Comentários Zenmanais [Edição Flor] #01 – A Flor tem que ser de Lírio e a Mulher tem que ser Kanbaru!

Comentários ZenmanaisO retorno triunfante, recheado de lesbianismo e basquete!

YAHO!

AH CACETE, ASSIM QUE É BOM!

Uma folga da tortura semanal que é assistir SAO pra falar daquela parada louca, a maconha visual que nós tanto consumimos: sim, é Monogatari!

Nostalgia bate forte, né? O Zenmanal, junto com a Semana Monogatari foram dois marcos muito importantes pra a gente aqui do Otome. Foi quando mais conhecemos a galera que curte a série e trocamos opinião loucamente com várias outras pessoas da blogosfera, que a maior parte do tempo ficavam sem entender muito bem o Raigho e eu surtando.

SIM, surto! Surto é a melhor palavra que resume essa série de posts toda. São dois fanáticos de Monogatari fazendo o que fazem de melhor: surtar com os simbolismos mais loucos, os fanservices importantes pra história entre outras coisas mais. Foram momentos e mais momentos que retornam pra essa saga de 5 episódios que foi Hanamonogatari! Lembrando que vamos dividir os Zenmanais… Enfim, explicamos melhor no post.

CHEGA DE ENROLAÇÃO, VAMOS SURRRRRRTAR!

Hanamonogatari - Large 001Raigho: *Luzes* *holofotes* PESSOAL, ADIVINHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA QUEMMMMMMMMM VOLTOU?! Raigho e Marcela, para o entretenimento, vida, diversão e surto de vocês! ❤ ❤ ❤ Eu tô extremamente feliz, mesmo. Depois daquele atraso de Hana, estar aqui é… Feels. Principalmente depois do final de KOI.

Marcela: O KAIKI NÃO MORREU! QUANDO O AMOR É FORTE, NEM UMA PEDRADA LEVA A PESSOA EMBORA. É tão bom falar de algo que você gosta, de vez em quando.

Raigho: Até porque, a mocinha só anda com o veneno nas patas. É complexo.

Marcela: Sim, tudo começou quando eu estava indo visitar um templo aqui perto e apareceu um deus cobra ananconda… E é por isso que eu adoro viver na região Amazônica. Bom, como tamo falando de Amazônia, bora falar de macacos, né? E demônios.

Raigho: Siiiiiiiiiiim! Só um adendo, vamos separar em 5 partes esse Zenmanal! Até porque ORIGINALMENTE [antes do SHAFT inventar moda] a ideia geral era essa mesma, só de assistir os episódios você percebe que é informação demais para ser comprimida em um único Zenmanal; peço paciência, nós queremos e vamos fazer algo caprichado.

Marcela: Complementando, antes que digam que a gente tá fazendo isso pra render post: é algo básico que um post MUITO grande afasta as pessoas. Fazer um Zenmanal com um episódio de 2h é quase que sacanagem com o pessoal – uma parede de texto grande demais pra qualquer um aguentar. Nem eu ia querer revisar isso. Voltando pro Zenmanal…

Raigho: Ah, as palavras de uma mãe… que delícia. Que amor. A voz da Tooe ressoa dentro de você, é algo magnífico. Ela nem aparece [até porque já faleceu] mas eu consigo ver ela, sentir a presença dela… deve ser de família, né? A Izuko tem essa coisa também.

Marcela: Sinceramente eu achei a Gaen Izuko, tia da Kanbaru, mais ameaçadora. A Tooe é logo de cara aquela mãe macabra e bizarra, mas a Izuko parece boazinha antes de tudo, isso que dá medo. Mas curioso mesmo essa mulher, algo quase divino, que até o marido tratava de jeito diferente. Uma curiosidade imensa em saber como ela era e como diabos faleceu.

