Papo Gatari #02 – Entrevista Nisio Isin x Akiyuki Shinbo sobre Monogatari Second Season [Zenmonogatari]!

PapoGatari!Dois mestres em ação pra falar de uma gata, um tigre somente uma humana.

Yaho! Segundíssima edição do nosso Papo Gatari onde todo mundo bate papo menos eu o Raigho. Já bastou os 20 e poucos Zenmanais, né não? Enfim…

Circulou pela nossa página no Facebook as gloriosas imagens da revista TSUBASA, uma revista especial da personagem Hanekawa Tsubasa lançada após a exibição de Nekomonogatari Shiro. Todas as heroínas estão tendo suas revistas também – o conteúdo varia entre cronologia, foto de cosplayers das personagens… E entrevistas.

E é isso que trazemos para vocês no Papo Gatari de hoje: uma entrevista entre o autor, Nisio Isin, e o diretor e supervisor da adaptação de Monogatari Series, Akiyuki Shinbo! Eles comentam a respeito do que esperam da Second Season, sobre Nekomonogatari [Shiro], previsões da Terceira Fase…

Nada disso seria possível se não fosse o incrível semideus Imouto Lover (@imouto_lover), nosso tradutor esporádico para coisas em japonês! Muito humildemente ele traduziu as entrevistas da revista para nós, assim como as entrevistas com o Nisio que postamos na Semana Monogatari. Agradecimentos totais para ele, fazer altar, oferendas. Nosso caro tradutor ainda deu as honras de fazer comentários entre os “<>”. Bom… Curtam aí!

Entrevista

Nisio Isin (Obra original) X Shinbo Akiyuki (Diretor chefe)

Monogatari Series Second Season até aqui e daqui para frente

Sobre o começo da Second Season

-Primeiramente uma pergunta para o diretor Shinbo. Qual foi sua impressão quando você leu a Second Season de Monogatari.

Shinbo: O ritmo de lançamento da Second Season foi rápido. Já estava pensando em ler tudo de uma vez e quando percebi todos os volumes já haviam saído.

Nisio: Escrevi sem dar nenhuma pausa, então acabou saindo um volume a cada três meses.

Shinbo: Quando Koimonogatari saiu eu disse a mim mesmo que “leria tudo essa semana”. Apesar do ritmo de lançamento ter sido rápido acredito que os leitores ficaram com muita vontade de saber a continuação após eles terem lido Otorimonogatari <6 meses antes de Koimonogatari>. Nesse ponto eu consegui ler tudo de uma vez sem precisar esperar pela continuação (risos). Na Second Season foi divertido ver um narrador diferente em cada episódio. Achei que seria sempre do ponto de vista da heroína, mas não foi bem assim. A reação que tive quando vi que o Kaiki (Daisuke) era o narrador foi de certa forma divertida.

– Quando o Nisio-sensei começou a escrever a Second Season?

Nisio: Não lembro a época com exatidão, mas senão me engano depois de escrever Nisemonogatari eu escrevi o Character Commentary de Bakemonogatari. Essa foi a razão que me fez escrever Nekomonogatari Kuro e Nekomonogatari Shiro. Monogatari Series se tornou uma série em que eu dizia para mim mesmo que “acabaria no próximo volume”, mas ainda assim “não acabava”. Senão me engano quando Kizumonogatari foi lançado eu havia dito que era uma história de duas partes e quem diria que acabaria se tornando em uma série de 15 volumes (risos).

– Que tipo de história é a Second Season em comparação com a First Season?

Nisio: Eu pensei em “inverter” a First Season. Fazer algo novo, algo que não havia sido feito até agora. Não deixar o narrador sendo somente o Araragi-kun, mas também deixar as heroínas como narradoras e assim criar uma história que não poderia se tornar em um anime. Exatamente porque eu pensava assim que eu escrevi do jeito que eu queria. Esse estilo se manteve desde a First Season e por isso ficou consistente como um todo. Afinal de contas eu escrevi Bakemonogatari como sendo “algo impossível de virar um anime” (risos).

