Grisaia no Kajitsu – “Os frutos da árvore cinzenta”

mainArt

“Árvore do mundo é Grisaia,

o nome da árvore cinzenta é Grisaia,

existem frutos maduros em seus galhos,

mas a flor ainda está por florescer…”

Como eu havia dito, visual novels são a minha vida ultimamente! Entre tantas histórias, lágrimas e mortes, uma delas conquistou seu cantinho especial no meu coração: a VN mais longa e sensacional que eu joguei até o presente momento, Grisaia no Kajitsu [O Fruto de Grisaia]. São tantas formas de expressar os sentimentos nas rotas, na OST, nesse lindo character design feito por Akio Watanabe (character design de Monogatari Series) e Fumio… Além de tudo, é uma trilogia! Essa história classificada como “muito longa” [50h+] apresenta 5 garotas, 5 passados diferentes que se encontraram em uma academia… Destinada, eu diria.

Os frutos da árvore do mundo…

Grisaia.no.Kajitsu.600.623682

“Grisaia Series” é uma trilogia composta por Kajitsu [Fruto], Mekyuu [Labirinto] e Rakuen [Éden]. Uma série bastante renomada no Japão, produzida pela Front Wing. A única com tradução disponível atualmente é a primeira da série [Kajitsu], recentemente adquirida pelo Sekai Project por sinal, então tornou-se um pouco mais complicado encontrar o patch de tradução feito por fãs que saiu há algum tempo. Falar sobre esse jogo é algo particularmente gratificante. Antes de apresentar as ~musas~ comecemos pelo protagonista… Kazami Yuuji! O inigualável 9029!

Irônico, extremamente sincero, calculista, sensacional, eis a definição do nosso protagonista! Talvez o personagem mais misterioso dessa história inteira. Ele chega na famigerada Mihama desejando uma vida escolar comum e rotineira; obviamente ele vai conseguir muito mais do que desejava em todos os sentidos possíveis. O carisma dele é algo incrível, seus trejeitos militares, a forma como ele relaciona garotas/armas em frases soberbas, sua visão de mundo e o sonho de obter tranquilidade fazem de Yuuji o principal atrativo dessa VN que quebra alguns paradigmas. Mas é claro que ele não é comum, o sangue manchado em suas mãos não é facilmente limpo…

Possivelmente você está questionando que tipo de instituição é a Academia Mihama para receber alguém de ~tamanha periculosidade~, com muros imponentes, um portão enorme, diversas salas, um dormitório. Na verdade, se fizermos uma observação detalhada, parece até mesmo uma prisão. Uma gaiola particular. Esse local é onde estão os frutos que a árvore do mundo abandonou, eles foram abandonados pela sociedade [ou será que eles decidiram abandoná-la?]… Esses frutos são 5 garotas. Michiru, Amane, Makina, Sachi, Yumiko! No momento em que o jovem Yuuji adentrou esse local o destino das garotas e o dele próprio foi selado, a busca por salvação tinha apenas começado.

Grisaia.no.Kajitsu.600.521239

Da esquerda pra direita: Amane, Makina, Sachi, Michiru e Yumiko.

É hora de apresentar nossas estudantes! A atrevida e insistente ruiva, Suou Amane, seguida pela adorável e genial Irisu Makina. A sempre obediente estudante dos cabelos rosados, Sachi Komine, que eternamente acompanha a mais gentil das tsunderes, Matsushima Michiru. E por fim, a isolada e… isolada, Sakaki Yumiko! Cada uma dessas garotas foi parar na Academia Mihama por seus próprios motivos obscuros, elas fizeram um voto silencioso de jamais questionar quais circunstâncias as levaram até essa ~instituição~, preservando assim a amizade acima de tudo; claramente a chegada do Yuuji será recebida com certa desconfiança da parte delas, mas em pouco tempo tudo se torna “harmonioso” de forma estranha. Peculiar, talvez seja mais preciso esse termo.

Toda essa situação é apresentada nos mais lindos cenários! Não só pelo CD do Akio Watanabe/Fumio ser bastante agradável, mas todo o cenário é feito com muito esmero pela produção, os passos, os sons… as OSTs! Cada uma dessas mocinhas têm sua própria canção tema ao final das longas rotas, lindas por sinal; as expressões faciais são muito boas e fluidas para uma mídia ao estilo Visual Novel. Outro ponto que gostaria de ressaltar é a dublagem impecável de todos os personagens, exceto pelo nosso protagonista silencioso, todas sem exceção receberam dubladores a altura de seus personagens! A narrativa aqui é uma combinação formidável entre diálogos, cenas belíssimas e movimentações suaves, é uma VN que utiliza ao máximo o potencial dessa mídia única.