Raigho: “Ela era praticamente um Deus na terra“, lembrando que ele se refere a ela como uma “menininha” < a Kanbaru fica horrorizada, porque sejamos francos, é ligeiramente creepy ter uma mãe como aquela. EMBORA existam verdades desagradáveis ali, sobre “você deve ser o veneno ou a cura, caso contrário é agua”. Você TEM de ser algo, ou é um treco inútil. E tem um analogia mais forte que tiraram do anime, onde a Tooe diz que a Kanbaru deveria se sentir grata, afinal, se a “maldição da vida” foi concedida a ela, o mínimo que a mocinha deve fazer á aceitar isso.

Marcela: A Tooe parece aquele seu amigo que toda vez que você reclama da vida, vem dar alguma lição de moral ou joga logo a verdade do mundo na sua cara “dane-se, tem que aguentar isso”. Ou seja: Raigho, você é meio Tooe, né?

Hanamonogatari - Large 002Raigho: EU? EU? Quem vive me xingando, porque eu jogo VN no horário livre que eu ganhei CONTRA MINHA VONTADE, nesse caso, não seria você? Francamente! Francamente!

Marcela: Tá, tá, a gente atrasou demais o Zenmanal pra inventar DR comecinho dele. Voltando ao assunto, de alguma maneira consigo visualizar a mãe da Kanbaru sendo uma das materializações do Nisio. Se o Araragi é o lado heróico dele, a Tooe seria o lado mais… Verdadeiro, nu e cru. Talvez outras pessoas tenham tido a mesma sensação, pela maneira que ela pega coisas comuns e mostra a verdadeira face delas, algo que nem sempre é agradável e tentamos muito mascarar jogando açúcar em cima. É mais ou menos o que o Nisio faz em boa parte das suas novels, tomar noções comuns e abstrair elas, seja pro humor ou seja pro real valor delas na sociedade.

Hanamonogatari - Large 003Raigho: Aham! E eu achei interessante, que passado esse “prólogo” onde a Kanbaru desperta, nós descobrimos que ela dorme com o braço… Enrolado em fita adesiva/isolante. Parece que o trauma de Bake perdura até hoje, se bem que começou antes mesmo de Bake; depois desse choque inicial encontramos a Kanbaru com o cabelo longo [quase o mesmo da Second Season] e daí ela começa a falar do Araragi/Gahara como se tivessem morrido! Hahauahuahuhauha isso eu achei foda. Reforçando, desde o começo mesmo, que estamos falando de eventos que passaram por toda a Second Season e BOA PARTE da Third Season.

ss+(2014-09-11+at+06.41.42)Marcela: Cabelo longo é pouco: se notar bem, as partes que ficam levantadas e uma parte da tonalidade do cabelo lembra uma certa ~senpai~. Especialmente quando ela se olha no espelho, bateu uma nostalgia louca de Bakemonogatari, das primeiras cenas da Senjougahara no anime. Foi uma sacada legal ela falar deles como se tivessem morrido, especialmente pelo anime ter se passado depois de Otori. Dá até a impressão “meu deus, a Nadeko virou deusa de novo e matou todo mundo!”. E AÍ. VEM O TRAVESTI. Podemos admitir que com o cabelo comprido da Kanbaru, ela é a nova Senjougahara e a Ougi… Digo, o Ougi… É o novo Araragi? Cara, até a bicicleta.

Hanamonogatari - Large 007Raigho: TOCOU NO PONTO EXATO! É fácil perceber como O Ougi encarnou o Arararagi completamente quase… Como se estivesse fazendo o papel dele. O uniforme, até um pouco do cabelo, mas a bicicleta foi a cereja daquele bolo lindo! Tanto que a Kanbaru fala “Ougi… kun?” em um sentido masculino, daí ela mesma questiona “mas você não era mulher?” < “claro que não, desde que nasci sou homem”… Então, eu imagino que todo mundo ficou confuso. E não tem como explicar isso sem der spoiler PRA CARALHO da Third Season, pelo bem da lógica, o Ougi é e sempre foi homem [nesse ponto da história]. E aquele gancho do “já ouviu falar no demônio”? Foi ótimo, antes disso teve aquela conversa sobre o futuro e no chão, tinham coisas como “viagem”, “estudos”…

