Comentários SAOmanais #06 – Kiritando para a glória

kiritando para a glóriaOh wow, ninguém esperava por isso.

Yaho!

Toda vez comento que o episódio foi chato e tedioso, mas preciso exclamar do topo dos meus pulmões:

Esse. Foi. Um. Dos. Piores. Episódios. Que. Já. Vi.

Não foi bem uma exclamação, mas sintetizou de maneira bem frasal e gráfica meu sentimento mais sincero.

ss+(2014-08-11+at+08.30.51)Antes de chegar na luta MAGNÍFICA entre os dois, teve a retomada do fim do último episódio com o DESU GUN e sua tatuagem que ninguém lembra o que significa. Primeiras incoerências já surgem em alguns poucos segundos: depois de ficar ouvindo repetidamente a voz do DESU GUN no computador em sua ultra pesquisa de reconhecimento, ao ouvir em alta definição e em pessoa virtual, não foi capaz de identificar. Claro, a voz dele realmente é muito difícil de sacar por ser TÃO natural e TÃO comum.

Segunda incoerência: todo mundo é creepy nesse jogo, usando seus moicanos e afins, mas ninguém repara no garoto/garota claramente perturbado com a presença de um encapuzado com uma máscara do Darth Vader que a mãe comprou e veio daquelas falsificadas lindíssimas, versão cinza. A voz distorcida, os olhos vermelhos maléficos… Espera, vão dar um close na bunda da Sinon de novo!

ss+(2014-08-11+at+08.36.40)Para tentar explicar o aparente estado de espírito catatônico do Kirito, jogaram esse flashback completamente irrelevante com o típico cenário azul que nós vimos em quase todas as dungeons de Sword Art Online. Além, claro da qualidade gráfica absurda, como exemplificado acima. Sem falar dos frames repetidos. Até postaria o print aqui, mas o anime já faz isso pra mim repetindo e deixando a imagem estática.

ss+(2014-08-11+at+08.50.14)Depois do discurso do líder da missão especificar que são todos red players que não hesitam em matar ninguém eles dão chance pra um inimigo ainda armado de fazer algum movimento. Não fazem de refém. Pra variar, com a incompetência de personagens secundários, os três são tão surpreendidos, apesar de serem soldados veteranos, que acabam sendo eliminados pelo mesmo cara.

Pelo visto esse flashback foi pra mostrar que pessoas morrem quando são mortas e o Kirito teve a experiência de matar alguém (sendo que ele já tinha matado o cara que emboscou ele a Asuna e ia tentar matar o Heathcliff) e ficou todo traumatizado. Desenvolvimento de personagem tirado da cartola mágica junto com um coelho morto, porque depois de jogar dois MMO, só agora no terceiro ele fica com cagacinho. Tranquilamente foi pro RPG da Tinkerbell, teve a experiência maravilhosa de sofrer dano real por aquele vilão que lambeu a cara da Asuna e só agora veio ficar com medo de alguma coisa.

ss+(2014-08-11+at+08.56.54)Não tenho palavras pra descrever o quão ridícula foi essa cena, novamente, tirada da cartola infinita de desenvolvimento péssimo. Só pra colocar a cereja no bolo, a Sinon de repente acha que o estado do Kirito é em algum ponto parecido com o dela e fica toda self insert nele, como se já não bastasse a manada de garotos escrotos fazendo isso. Nem sabe o motivo do moleque estar todo retardado e suando frio de maneira virtual (?), mas COM certeza é parecido com o trauma de infância secreto dela que o Kirito não faz ideia! Obrigada, Reki Kawahara, você é um gênio do relacionamento entre personagens, por favor, venha para o Brasil!

ss+(2014-08-11+at+09.03.53)Kirito berserk, fazendo cosplay de Sayaka. Terceiro round da nossa cartola de desenvolvimento: o Kirito que mal conseguia ficar sentado direito na cadeira, passando mal de nervosismo, misteriosamente fica com raiva. Okay, digamos que eu aceite ele ter ficado com medo do DESU GUN (desu gun é um nome realmente assustador), mas expliquem: raiva? De onde? Ele tava com mó medinho de matar alguém e lutar, dois minutos depois tá correndo direto nas balas (que são inúteis contra o corpo imortal dele) e cortando pessoas de uma maneira digna de Akame Ga Kill.

ss+(2014-08-11+at+09.06.30)Bora fazer uma comparação banal: falei da Sayaka ali em cima. Bom, pra você que viu Madoka, sabe que depois que a Sayaka manja das paradas de que o corpo dela é praticamente imortal, já que a alma está na Soul Gem, ela tira proveito disso – somado a capacidade de regeneração amplificada – pra combater violentamente bruxas e familiares. O Kirito ficou de maneira parecida, correndo sem ligar para os danos que sofreria, somente com os olhos no oponente e a intenção de vencer. A ideia é a mesma.

Mas, veja, a Sayaka teve uma preparação para atingir esse estágio. Não foi feliz -> depressão -> raiva de uma tacada só. Tivemos a oportunidade de compreender a noção de justiça muito forte na personagem dela e sua evidente preocupação exagerada diante dos outros, provocando um certo descaso consigo mesma. A famosa personalidade de “mártir”, onde seu sacríficio pouco significa em frente a o bem maior que iria proporcionar. Somada a noção de justiça, a realidade cruel do mundo derrubava seus ideais, principalmente por ter que deixar familiares matarem pessoas pra poder virarem bruxas e soltarem soul gems. Sem seus ideais e sujeita a ter que matar para ter sua alma intacta, ela acabou descendo em uma espiral de auto destruição.

