Raigho à Toa 02# – Openings e Endings: A eterna sensação de ano novo

lobo_de_tundra

Vão se os animes, ficam as canções.

Existe algo que sempre me fascinou – canções. Não qualquer canção, falo especificamente das famosas “Opening” [Aberturas] e “Endings” [Encerramentos] que tocam em quase todo anime; desde que comecei nessa vida de assistir animes essas músicas me deixam encantado! Não é apenas uma canção, é toda uma conexão entre cantor/animação/movimentos que juntos conseguem constituir algo inesquecível, você pode esquecer o anime, os personagens… Mas certas canções conseguem evocar até mesmo lembranças esquecidas.

Nos meus tempos áureos de maior fervor com animes desenvolvi um certo hábito de entrar no youtube, pesquisar “top 100 aberturas” e assistir até encontrar algo que me agradasse; ocasião que me levou a uma coincidência engraçada: Por ventura, justamente por esse hábito, acabei assistindo Shakugan no Shana, Zero no Tsukaima e Ookami-san to Shichinin no Nakamatachi sequencialmente fazendo com que eu sofresse uma agradável overdose de Rie Kugimiya na época. É esse tipo de coisa que me traz agradáveis lembranças…

Caso você não seja tão leigo no assunto [espero realmente que não seja] acredito que saiba sobre o fato das temporadas de anime mudarem a cada 3 meses, onde animes acabam, continuam, sempre renovados nesse ciclo… E eu vejo isso como ano novo. Sim, “ano novo” é a expressão perfeita! Eu sinto um novo ar, uma nova esperança de que “algo incrível” possa aparecer nessa nova temporada, em boa parte dos casos isso acontece trazendo consigo novas canções; é mágico assistir uma abertura, observar a forma como canção/animação servem como cartão de apresentação desse anime, quase sinalizando em alto e bom som”É isso aqui o que você vai sentir, os feelings dessa OP são o que o anime representa.”

E canções da ED também! Elas são geralmente mais tranquila, mas em alguns casos especiais conseguem ser bem mais marcantes do que a própria OP; um bom exemplo disso são as canções de encerramento de Angel Beats e Clannad, em um primeiro momento não parecem notáveis, mas na cena certa, no momento oportuno dentro do próprio anime- Lágrimas. Apenas lágrimas dolorosas. Cada canção representa algo, cada OP, cada ED, cada sentimento único expresso nesses momentos, cada música que será ouvida diversas vezes…

É encantador. Mágico.

uivo-lobo

Fonte inspiracional: “Puta merda, por que as personagens principais tem a mesma voz?” – Raigho sobre Shana/Louise, 5 anos atrás

2 thoughts on “Raigho à Toa 02# – Openings e Endings: A eterna sensação de ano novo

  1. Pelo visto o Raigho sente a mesma coisa que eu quando há uma nova temporada de animes. As openings e endings de animes sempre são coisas que chamam bastante a atenção. Uma coisa interesante é que geralmente as musicas das openings sempre tem, ou o ritmo, ou o gênero que tem haver com o gênero do anime. Por exemplo, muitos animes de comédia colocam músicas com o ritmo mais rápido/animado. Eu particularmente sempre adorava as openings de animes, dês da época que passava animes no cartoon -já que na TV aberta, quando passava animes, sempre pulavam a opening-.

    E Raigho. Só para lembrar, não é só a Louise e a Shana que tem vozes iguais, a Taiga de Toradora também tem a voz igual -se bem que a 5 anos atrás não havia lançado o anime de Toradora. Mas enfim-.

  2. Yo, sou novo aqui no site mas ja me apaixonei por tudo. Realmente, em relação a OPs e EDs, eu diria que quando as ouvimos revivemos tudo.que passamos no anime. Me lembro das OPs de reborn e o que cada uma significava para mim, a maneira morna e confortavel que eu guardo minhas memorias dessa “entrada” no mundo dos animes pode ser simbolizada pela primeira op de Reborn, Drawing Days.

    Em relação a endings, realmente o efeito que elas causam depende muito do estado emocional do anime no momento. A maneira como chorei ao ver a ending de Angel beats pela ultima vez depois de ela ter se tornado quase “cotidiana” para mim foi algo que so uma ending foi capaz de fazer. Mas nesse caso, abro um pequeno parentese e comento sobre todo o material musical de Kami Nomi zo Shiru Sekai. Você ja viu a versão completa da terceira op? É lindo, em doze minutos conseguiram colocar todo o sentimento da terceira temporada.

Dê sua opinião!