Hanamonogatari - Large 008Marcela: Como eu não manjo de japonês e a legenda tava muito ruim, fiquei com preguiça de ler o que tava no chão e me foquei mais na conversa deles. O trocadilho de palavras foi interessante, a língua japonesa tem uma versatilidade pra essa coisa pelo fato de se basear em ideogramas. E uma curiosidade: todo mundo em Monogatari aparenta ser estupidamente atleta, né não? A Karen e a Kanbaru são os maiores exemplos. Lembrando que em Neko Kuro a Karen correu só uns 20 kilometros, acho.

Raigho: >SÓ< mas é verdade, todo mundo consegue correr/ou te algumas habilidades notáveis. Eu gosto como tem umas ~quebras~ de conversação e ficam se intercalando, a Kanbaru com o Ougi explicando que o demônio “é um rumor, alguém que ajuda as pessoas”, enquanto mostrava a Kanbaru chegando na classe e ficando lá. Sozinha. ;A; Pior que me deu um aperto no coração, tipo, “Araragi, Gahara e Hanekawa se formaram, agora estou no terceiro ano”, “a galerinha do barulho foi embora, tá tudo ficando normal”.

Hanamonogatari - Large 010Marcela: Naquela cena em que ela entra na sala e senta na cadeira escrito “Araragi”, sendo a da Senjougahara, pensei que ela fosse cheirar igual o Araragi fez em Neko Kuro na cadeira da Hanekawa. LOL. Fiquei um pouco decepcionada, e aí veio a surpresa: UMA PERSONAGEM SECUNDÁRIA! COM VOZ, APARECENDO O ROSTO! NÃO É MAIS AQUELE VULTO!

Raigho: REFORÇANDO A TESE [extremamente discutida] que o resto da galera só não aparece porque certos N personagens sequer consideram a existência dos amiguinhos de classe; é bacana ver um pouco mais sobre a Kanbaru, nunca teve um ~aprofundamento~ em particular sobre ela né? Um ARCO mesmo, sobre a vida dela e coisas assim, a colega dela até estranha ouvir falar no “demônio”. E é foda, que a Kanbaru fica fixa nisso de “SOU EU SOU EU SOU EU AI MEU DEUS SOU EU”.

Marcela: Os personagens de Monogatari em geral são bastante autoconscientes das coisas ao redor, alimentando a tese de que realmente não ligam pro resto e que não envolve a eles. Falando mais no Rei Demônio (vou chamar assim porque é mais imponente que Lorde, dsclp), lembrou muito uma certa pessoa… SIM, ELE, MEU HUSBANDO, O KAIKI. TÁ BOM QUE NESSE EPISÓDIO ELE NEM APARECE, MAS- enfim, exaltação a parte, toda hora aparece algum louco nesse colégio realizando os desejos e resolvendo problema de todo mundo. É Kaiki, é Rei Demônio… Particularmente o segundo é confuso. A maneira como chamam dá a entender que é um monstro, mas O Ougi diz que o bicho não aceita “pedidos excessivos”. De cara você descarta a Kanbaru e começa a refletir que na verdade só se trata de um humano pelas limitações.

Não é a Hanekawa.

Não é a Hanekawa.

Raigho: Antes de entrarmos nisso, acho que todo mundo percebeu como as meninas ficaram……………….. “exaltadas” ao ouvir o nome do Araragi [destaque para a câmera dando aquele foco no decote alheio], alguém no mínimo lembrou que o Araragi sempre diz ser “excluído”, “solitário” e que “tirava notas baixas”, certo? Justamente por isso ele é famoso. O Colégio Naoetsu, EM GERAL, é bastante exigente com os alunos, então um garoto que namorava uma das maiores “celebridades” do colégio, era melhor amigo da representante… Enfim, dá pra desenhar a ideia geral né. Por isso o Araragi não é confiável como narrador, o ponto de vista dele é bastante enganoso normalmente. Enfim, é, o demônio por si só tinha muitas “limitações” para ser um Kaii ou coisa do gênero. Daí a Kanbaru foi percebendo que a situação era mais delicada do que parecia. E PRA QUEM ELA LIGA? PRA KAREN-CHAN! NISEMONOGATARI ALL OVER AGAIN.