Viu, viu, viu? Desenvolvimento. Kirito = ESTOU PLATINUM MAD, DESU GUN, VOU MATAR TODO MUNDO!11!!

ss+(2014-08-11+at+09.18.50)Ah, essa luta. Meu deus, meu deus, meu deus. Essa luta. Pelo amor de Madoka do céu ao lado esquerdo da deusa Nadeko, essa luta.

Tem gente que diz que o pior anime do mundo é Mars of Destruction. Alguns até arriscam o de Fate Stay Night. Mas essa luta foi o ápice de ruindade e Deus Ex Machina.

Voltamos ao tópico da Sinon se ~identificar~ com o Kirito. Ela, de novo, NÃO SABE o motivo por ele estar se sentindo mal. SIMPLESMENTE ASSUME que “ele é igual a ela”. Seguindo a linha de raciocínio incrível da Sinon, ela fica completamente nervosa e incapaz de mirar no Kirito, que está tranquilamente desfilando no campo de batalha.

Recapitulando só: ela assumiu algo sem nem saber;
por assumir esse algo, ficou nervosa;
conseguiu errar todos os tiros com uma das melhores armas do jogo em um oponente desfilando.

ss+(2014-08-11+at+09.34.54)Acabou que a personagem que eu finalmente consegui gostar um tiquinho me decepcionou. Digo e repito: SAO é igual a vida, te dá esperanças pra te decepcionar depois. 

De novo, todo mundo levando um jogo a sério demais, lágrimas em pixel de alta definição. A discussão mais sem sentido possível, qualquer caminho anterior que levasse a compreender o que tava acontecendo ali. Sim, eu assisti o episódio, li as legendas, não fiquei olhando pra bunda da Sinon. Reassisti e ainda não tinha traçado um caminho adequado pra essas EMOSSAUM. Citando uma grande banda brasileira, “Entre razões e emoções, a saída é o que der na telha”. BASED Kawahara.

Já falei que o Kirito conseguiu cortar a bala dela no meio perfeitamente só adivinhando pela mudança no olhar da Sinon?

ss+(2014-08-11+at+09.40.29) ss+(2014-08-11+at+09.40.34)Não conseguiu notar a diferença? Aw, desculpe, você não é qualificado pra ser um Kirito.

E nem venham com o papo de linha de adivinhação mágica porque a Sinon avisou que não tem essas paradas nessa distância. Estamos falando de tempo de reação PRECISO pra acertar uma bala só sabendo vagamente onde ela iria acertar, porque mesmo que o olhar tenha mudado, não dá pra dizer onde ela tá REALMENTE mirando. “Mirou na minha perna”, e tua perna é pequena o suficiente pra saber onde a bala vai entrar?

ss+(2014-08-11+at+09.48.39)… Deixa pra lá.

Ansiosa pra decepção da semana que vem.

Advertisements

7 thoughts on “Comentários SAOmanais #06 – Kiritando para a glória

  1. sei que foi mais uma explicação própria e com zueras, mas a história é muito mais que isso, é só se lembrar, “ninguém lembra o que significa”… é só a marca da guilda… “raiva? de onde?” dele mesmo, ele sente raiva de tentar esquecer isso, e percebe que não pode simplesmente deixar isso passar só porque não lhe agrada, “não da pra saber onde ela realmente tava mirando” isso é tática, contra um alvo que precisa correr para atacar é melhor atacar A) cabeça para matar, B) perna para imobilizar, e a perna é o menos provável, só que o Kirito já tem experiencia com lutas, não só em jogo, ele levou isso para a vida dele, e cortar a bala foi algo facil, a espada de energia é só uma imagem, ela na verdade é um item que mata em um único golpe, mais forte que todas as balas, porém perde em distância, por isso não é usada, é mais forte do que simplesmente “espada”, sobre ela assumir que ele é “igual” a ela, essa é uma forma de ela tentar entender a loucura que ele estava fazendo (que foi intencional, já que ele sabe que deixar o alvo desorientado aumenta o “circulo” de tiro”) e ao mesmo tempo entender um pouco mais de si mesma, ela quer que exista alguém que entenda ela, por isso se obriga a pensar que ele é igual, sobre a reação dele lembrar de ter matado os caras daquela guilda: ele esta assustado não por mata-los, mas sim por pensar que aquele cara esta buscando vingança de forma tão cruel e maligna, e esta assustado em lembrar da forma de agir como se nada mais importasse para aqueles players, como se a vida deles não fosse mais necessária para outra coisa além matar, sobre os “soldados veteranos” ninguém disse que informações não podem vazar ou que alguns players inimigos também fossem “veteranos”, desculpe se te insultei em algum momento, mas acho esses comentários somente sobre o episódio 6 completamente, sem levar um contexto…

    • Discordo da parte em que você diz que ele deixou a Sinon nervosa propositalmente. O Kirito estava no estado catatônico dele, o nervosismo dela foi pelo próprio raciocínio errôneo.

      Quanto a bala, a experiência de luta dele não se aplica tanto a armas de fogo, como ele mesmo não sabe manejar uma. Além disso, a bala disparada pela Hecate não era grande o suficiente para que acertá-la fosse fácil. Com a velocidade que a bala tem, somado ao tamanho e o alvo vago, a probabilidade dele acertar com a espada, que tem uma área pequena, é mínima. E, se errasse o corte, a bala definitivamente entraria.

  2. Certeza que vocês garotas estão com ciúmes, do Kirito ou da relação dele com a Asuna, por causa do “venha cá minha nega!” que teve nesse episódio. Não só a Marcela, mas já vi diversas outras garotas revoltadas com esse episódio. xD

Dê sua opinião!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s