– Mas por alguma razão o anime da Second Season foi anunciado.

Nisio: A próxima temporada (Final Season) com certeza não deverá ser animada (risos). … Continuo escrevendo com isso em mente.

– Como você se sentiu quando o anime foi anunciado?

Nisio: 2 cours! Em uma época como essa um anime de 2 cours! Fico muito agradecido por isso.

Shinbo: Para quem faz o anime, 2 cours dá medo. Mesmo no 1 cour de Bakemonogatari (12 episódios na TV, 3 episódios via web) nós trabalhamos dando nosso máximo. A princípio não tínhamos ideia de quão longo seria fazer um anime de 2 cours.

Nisio: Ver cada volume ter ao menos 4 episódios bem animados é algo que me fez muito feliz como autor.

Shinbo: Por causa dessa quantidade de trabalho que dessa vez decidimos colocar uma recapitulação ao final de cada episódio <arco>. Ainda assim 2 cours não seriam suficientes então decidimos anunciar Hanamonogatari de outra forma. Esse é um exemplo da alta quantidade de calorias que Monogatari Series possui. Como esperado não é uma obra fácil de se lidar.

Isso foi divertido em Nekomonogatari Shiro

– Diretor Shinbo, você havia mencionado previamente que Bakemonogatari focou na história, enquanto Nisemonogatari focou nas personagens. E a Second Season?

Shinbo: Dessa vez decidimos fazer uma obra em que houvesse foco tanto na história como nos personagens. A Second Season tem como característica mostrar com detalhes as personagens e mostrar como elas realmente são. Decidimos fazer isso sem brincadeira, fazendo o mais sério possível. Acredito que na primeira metade houve um foco no lado exterior da personagem enquanto que na metade final houve um foco maior no lado interior da personagem e assim conseguimos criar algo divertido contendo esses dois lados.

Nisio: A Second Season tem várias frases longas também.

Shinbo: Dessa vez pensamos em mostrar as características e frases longas de cada personagem. No último episódio de Nekomonogatari Shiro, por exemplo, gravamos muito referente a cena da carta e do monólogo da Tsubasa.

– Nisio-san, você acompanhou a produção de Nekomonogatari Shiro?

Nisio: Dessa vez não vi somente a versão que passou na TV, mas pude acompanhar todo o processo de produção do anime ao ver várias versões e vídeos do afureko (after recording). Acho que foi uma ótima experiência. A versão do afureko já era divertida, mas a versão final ficou ainda melhor. Principalmente o primeiro episódio que não sei quantas vezes eu já assisti (risos).

– Nisio-san, você havia mencionado que é a pessoa no Japão que mais assistiu Bakemonogatari e Nisemonogatari, não é?

Nisio: O primeiro episódio de Nekomonogatari Shiro faz um contraste com o Hitagi Crab de Bakemonogatari.

– Isso é… Porque a Hitagi aparece de calcinha? (risos)

Nisio: Aquela “sensação de que algo está acontecendo” que é boa. Mas falando a sério, haviam algumas cenas que relembravam o primeiro episódio de Bakemonogatari.

Shinbo: É aquela cena em que a Hitagi se vira para trás, não é? Aquilo foi obra do Itomura (Tomoyuki, Diretor)  que fez referência a Bakemonogatari com essa intenção. Durante as conversas existem vários cortes que fazem essa ligação com as temporadas anteriores.

Nisio: Queria ver várias vezes, mas a caixa branca (arquivo onde a versão final foi gravada), ao contrário da versão para o consumidor não tem os capítulos então não tem como ficar voltando como queria. Quero ver aquela cena da Senjougahara muitas vezes ainda…

– Qual é a cena que mais gostaram em Nekomonogatari Shiro?