Hanamonogatari - Large 019Marcela: BASED FIRE SISTERS, CARA. E REPARE NA KAREN-CHAN CURTINDO NA CAMA DO IRMÃO. Depois do episódio 8 é impossível negar que o relacionamento deles estreitou muito. Mas fiquei um pouco confusa com ela falando “ninguém mais acredita em fantasmas”… Digo, elas eram lutadoras da justiça investigando coisas assim. Talvez a mudança pro ensino médio tenha feito com que ela largasse um pouco esse ideal?

Raigho: É aí que mudou o “psicológico”, na LN explica que as Fire Sisters não existem mais! A Tsukihi, que ainda está no fundamental, tornou-se a “Fogo Lunar“, a Karen entrou pro ensino médio, isso rompeu o “laço da justiça”; e na realidade, quem sempre instigava era a Tsukihi, a mais nova sempre foi a cabeça da dupla. Então quando veio o ensino médio, o afastamento… A justiça perdeu parte da graça. E os “fantasmas”, também. TANTO que a Karen dá uma baita gargalha tipo “Kaii? Fantasma? Que isso?”. Pra ela era uma grande piada.

Marcela: Ao mesmo tempo que é um desenvolvimento de personagem, é algo meio triste de se perceber. Hana até parece algo meio “epílogo” por se passar alguns meses depois. Você vai vendo as mudanças nos personagens e as evoluções deles – mesmo que Nise tenha sido uma grande piada, as Fire Sisters foram algo bacana. Ver a Karen tirando graça com isso é exatamente quando a pessoa vai crescendo e largando todas as manias de quando era criança… Pra mim, é achar meu gameboy color e ficar nostalgiando, snif. E aí, apresentando as maneiras lá de se comunicar com o ~Rei Demônio~, surge a antagonista mor de Hanamonogatari, também conhecida como aquela lésbica que a Kanbaru rejeitou- digo, Numachi Rouka. Aaaaaaaah, que voz deliciosa~

Hanamonogatari - Large 028Raigho: Não é? Eu adoro aquela voz, não sei, combinou com a personagem! Aquele encontro, aquela encarada… Eu quase vi toda uma história na rápida troca de olhares! FRISANDO QUE AMBAS TIVERAM A CONVERSA NUMA ESCADA QUE LEVAVA NADA À LUGAR NENHUM – IT WAS DEEP. Tá bom, parei. Bem, encontramos a “antagonista” esse arco, a Numachi Rouka! A MESMA ROUKA mencionada RAPIDAMENTE pelo Kaiki em Koimonogatari! Foi intrigante que a Rouka já apareceu toda ferrada, sem explicações certas a respeito desses ferimentos. Apenas que ela é o “ombro amigo”… E que ombro amigo mais filho da puta.

Marcela: PERA, UMA COISA IMPORTANTE PRIMEIRO: como diabos ela subiu a escada no meio do nada? Quero dizer, fui assistindo a cena mas não parava de passar pela minha cabeça ela subindo a escada de muletas… Enfim, mistérios do estúdio SHAFT. Além disso, outro detalhezinho que talvez tenha sido o meu possível lado lésbico reprimido: senti uma tensão sexual tremenda nas duas. Isso antes de toda a agarração de peito. Parecia que a qualquer momento elas iam começar a se agarrar ali no chão e dane-se.

ss+(2014-09-11+at+06.46.04)Raigho: MINHA AMIGA, MINHA. AMIGA. Você NÃO APERTA UM PEITO COM AQUELA FIRMEZA sem ter sentido aquele peito antes, foi tipo “isso aqui me pertence”! TENSAUM D+ NESSA HORA! >lado lésbico reprimido< Enfim… Eu achei, no mínimo, “engenhoso” a lógica da Rouka. Se o problema é fácil/normal, a gente senta, eu digo que vou resolver < o estresse passa < a coisa normalmente se resolve. PORQUE BOA PARTE da ansiedade, é por algo que está por vir ainda! Mostrou por exemplo “provas/vestibulares” ali naquela hora, esse tipo de preocupação. Mas no fundo, a Rouka ouve com um “sorriso interno”, porque ela tá fodida e quer ver a desgraça alheia para se sentir melhor. EMBORA não machuque ninguém diretamente, é controverso.

