Owarimonogatari – Shinobu Mail [Parte Dois]

tumblr_mzqhrqoZZw1rl17a1o1_1280

A situação tá ficando complicada. Sério.

Falar sobre Monogatari Series é sempre algo trabalhoso e cansativo, o esforço de procurar os spoilers certos, confirmar a veracidade das informações, além de ter a paciência de verificar alguns detalhes minuciosos que sempre passam e causam muita dor de cabeça… Mas acho que o resultado do post ficou bastante satisfatório em linhas gerais, achei melhor dividir em algumas partes para maior compreensão geral, temos narrativa/perguntas e respostas/resumo. Caso não tenham lido ainda, eu fiz isso um processo semelhante com a primeira light novel dessa trilogia, Owarimonogatari [Parte Um].

Peço que caso tenham alguma dúvida comentem sem hesitar! Ou caso achem alguma passagem confusa, por favor, avisem!

Isso não é o fim. Não é sequer o princípio do fim. Mas é, talvez, o fim do princípio. – Winston Churchill

Shinobu Mail – Uma Mensagem. Uma Armadura.

“Eu sempre te amei, Araragi-san”… As palavras finais de Hachikuji Mayoi.

O problema de se fazer um pacto com o demônio é que você precisa cumpri-lo. Araragi Koyomi tinha consciência de que agora precisava encontrar Kanbaru Suruga e reencontrar sua parceria, Oshino Shinobu, para que pudessem finalizar o “acerto” feito com Gaen Izuko; haviam intenções demais em jogo: Gaen desejando encontrar sua sobrinha, o próprio Koyomi cada vez humano enquanto sentia uma necessidade quase doentia de encontrar finalmente a Shinobu, a própria boneca Yotsugi que aparentemente escondia segredos obscuros…

Não era hora de pensar nisso. Agora não. Assim que recuperou o sinal em seu celular Araragi decidiu entrar em contato com sua amiga, Kanbaru, através de uma mensagem para que ela se encontrasse com ele no cursinho abandonado onde tantas batalhas ocorreram, tudo ocorreria bem, nenhum Kaii seria envolvido, é só uma Tia desejando conhecer sua sobrinha… Por mais perturbadora que fosse a situação tudo seguiria o plano, mas aquela voz, aquela sensação de fuga crescia cada vez mais.

“Yo, Araragi-senpai!” – Uma conversa rápida se iniciou, só precisava explicar o que fazer e tudo fic-

Se não fosse aquela situação preocupante talvez eu tivesse notado algo de errado dentro do cursinho, talvez eu tivesse notado uma certa armadura imóvel ao fundo daquele lugar, talvez eu não tivesse sofrido um dreno de energia sem saber quem era meu oponente, para logo depois observar minha kouhai sofrer o mesmo destino…

O oponente sequer respirou entre os ataques, mas eu reconheço esse tipo de dreno de energia, foi algo feito por um legítimo vampiro… Não pode ter sido a Shinobu… Então, quem?! Ambos estávamos atordoado demais para reagir, tudo o que conseguimos fazer foi permanecer no chão, simplesmente aguardando o efeito desagradável pass- Tem… Tem algo se aproximando? Digo, parece que é um…

Gaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaooooooooooooooooo!

Um maldito tigre gigante. Em chamas. Um maldito tigre desgraçado em chamas surgiu repentinamente, da onde essa coisa veio?! O cursinho inteiro estava em chamas, nós precisávamos escapar dali imediatamente, mas como fazer isso…

Yay, peace, onii-chan!

“Yotsugi!” – o nome dela jamais havia sido pronunciado com tanto fervor, graças a ela e sua habilidade peculiar de fuga tanto eu quanto a Kanbaru conseguimos escapar, mas o cursinho… O cursinho estava sendo queimado…

Foi esse o meu pensamento enquanto estávamos fugindo do meu cemitério de memórias…

Depois disso foi tudo um grande turbilhão, a batalha que estava por vir, meu encontro com Gaen Izuko, o encontro no templo da cobra branca setentrional…

Tudo branco. Tudo negro.

Perguntas e Respostas – Parte 1

  • Quem diabos atacou o Araragi e a Kanbaru no cursinho abandonado?

Simples, quem os atacou foi o primeiro subordinado da Shinobu, sim o dito cujo que cometeu “suicídio”, seu nome é “Seishirou Shishirui”.

  • Qual foi o motivo do ataque e como ele sobreviveu/encontrou o Araragi?

O ataque foi motivado por ciúmes. Soa um pouco bobo, mas foi exatamente por isso que ele atacou o Araragi, mas como ele estava acompanhado da Kanbaru, o Seishirou resolveu atacar ambos naquele momento; de acordo com a Gaen o primeiro subordinado não morreu na tentativa de suicídio [sem entrar em maiores detalhes sobre como isso de fato aconteceu], o primeiro encontrou a Shinobu e o Araragi pela primeira vez durante a viagem temporal de ambos, sim, quando eles pararam naquela maldita “Rota X” de Kabukimonogatari!