Nisio: A Opening (música: chocolate insomnia) e a cena em que a Hitagi vai buscar a Hanekawa na parte B do primeiro episódio. Em Nekomonogatari Shiro você pode ver na parte A <primeira metade> a Hitagi agindo friamente enquanto na parte B <segunda metade> você pode vê-la demonstrando muitas emoções. É como se pudesse ver a Hitagi antes e depois de sua transformação. Na novel eu descrevia a expressão dela de tempos em tempos, mas no anime a expressão dela era clara o tempo inteiro. Fiquei muito feliz com isso. E claro, foi sempre muito divertido ver as ilustrações do Haritama Hiroki como rascunhos no quadro negro no final de cada episódio e como isso se tornava o preview. <? ficou meio confuso e creio eu que deve ficar melhor se usar somente o termo preview… Bem, fiquem a vontade para corrigir isso>

Shinbo: Gostei muito quando vi os personagens desenhados pelo Haritama-san (ao fundo do Ichiban-kuji: Bakemonogatari X Nisemonogatari). Por isso que decidi usá-los no animes.

Nisio: Quero que saia um mangá com todos os previews até agora.

Algo que não pode faltar em Monogatari Series

– Com a Hanekawa de narradora a visão da obra ficou bem diferente.

Nisio: Como a Hanekawa é a narradora em Nekomonogatari Shiro a história é contada sem mais delongas. Em Nisemonogatari e Nekomonogatari Kuro o Araragi-kun exagerou demais (risos). E em Nekomonogatari Shiro o Araragi-kun aparece sendo retratado um personagem bem atrativo, mas isso é porque isso passa do ponto de vista da Hanekawa. Aos olhos dela o Araragi-kun sempre é visto dessa forma.

– Isso quer dizer que o tipo de atratividade do Araragi-kun é diferente do que foi mostrado em Nisemonogatari e Nekomonogatari Kuro.

Nisio: Em Nisemonogatari e Nekomonogatari Kuro eu tinha a intenção de “como fazer uma frase ruim parecer uma frase de efeito”. Como: “Até parece que não tem como… Não sentir moe por sua irmã mais nova”. Se no anime de Nisemonogatari e Nekomonogatari Kuro essa frase pareceu uma frase de efeito é tudo por causa da habilidade do Kamiya-san.

Shinbo: Acredito que o Kamiya-san possuia um entendimento profundo sobre essa frase. Ele sempre lia o roteiro com muita concentração e porque ele entendia aquela frase que ela se tornava em uma frase de efeito. <Sasuga Kamiya-san>

– Dessa vez o Nisio-san também estava presente durante o afureko?

Nisio: Em boa parte das vezes sim. Eu adoro ver “pessoas que fazem um bom trabalho”.

Shinbo: Eu também gosto de ver o Kamiya-san trabalhando. Mas nessa Second Season o Kamiya-san teve bem menos trabalho e por causa disso o resto do cast sofreu um pouco mais. Fiquei com um pouco de sentimento de culpa e pensei em colocar o Kamiya-san para falar mais vezes (risos). Se o Kamiya-san fala pouco dá a impressão de ficar algo diferente.

Nisio: Nesse sentido a seiyuu da Hanekawa, a Horie Yui-san, foi maravilhosa. A Black Hanekawa ficou perfeita.

Shinbo: A Horie-san foi fantástica. Ela conseguiu falar normalmente as palavras com “nya” como se fosse a coisa mais comum do mundo.

Nisio: Aquilo foi natural mesmo.

Shinbo: É incrível. As frases longas ficaram ótimas, assim como a cena da confissão. Acredito que os fãs tenham ficado muito satisfeitos com essa atuação.

Nisio: Isso não vale somente para a Horie-san, afinal de contas o cast que tem trabalhado em Bakemonogatari já está há mais de 4 anos e de certa forma já são veteranos quando se trata de Monogatari Series.

– Alguns membros novos foram incorporados ao cast nessa Second Season.

Nisio: Em Nekomonogatari Shiro o Kako, o Episode e a Gaen Izuko aparecem. Dá para perceber um ar diferente nessa Second Season.