Grisaia.no.Kajitsu.600.658903

Ah, Mihama…

Algo que encontramos em Grisaia [na verdade, em qualquer VN muito longa] é o problema no ritmo dessa narrativa, muitas vezes ela se estende demais em momentos desnecessários. A famosa “rota comum” desse jogo é bastante longa, estamos falando de aproximadamente 10-15 horas de piadas, presságios e construções de personagem para o que está por vir em cada uma dessas rotas. Caso você jogue, vai até estranhar a classificação 18+ em um jogo aparentemente tranquilo. Não é algo que me incomodou em particular, mas reforço muito esse “aparentemente” pois a narrativa alcança o ápice quando finalmente acessamos as rotas das garotas.

Essa VN foi ~aclamada~ pelo nível da narrativa que ela apresenta não em seu enredo tradicional, mas nos caminhos que você consegue trilhar ao lado de cada uma dessas mocinhas. O principal fator que causa impacto é o “flashback” que todas as rotas têm, o sofrimento e dor que elas passaram, o nível de desespero no qual elas se afundaram até chegar na Mihama… todas as jovens revelam coisas humanas. O que eleva [e muito] o nível dessas rotas é a decisão de alguém como Kazami Yuuji se envolver com essas meninas, escutar o que elas tem a dizer e tentar alterar essas vidas destroçadas; os aparentes estereótipos que elas representam é desmontado aos poucos, mas posso garantir que é de arrancar lágrimas e urros.

Michiru ;A;

Falando de outros personagens secundários, temos a barulhenta Harudera Yuria com sua Ferrari amarela e na outra ponta com seu megane insuperável, Tachibana Chizuru, tentando ser uma diretora exemplar na Academia Mihama. Essas duas personagens em particular compõem parte do quebra-cabeça maior que é o passado do Kazami Yuuji, fiquei realmente surpreso com o enorme destaque que o protagonista [muitas vezes ignorado em certos enredos] recebe, o passado dele é tão intrigante e desolador quanto o das próprias garotas, não por acaso ele foi parar justamente nesse local, mas a situação dele é infinitamente mais complicada que a delas.

O Yuuji sofre ao longo dessa primeira parte da trilogia, diversas vezes se questiona sobre ser merecedor ou não dessa nova realidade tranquila… ele é primordial na quebra do status quo em que a Academia Mihama se encontrava, com esse envolvimento [inicialmente nem amoroso] dele com elas a situação avança para que os demônios interiores sejam confrontados. E ele força esse confronto das formas mais inacreditáveis! Parte do show é ver o protagonista também desejando ser salvo e encarando seu passado brutal, em particular só temos pequenas descobertas sobre as circunstâncias que o levaram até aquele lugar, a essência de Kazami Yuuji só é revelada em Grisaia no Mekyuu, segundo jogo da trilogia que é 85% só sobre ele.

Sim, ele tá com um frango congelado na mão em cima do carro.

Resumo do protagonista em uma simples cena.

Existem muitas formas de definir os personagens e essa história belíssima, mas acho que só jogando/lendo conseguimos entender a essência dessa jornada.

…finalmente vão amadurecer.

Eu poderia permanecer por horas e horas só comentando o quão maravilhosa é essa história! Grisaia é diferente de qualquer história que eu já tivesse visto até então, espero que joguem e se mesmerizem tanto quanto eu. Ah, essa VN vai receber uma adaptação para o formato anime, teremos Grisaia no Kajitsu sendo exibido na temporada de outubro; é óbvio que o anime não vai conseguir fazer jus ao enredo, mas assistirei mesmo assim.

Então é isso, entrem na Academia Mihama por conta própria, vão se surpreender com a busca dessas garotas pela salvação pessoal. Digo mais, quem será realmente salvo? Elas que perderam algo precioso ou ele que busca um propósito? Joguem!

Grisaia-no-Kajitsu-Anime-Key-Visual

Advertisements

7 thoughts on “Grisaia no Kajitsu – “Os frutos da árvore cinzenta”

  1. Faz isso não moço. Eu preciso estudar >.< Já tá até baixada aqui e você fica me tentando… Sabe se tem previsão pra tradução das continuações ou agora que Sekai Project adquiriu a primeira VN vão esperar que comprem o resto?

Dê sua opinião!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s