Capa de Onimonogatari - Shinobu tendo em mãos o capacete do Primeiro.

Capa de Onimonogatari – Shinobu tendo em mãos o capacete do Primeiro.

  • Mas se ele encontrou ambos na “Rota X”, ele veio de um mundo alternativo?

Sim, podemos dizer que o Primeiro apenas seguiu ambos para ver como tudo se desenrolaria, ao alcançar o templo da cobra branca setentrional ele utilizou toda a energia acumulada naquele ponto para recuperar a forma física junto com sua armadura, escapou para a Rota A com o nosso casal. Depois disso ele achou por bem permanecer adormecido escondido no cursinho até o “momento certo” chegar, quando ele percebeu a Kanbaru e o Araragi no cursinho atacou ambos para completar sua ressurreição.

  • Por que o Primeiro teve todo esse trabalho? Qual era finalidade dele?

Como eu disse, ciúmes. Ele fica se gabando durante parte da LN sobre o fato de ser o único “merecedor” de estar ao lado da Shinobu, resumindo, ele desejava a Shinobu de volta. Mas o problema é que o Araragi não tinha consciência disso até o momento no qual a Gaen durante essa crônica explica quem o atacou e porquê.

  • Como esses eventos se encaixam em Monogatari Second Season?

A ordem seria: Kabukimonogatari – Onimonogatari – Owarimonogatari [Shinobu Mail]! Todos os eventos são consequências dessas 3 LN em particular.

  • Por que a Gaen criou esse plano? E como o vampiro Episode se encaixa nisso?

O objetivo da Gaen era simplesmente recriar a kokorowatari original! Para isso ela precisava da armadura do Primeiro, coisa que é “roubada” pelo Episode durante a “batalha” entre Araragi e Shinobu X Seishirou Shishirui, somente com os poderes combinados da Gaen e do Episode é que esse plano poderia ser realizado.

  • Qual seria a ordem cronológica dos eventos durante a narrativa?

Não estou 100% certo, mas seria algo mais ou menos assim: Araragi chega no cursinho e chama a Kanbaru < ambos são atacados pelo Primeiro < o Kako brinca com fogo no cursinho < Yotsugi escapa com ambos < seguem para o “Parque Mayoi” e ao invés de encontrarem a Gaen, deparam-se com a Shinobu < batalha contra o Primeiro.

Os fatos relevantes de Shinobu Mail

De fato temos aqui narrados os eventos daqueles capítulos perdidos de Nekomonogatari (Shiro), descobrimos o nome do primeiro subordinado e até algumas intenções da Gaen! Acredito que os destaques dessa história sejam as revelações sobre o Episode, a Kanbaru brincando de ~Kamijou Touma~ em algumas partes [principalmente no finalzinho], o momento no qual a “Shinobu decide ficar com o Araragi e o Araragi decide ficar com a Shinobu” é bem emocionante, o que apenas reforça o laço entre eles; ocorrem algumas brigas entre Kanbaru x Shinobu pelo fato da jogadora de basquete ficar irritada com a “indecisão” da Shinobu diante da situação, mas na “batalha” final ocorrida entre Araragi e Shinobu x Primeiro tudo isso é resolvido, o primeiro é derrotado e fica satisfeito pelo fato da Shinobu ter um parceiro de verdade.

A Shinobu chega a uma conclusão ~interessante~ sobre o Araragi/Seishirou, além disso temos o encontro entre sobrinha [Kanbaru] e tia [Gaen]; o peculiar desse encontro é que a Gaen se apresenta como uma “parente” do Oshino Meme [virou moda depois que a Ougi teve essa ideia], temos também a “conversa” entre Seishirou [versão criança] e Araragi na livraria! Ao final da narrativa temos uma repetição daquela cena final de Bakemonogatari, onde a Gahara x Araragi trocam votos de “eu te amo”, só que dessa vez por telefone.

Perguntas e Respostas – Parte 2

  • Quero detalhes sobre essa tal “batalha” entre Araragi e Shinobu x Primeiro, como ela transcorre?

Não sei poderíamos chamar de batalha realmente, mas uma espécie de combate ocorre entre eles após a Shinobu tomar a decisão de ficar ao lado do Araragi; antes que a batalha comece o Seishirou retira sua armadura [agora que seu corpo já está estável é algo desnecessário, além de ser o momento no qual o Episode rouba ela], depois disso durante o duelo o Araragi utiliza seu “ofuda” [NÃO é aquele que a Nadeko engole em Otorimonogatari, mas sim o “ofuda” de Bakemonogatari] para transformar o Primeiro em um Kaii “comestível”, dessa forma a Shinobu finalizar essa batalha com o dreno de energia.

