merece” e, então, o florescer. Esse amor destrutivo entre Fuminori/Saya é pintado com tons de salvação no jogo inteiro, o próprio Fuminori só encontra alívio quando está na presença da ninfeta.

Saya no Uta é algo definitivamente agridoce, o final da história (dependendo da sua escolha) pode ser algo agradável e horrível ao mesmo tempo. É uma história onde você acaba se colocando no lugar do protagonista e tenta encontrar alguma justificativa para todos os atos deles, algumas vezes você consegue até inocentá-lo, mas em outras o ódio é mais forte. Essa dualidade toda, a meu ver, é a prova viva da habilidade do Urobuchi na escrita.

Enfim, essa história em si é marcante. Pelo “amor” nela encontrado. Pelos “sacríficos” nela feitos. É… é. Saya no Uta “é”.

Saya.no.Uta.full.365392

2 thoughts on “12 Dias de Otomegatari – 5° Dia: “A Canção de Saya”

  1. 🙂 É do Uborochi, roteirista de Psycho-Pass e Madoka. Quando eu pesquisava sobre outros trabalhos dele, eu encontrei essa VN e fiquei com muita vontade de ler, mas ainda não pude. Anyway, com o nome do Gen no meio, eu não tenho dúvidas de que será ótima.

Dê sua opinião!