Shinbo: A seiyuu do Kako, a Saiga Mitsuki-san havia feito o papel do protagonista Date Kousuke em “The Soul Taker ~Tamashiigari~”.

Nisio: Não sabia disso.

Shinbo: Também já havia trabalhado com a Saiga-san em “Le Portrait de Petit Cossette” em que ela fez o protagonista jovem Kurahashi Eiri. Depois disso ela também ficou no papel do pai da heroína Erio em “Denpa Onna to Seishun Otoko”, mas com um papel importante não trabalhamos juntos desde Cossette <2004>.

Nisio: Não fazia ideia dessa ligação. Falando em novo cast a Mizuhashi Kaori-san como a Oshino Ougi em Kabukimonogatari também foi fantástica. O Episode com voz do Irino Miyu também ficou muito bom. Estou escrevendo a Final Season agora e ver a Second Season animada me dá um bom ânimo.

E como vai ficar Monogatari daqui para frente…?

– Até agora a transmissão foi até Kabukimonogatari, quais são as recomendações para o que ainda está por vir?

Nisio: Ainda não vi os vídeos de Kabukimonogatari então vou começar por ele mesmo: A cena em que o Araragi-kun e a Shinobu decidem ir lutar. Eu estava presente no afureko e se já estava bom daquela maneira, imagino a versão completa.

Shinbo: O Sasaki (Shinsaku) ficou encarregado pelo storyboard e considerando a grande quantidade de cuts aquela cena ficou épica. Isso me lembra a entrada de heróis em ação.

Nisio: Estou muito ansioso pela expressão da Shinobu na versão final.

– Continuando, qual seria a cena para se conferir em Otorimonogatari?

Nisio: A relação da Tsukihi e da Nadeko. Até mais do que ansiedade… É medo daquela cena.

Shinbo: O jeito de falar que a Tsukihi usa quando encurrala a Nadeko dá medo.

Nisio: Tenho que fazer algo logo com a Tsukihi. Acredito que ela esteja fazendo o Araragi-kun sofrer demais (risos).

– Em Onimonogatari qual é a cena que vocês dois estão mais esperando?

Nisio: Não é bem uma cena, mas ultimamente eu tenho gostado bastante da Ononoki-chan. Espero ver muito a Ononoki-chan. Escrevi Monogatari Series até aqui, mas existem alguns personagens que ainda não tiveram suas identidades reveladas por completo. Dentro desses personagens não é exagero dizer que a Ononoki-chan é a top. Escrevi um livro sobre ela, Tsukimonogatari, mas ainda não a entendi completamente e torço para que o anime da Second Season me ajude a compreende-la melhor. Claro que também estou ansioso para ver a relação entre a Shinobu, o Araragi-kun e a Hachikuji.

Shinbo: Na história da Mayoi o foco é na Shinobu e na história da Shinobu o foco é na Mayoi. Isso é um dos pontos mais divertidos desses dois episódios.

Nisio: Na First Season o Araragi-kun deixou vários problemas pendentes e essa era a postura dele até então. Na Second Season ocorre o “inverso”. O que vai acontecer com o problema da Hachikuji… Estou muito ansioso por isso.

Shinbo: É mesmo. Eu também estou muito ansioso. Penso na possibilidade de chorar quando ver o vídeo já completo com o áudio.

– E por fim qual seria a cena de destaque em Koimonogatari?

Nisio: Kaiki. Quero ver as cenas da Nadeko e do Kaiki. Aquilo sim é o inverso da First Season. Afinal de contas a origem da Nadeko ter ficado daquele jeito foi por causa do Kaiki. Ele precisa tomar a responsabilidade por isso (risos).

Shinbo: Quero ver logo o Kaiki com a voz do Miki Shinichiro-san. Não aguento mais esperar (risos).

Nisio: Quando o Kaiki surgiu no episódio 3 de Nisemonogatari já havia sido bem impactante. Na cena do karaokê no episódio 5 tive a impressão que a Karen não conseguiria vencer nunca.