Hanamonogatari - Large 034Marcela: E isso que acaba sendo o grande dilema da Kanbaru em compreender as atitudes dela: não pode acusar a Rouka de estar fazendo algo ruim porque os resultados são positivos. Ela faz algo bom mas sua intenção é outra. É a famosa boa ação que você faz pensando logo na recompensa, no caso dela, a recompensa é algo de certa forma “maligno”. Podemos fazer um paralelo com a Misaki Nakahara de Bem vindo a N.H.K: ela é uma menina meio desgracenta igual a Rouka, bastante ferrada. Então acha um cara ainda pior que ela e começa a ajudar ele, até mostrar que não ajudava só por ajudar mas sim porque ter alguém em um estado ainda pior deixava ela feliz. É bem normal isso nas nossas vidas. Apesar da tendência que eu percebo é de pessoas competirem pra quem é o mais ferrado na vida, quando você se dá mal seja em uma prova escolar, ou uma tarefa da vida mesmo, ter alguém que foi tão mal ou ainda pior que você é reconfortante pro ego. Mesmo sabendo que isso é um ato egoísta e egocêntrico, é como se fosse seu subconsciente te confortando e passando a mão na cabeça…

Raigho: Foi quase uma síndrome de Poliana, sabe? A menina que fazia “jogo do contente”, dava alguma merda < pensava que poderia ser pior ou imaginava alguém em pior estado. E é isso que a Rouka faz, tanto que a Kanbaru fica PUTA DA VIDA e mete um BELO DE UM TAPA no meio da cara dela, mas depois acaba indo embora, porque não pode “interferir diretamente isso”. E teve aquela parte rápida onde a Kanbaru pensa “ela ajuda sem recompensa”… < daí aparece o powerpoint “igual ao Araragi”. Mas né. E no fim, ela retorna pra casa, dorme bonitinha, para acordar… Bem.

Marcela: Pausa pra refletir sobre ela dormir nua. … Sabia que dependendo do clima isso pode fazer mal? Tipo, no verão é de boas porque enfim, é quente, mas uma parada dessas em um clima mais friozinho pode dar um resfriado.

Raigho: Cê parece entendida do assunto… Não que eu esteja insinuando algo. Longe de mim, pfvr.

Marcela: Só comentando o que aprendi ao longo dos anos e tal. Bora encerrar antes que eu acabe falando mais coisa ainda…

Hanamonogatari - Large 036Raigho: E-EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEH?! H-HIDOIIIIIIIIIIIIIIII. Enfim, O BRAÇO DA KANBARU VOLTOU AO NORMAL PUFF

Marcela: MÁGICA!

Raigho: TIPO. WAT. PASSOU A SÉRIE INTEIRA COM AQUELA PORRINHA, CHEGOU 1 EPISÓDIO, PRONTO

Marcela: LARGOU O BASQUETE. Primeira coisa que veio na minha cabeça: “AGORA o Araragi morreu de vez”. Aliás, se a Kokorowatari tivesse cortado o braço dela, não teria resolvido? Porque ela só corta kaiis, então o braço que estava por baixo poderia ficar intacto… Acho.

Raigho: É tipo questionar a Rowling sobre o “vira-tempo” da Hermione. A melhor parte foi ela enviando o SMS com “colega minha apertou meu peito”, e a resposta “Uhuuu, conte comigo” ou uma zoeirinha dessas.