1390998881593

A despedida…

  • As roupas rasgadas do Araragi em Neko (Shiro) tem explicação? A Black Hanekawa é mencionada?

Não para as duas perguntas. Possivelmente a Black Hanekawa simplesmente retornou para o quarto do Araragi e a Shinobu foi para o Parque Mayoi.

  • Por que eles foram parar no tal “Parque Mayoi”?

O ponto de encontro original com a Gaen era nessa localização, mas ao invés dela eles encontraram finalmente a Shinobu.

  • Por que a Gaen está brincando de “Onde Está Carmen Sandiego”?

Porque a Gaen é esse tipo de pessoa. Ah, quando eles chegam no no Parque Mayoi encontram uma foto da Gaen dizendo para que eles a encontrem no Templo da Cobra Branca Setentrional.

  • E aquela tal foto que a Hanekawa enviou para o Araragi?

Bem lembrado, o Araragi recebe essa foto minutos antes de batalha contra o Primeiro, coisa que até gera um certo dilema pessoal no Araragi! Ele avalia a situação, sabe que a Hanekawa provavelmente está em perigo mas mesmo assim decide batalhar contra o Primeiro antes de ir ao resgate da gata.

Pergunta final – Fundamentalmente, qual é o objetivo da Gaen Izuko?

Se pensarmos longe, ela pode ter manipulado essa “viagem no tempo” da Shinobu e do Araragi para que ambos fossem parar em outro mundo, retornassem, trouxessem sem saber o Primeiro, batalhassem e finalmente o Episode conseguisse obter a “armadura” para recriar a kokorowatari original… E qual o intuito de ter a espada original?

Muito simples… Para assassinar Araragi Koyomi no final de Koyomimonogatari, durante a crônica “Koyomi Morto” no Templo da Cobra Branca Setentrional. Sim, amigos e amigas, Araragi Koyomi é assassinado por Gaen no final de Koyomimonogatari.

Koyomimonogatari-Gaen-Izuko-by-VOFAN

O Demônio e a Espada original.

A narrativa do final de “Owarimonogatari – Shinobu Mail” e o começo da crônica “Koyomi Morto” são praticamente uma única coisa! O final dessa LN é o começo da crônica final de Koyomimonogatari! Entretanto, aqui temos uma narrativa ambígua, porque talvez não seja certo dizer “Araragi Koyomi de carne e alma foi trespassado pela kokorowatari original”, o correto seria “Araragi Koyomi, o vampiro, foi trespassado pela kokorowatari original”.

O que restou após essa trágica cena? Araragi Koyomi “despertando” e encontrando a menininha Hachikuji Mayoi em seu colo.

Agora, o que isso realmente significa? De que forma isso seria explicado se o Araragi aparece vivo em Tsuki e Hana? A Yumewatari seria a resposta? Espero que até “Owarimonogatari [Parte 3]” eu possa respondê-los.

Até a próxima.

108

Advertisements

20 thoughts on “Owarimonogatari – Shinobu Mail [Parte Dois]

  1. Eu sei que o Nisio realmente odeia cronologia, mas esse desgraçado já está passando dos limites. Mas caramba ainda assim essa crônica foi muito foda mesmo, o cara é um gênio então dá pra desculpar ele.

    E a Hachikuji voltoooou saudades daquela fantasminha que se recusa a morrer definitivamente, todo mundo em monogatari é imortal e pronto (kaiki não morreu, aquela surra foi coisa boba, eu acho).

    Hum… e como a Kokorowatari só mata Kaiis eu acho que o Araragi só perdeu a parte vampírica dele mesmo, tipo um exorcismo completo pra terminar o que o Oshino começou. Na imagem a Gaen corta uma peça de shogi (o rei pra ser mais específico, ou seja um xeque-mate) então agora o Araragi perdeu a coroa, logo ele não é mais o rei dos Kaiis, profundo hein?.

    • Afinal, a Rainha já foi morta antes. A Kagenui no caso. Até porque Koyomimonogatari é um festival de spoilers que não fazem sentido. Porque o contexto dos spoilers não foi revelado ainda.

        • Nessa nenhuma, ela é mencionada principalmente em “Koyomi Nada”, penúltima crônica de Koyomimonogatari. Ela meio que “foi dada como morta”, ou algo assim, são “spoilers que não fazem sentido”.

      • Provavelmente ela não morreu, foi um plano bem complicado só para o Araragi deixar de ser vampiro, quando seria mais fácil acabar com a Shinobu de uma vez. Então a Gaen ainda deve precisar deles pra alguma coisa.