Shinbo: Fiquei muito feliz ao poder transformar em anime Koimonogatari que tem como o narrador o Kaiki. Mais do que “quero fazer logo” era “quero ver logo” (risos).

Nisio: Também estou ansioso pela cena do Kaiki e da Hanekawa.

Shinbo: Algum dia espero poder ver o Kaiki como estudante. O que aconteceu quando ele era estudante e estava com o Oshino Meme e a Kagenui Izuru. Estou muito curioso por isso.

Nisio: Depois de acabar a Final Season dá para eu escrever o episódio zero (risos). Já não sei mais direito. Se for ver direito mesmo a contagem da Second Season é meio estranha. Se for ver pelo lado do anime já seria a quarta temporada (risos).

– Você já havia mencionado antes, mas o Nisio-san está escrevendo a Final Season agora, correto?

Nisio: Aproveitando que o anime da Second Season está passando agora decidi usar essa chance para ganhar mais ideias. Já tenho os vídeos nas caixas brancas, mas ver isso passando na TV é completamente diferente. Fico com a sensação de “Hora de me esforçar mais um pouco!”.

Shinbo: Afinal de contas você está assistindo com outras milhares de pessoas ao mesmo tempo. A sensação de ver on-air é realmente de outro nível.

– 4 anos depois de Bakemonogatari, qual seria a impressão do trabalho que vocês tem sobre o outro?

Nisio: O diretor Shinbo está mostrando um charme da obra sobre um ponto de vista muito próximo do meu. “Vai terminar, vai terminar”, eu pensava assim e continuei por mais 4 anos e foi por causa do diretor Shinbo e de todas as pessoas que ajudaram a tornar Monogatari o que ela é hoje que eu pude ver que ainda havia muito a ser feito. Pretendo continuar trabalhando dessa maneira daqui para frente.

Shinbo: Vou me esforçar também (risos). Sobre esse difícil tema de tornar a imagem de um livro em algo visual recebi muita ajuda do Nisio-san e por isso que conseguir transformar em animação muita coisa sobre pontos de vista que não sabia até então. Se não fosse por Monogatari Series eu não conseguiria ter toda essa visão.

Nisio Isin – Escritor. Sua primeira obra foi Kubikiri Cycle, obra vencedora do 23o prêmio Mephisto. Sua obra mais famosa é a primeira sendo conhecida como Zaregoto Series.

Akiyuki Shinbo – Diretor de animação. Suas principais obras são Mahou Shoujo Madoka Magika, Hidamari Sketch Series, Sayonara Zetsubou Sensei Series entre outras.

PERA, que ainda tem mais: como a revista é a ~Tsubasa~, daqui alguns dias traremos a entrevista feita com a dubladora da nossa querida Hanekawa, Horie Yui!

~Afureko~

Marcela: … Mano, o Kako é uma mulher.

Raigho: …Mano, o Kako é uma mulher. Chamarei ele de minha waifu a partir de agora.

Advertisements

5 thoughts on “Papo Gatari #02 – Entrevista Nisio Isin x Akiyuki Shinbo sobre Monogatari Second Season [Zenmonogatari]!

  1. Saudações

    Esta entrevista foi longa, mas deveras proveitosa para se ter uma melhor noção sobre como trabalham estas duas mentes…

    Definitivamente, esta auto-explicado para mim o porque de Monogatari merecer respeito.

    Muito bom, nobres.

    Até mais!

  2. Primeiramente gostaria de agradecer ao pessoal do otomegatari por nos fornecer tal coisa SUPER interessante e divertido. Porque eu nunca imaginei que iria conseguir ler isso em algum lugar. Vocês tem o meu respeito para sempre.
    E também gostaria de agradecer ao nosso amigo, que se disponibilizou para traduzir a entrevista, Imouto Lover.
    Muito obrigado a todos vocês.

  3. Pingback: Papo Gatari #03 – Entrevista com Yui Horie [Hanekawa] sobre Nekomonogatari Shiro! | OtomeGatari

Dê sua opinião!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s