Marcela: Araragi sendo sempre a Araragi. E agora, como será a vida da macaquinha sem o braço de macaco? Mistérios… Que ficam pro próximo Zenmanal.

Raigho: Até a próxima!

Deu pra matar a saudade? É claro que não, por isso tem mais 4 vindo por aqui. Só avisar vocês que nossa agenda está um pouco complicada, mas tentaremos manter a parte >semanal< o máximo possível.

Não esqueçam de surtar nos comentários junto com a gente.

Até (esperosemana que vem!

ss+(2014-09-11+at+06.47.24)

Advertisements

6 thoughts on “Comentários Zenmanais [Edição Flor] #01 – A Flor tem que ser de Lírio e a Mulher tem que ser Kanbaru!

  1. Eu tive emoções ambíguas quando vi o Kaiki vivo. Eu não sabia se ficava feliz por gostar do personagem, ou Zangado por ter sofrido com o final de koimonogatari em vão (eu tinha certeza que ele estava morto).
    Isso me faz pensar, será que a Hachikuji…

  2. lol estava esperando ansiosamente pelo zenmanal (ver o surto de vcs e saber q há pessoas mais loucas do que eu faz bem kkkkkkkk’), desde q vi os 5 epis seguidos semana passada. Supimpa de mais kkkkkkkkkkk’
    Achei interessante “o” Ougi aparecer, pelo q lembro q li num post aqui no site sobre o final de… não lembro o nome da ultima cronica, lembro q era um nome cabulosamente complicado, enfim, dava a impressão (pelo q entendi) q se td foi resolvido, ele teoricamente deveria ter desaparecido…
    Disgrama, quero pegar no peito de uma mina e ficar batendo papo com ela com a mão no peito dela e só depois de um tempo ela pedir q eu largue huehueheueeuehehueuue

    Marcela, vossa senhoria é do norte do país? E já …dormiu pelada nua porno(kkkkkkkkkkk’)?

  3. Muito bom! =D
    Apesar de eu gostar das personagens com cabelo curto, a Kanbaru teve seu fator moe elevado às alturas com cabelo grande.
    Muitas coisas acontecem, ainda acho que a shaft fez besteira novamente querendo passar tudo de uma vez. E se tivesse passado na ordem da novel teríamos recebido tantos spoilers…
    1 episódio por semana deixa a pessoa mais ansiosa pra ver.
    Enfim, muito boa analise, como sempre, vou ficar na espera do próximo zenmanal.

    “Aliás, se a Kokorowatari tivesse cortado o braço dela, não teria resolvido? Porque ela só corta kaiis, então o braço que estava por baixo poderia ficar intacto… Acho.”

    Depois re assiste o Suruga Monkey. O Oshino, digo o Meme, explica que o Rainy devil é um demônio que se liga ao corpo da pessoa, sugando a energia vital, se cortasse o braço dela com a Kokorowatari iria cortar a Kanbaru consequentemente. O braço dela já tinha se tornado posse do Rainy devil.
    A melhor solução é fazer o desejo da Kanbaru se tornar impossível esperar que o Rainy saia do corpo dela naturalmente.

    É similar à ao caso da Black Hanekawa, quando a Hanekawa e a Sawarineko se tornaram a mesma coisa. O que acabou dando errado quando o Araragi “usou” a Kokorowatari.
    Nesse caso não teve solução, só teve como “selar” ela, aliviando o estresse da Hanekawa.

  4. Hana foi demais, deu pra notar uma melhora na animação que deu pra perdoar o atraso. Mas faltou uns detalhes bacanas da novel tipo, o Araragi só se formou porque teve que se ajoelhar e implorar pros professores dele deixarem ele passar (a Hanekawa disse que foi tão incrível que eles perderam o fôlego) e a parte em que a Kanbaru fala dos avós dela.

    Aguardando os próximos Zenmanais e o retorno triunfante do Kaiki (o que uma porrada não faz com uma pessoa…) e do Araragi super saiyajin 4.

Dê sua opinião!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s