        • O que provavelmente aconteceu foi que a Gaen cortou a ligação entre o Araragi é a Shinobu de uma maneira que não matasse a Shinobu. Agora, como ela conseguiu fazer isso é um mistério.
          E eu me pergunto, onde está o Oshino em uma hora dessas o.o

          • Ta parecendo que o Oshino ficou com medo da Gaen e resolveu cair fora antes da porra ficar séria. Aliás, Koyomimonogatari acontece depois de koi?

            • ALGO ME DIZ que o Oshino Meme se bobear está na cidade observando tudo de perto, pelo que a Gaen diz o Oshino era o melhor aprendiz dela. E Koyomi são 12 crônicas ao longo de 1 ano. Começa em “março” pós-Neko (Kuro)/Kizu, assim por diante.

              • Sim, também acho. Se a Hanekawa não o encontrou é porque ele está em um lugar em que ela não procurou, um lugar debaixo do nariz de todo mundo, faria muito sentido. Se esse fosse o caso, ele teria feito como a própria Hanekawa, se afastado para escapar da temível influencia da Gaen.

                Koi termina em fevereiro ou março, então ambas terminam juntas, saquei. Mas então essa novel seria meio que uma recapitulação de tudo até aqui?

                • NÃO exatamente, são crônicas ocorridas nesses meses de Monogatari Series, mas coisas que até então não haviam sido contadas. As duas últimas crônicas: “Koyomi Nada” e “Koyomi Morto” são as que menos fazem sentido, Koyomi Morto só foi fazer sentido com o lançamento de Owari – Shinobu Mail.

            • A Shinobu é meio que o princípio e o fim. A história começa com ela, e vai acabar com ela.
              Fico até imaginado o Oshino reaparecendo com o cigarro não aceso na boca(porque segundo ele, se o cigarro fosse aceso, seria mais difícil de adaptar a novel para o anime), dizendo aquela frase clássica:

              “Parece que você está com problemas Araragi-kun”.

  2. esse primeiro subordinado foi mencionado em kizumonogatari e onimonogatari como um cara foda, orgulhoso, honrado, PICAGROSSAKATANADEDOISMETROS!
    ai vem o Nisio e ressucita ele como um otario ciumento e o pessoal do otomegatari diz que o Nisio e um genio, um Deus que sabe o que faz. 
    na minha opniao Monogatari series e o Naruto das light novels so o comeco e bom

  3. Seishirou Shishirui poderia ter sido o vilao final que matava todo mundo e depois se matava e acabava a estoria, mas a merda ja ta feita!

  4. minha fanfic do final de monogatari e + ou – assim,
    a Ougi suga todos os Kais do mundo e todos os humanos envolvidos com Kais porque ta com tpm. Oshino Meme aparece pra confrontala (ele foi o unico que nao foi sugado porque fez uma macumba que so ele sabe).
    o Oshino da um soco na barriga dela e entao ela vomita o Seishirou Shishirui verdadeiro que a Shinobu conheceu que so estava sem a mao que ele perdeu quando foi sugado, entao ele empresta a verdadeira Kokorowatari pro Oshino Meme, que usa ela pra abrir um buraco na barriga da Ougi e libertar todos os amigos dele, mas sem querer acaba libertando todos os Kais que a Ougi comeu desde os principios dos tempos.

    FIM so que nao!

    epilogo ou prologo do verdadeiro comeco?

    o verdadeiro comeco comeca com um mundo apocaliptico onde existem mais Kais do que humanos e vemos Araragi ,KissShot, Oshino, Kaiki e o resto tentando resolver esse pepino

    ps. dentro do estomago da Ougi existe uma dimensao onde o tempo nao passa

  5. Canários!… que que foi isso que eu li??? o.O

    Na boa, alguém desenha uma linha do tempo pra quando, em algum mundo paralelo laçarem as LN aqui no Brasil, eu possa ler elas em ordem cronológica (obviamente, eu vou ser masoquista e lerei elas na ordem de lançamento, vai q né?…).

    Nisio é mestre cara, as relações, situações que ele cria… absurdamente fantásticas… ele só não tem pena da gente ao escrever td numa sequencia muito louca, mas oks, só a qualidade de tda a série já da desculpa para ele fazer muita coisa.

    Quero muito ler as LN na integra para saber o q de fato acontece, o que de fato é dito, para fazer a minha própria critica, mas só pelo que li por alto e pelo que vi no anime posso dizer q no minimo tda a série é no minimo boa.

  6. Pingback: Owarimonogatari – Escuridão Ougi [Parte Três] – A Morte e Vida de Araragi Koyomi | OtomeGatari

  7. Pingback: Owarimonogatari [Final Season] estreia em outubro de 2015! | OtomeGatari

Dê sua opinião!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s