Acervo do Paruz #06 – Ghost Hunt (Ono Fuyumi/Inada Shiho)

Acervo do Paruz bannerSaindo diretamente do reino dos mortos.

Yaho!

Sexta-feira é dia de happy hour, de beber com os amigos. Isso é, se você tiver amigos. Vamos lá, todos nós somos otakus antissociais. Por isso, a sexta-feira significa outras coisas pra gente: assistir animes, jogar e ler mangá. Sendo assim, todas as sextas uma recomendação diferente pra você maratonar no seu fim de semana solitário.

Após minhas inspiradoras palavras, com você, o vagabundo mor, Paruz! (*phoenix down*)

O Acervo

 

Olá novamente galera, me desculpem por não ter postado semana passada, mas como sempre estou morrendo (só a Marcela que me conhece há tempo sabe que eu vivo morrendo D:), dei uma piorada e fiquei quase toda semana passada e essa deitado. Arranjei um tempo para terminar de ler o mangá e escrever a review (mesmo com o óculos que eu genialmente quebrei sentando em cima… I’m a genius :B), então hoje trago o prometido mangá de ocultismo: Ghost Hunt.

ghost hunt 1

Ghost Hunt começa em um simples encontro de garotas contando histórias de fantasmas e ali conhecemos nossa protagonista, Taniyama Mai e logo em seguida nosso protagonista, Shibuya Kazuya. O começo é meio estranho e misterioso, com o Kazuya perguntando coisas sobre o prédio assombrado da escola onde Mai estuda e para o qual Kazuya tinha acabado de se transferir. Curiosa, Mai vai até o prédio e acaba destruindo um equipamento muito caro de Kazuya e ele revela que na verdade é um pesquisador sobrenatural que está investigando o prédio assombrado para o diretor da escola. Como Mai quebrou, ela é obrigada a ajudar ele nessa investigação e  ali mesmo conhece todos os personagens que vão estar em volta de tudo ali em diante.

 ghost hunt 2

Então, seguindo a imagem da esquerda para direita, vamos à lista:

Shibuya Kazuya: Dono da Shibuya Psychic Research, e tem apenas 17 anos, chamado de Naru por ser um narcisista.

Taniyama Mai: Estudande de 16 anos que acaba se envolvendo com SPR, torna-se uma funcionária e de pouco a pouco ela vai adquirindo poderes sobrenaturais.

Matsuzaki Ayako: Uma auto intitulada Miko por não ter sido criada em um templo, tanto que seus pais são médicos. Ela é praticamente inútil durante toda a série.

Takigawa Hosho: É um monge budista que decidiu deixar sua posição e virou um tocador de baixo uma banda popular local, e por isso ele tem cabelo e piercing.

Osamu Yasuhara: É um estudante que se junta ao grupo, acredito que no 5º Mistério (não contando side stories), então é muito spoiler para esse personagem.

Hara Masako: Uma verdadeira médium que consegue sentir os espíritos nos locais e sempre se veste com kimono. É famosa na tv, apesar de nunca aparecer no mangá e só comentarem.

John Brown: Um padre católico australiano de 19 anos que é muito misterioso na minha opinião, e tem um mistério que não é resolvido no final, o que me deixou puto.

Koujo Lin: O assistente do Kazuya, que tem vários conhecimentos chineses e interage muito pouco com os outros.

Mori Madoka: Uma associada da SPR e mentora do Kazuya, que aparece por pouco tempo para um mistério.

 ghost hunt 3

Ghost Hunt é um mangá muito interessante para quem gosta de ocultismo. O grupo investiga vários pontos do local para achar presença de forças sobrenaturais: temperatura, ruídos e aparições com câmeras especiais (que Mai uma vez quebrou e custou caro :v). Da mesma forma que ele coloca vários termos a autora explica todos esses termos, para que qualquer leigo entenda tudo que está acontecendo, porém são muitas explicações ao longo da história que pode deixar o leitor perdido ou até cansado. Além disso eu acho o mangá muito lento, o que pode ser bom para alguns, porque explica mais e envolve mais no mistério, ou ruim, por parecer que enrola demais nos mistérios. E o “Horror” do mangá na minha opinião é muito pouco, quase inexistente, a menos que você se assuste com qualquer coisa, pois a única coisa que me assustou mesmo foi o Drácula, tirando isso o resto foi bem tranquilo.

Apesar de eu esta escrachando um pouco o mangá, é pelo fato de eu não ser muito fã de ocultismo, então eu olhava os outros detalhes do mangá, como a falta de aproveitamento dos protagonistas, que facilmente poderia dar um envolvimento maior, tanto que pro final o monge Hosho comenta algumas coisas sobre o padre John e um mistério, e mesmo assim não aproveita, da mesma forma que todos os personagens, tirando o estudante que entrou depois, cada um tem um mistério que poderia ter um bom background para contar, mas em nenhum momento é aproveitar ao longo do mangá.

Entretanto devo destacar que a parte do Ocultismo é de longe o ponto forte e a razão dessa review. Imagino que esse mangá deve ser lido por qualquer fã de ocultismo pelo vasto conhecimento e mistério que ele passa, e algumas coisas curiosas como fantasmas diferentes no ocidente e no oriente, e por ai vai. Tudo bem explicado, então até se seu conhecimento é pouco você acaba tendo um vasto conhecimento após terminar de ler.

ghost hunt 4

Engraçado que o mangá é baseado em uma novel lançada em 1989 pela Ono Fuyumi, que também é a autora do mangá junto com o desenhista Inada Shiro, que começou em 1998. A parte engraçada é que em 2012 o mangá ganhou uma continuação chamada Akumu no Sumu Ie – Ghost Hunt, sendo que a novel já acabou há tempo. Fuyumi é casada com Ayatsuji Yukito, autor de Another, curioso casal que escreve terror e mistério, não? E além de claro o Ghost hunt, ela tem outra novel famosa chamado “The Twelve Kingdoms” que tem uma adaptação em anime. Já o artista Inada Shiro não tem outras obras além das de Ghost Hunt.

Apesar desse mangá não entrar como meu favorito devo confirmar que é de longe o melhor mangá de ocultismo que já li, e muito aclamado pelos fãs, ao ponto de que acredito porque a insistência e pedido que agora está tendo de uma continuação, pois na minha opinião foi um final muito simples sem dar detalhe de nada do que acontece depois dali, isso inclui qualquer drama e futuro dos personagens e do mistério sobre John, QUE EU QUERO SABER Ò_Ó.

ghost hunt 5

Isso é por hoje pessoal, se alguém quiser algum gênero em especifico pode falar que vou fazer o possível para achar um a sua preferência, obrigado por lerem e até o próximo post, se eu continuar vivo *coloco música misteriosa de fundo e saio de fininho*.

 

Advertisements

2 thoughts on “Acervo do Paruz #06 – Ghost Hunt (Ono Fuyumi/Inada Shiho)

Dê sua opinião!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s