Papo Gatari #01 – Comentários de Nisio Isin em Nisemonogatari [Abelha Karen]

PapoGatari!

Auuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu~

Perdão pela demora! Hoje é o aniversário do blog, então, está na hora do retorno triunfal!

O Raigho aqui lindão veio trazer algo especial~

Com o final do Zenmanal nós pensamos “O que fazer?”, com algumas pesquisas acabei encontrando materiais interessantes sobre Monogatari que achei interessante traduzir! O “Papo Gatari” será em parte materiais “inéditos” aqui no BR e conversas sobre aspectos ou pormenores da série! Mas aviso de antemão que esta coluna não será semanal, ou seja, a cada 15-20 dias ela será publicada.

Em algumas obras o autor normalmente faz um comentário, adendo ou só menciona como foi o processo de escrita; com Monogatari não seria diferente! Vamos iniciar com os comentários do grande Nisio em Nise, sua LN mais “polêmica” de Monogatari.

Lá vamos nós!

Nisio Isin – Nisemonogatari [Abelha Karen]

Nisemonogatari_1_Cover

Nisemonogatari Volume 1 – Abelha Karen

Essa ideia só passou recentemente pela minha cabeça, mas humanos são criaturas com muitas dimensões pessoais, então inevitavelmente eles acabam criando interesses em muitas coisas distintas. Existe um conceito que acho difícil de compreender: “A pessoa que você vê em si mesmo e a pessoa que os outros percebem em você são pontos de vista completamente diferentes”. Eu posso tentar negar isso, mas é uma verdade óbvia.

E não é apenas “uma” versão sua que as outras pessoas podem notar; realmente, você é uma pessoa “diferente” para cada outro conhecido seu.

Por isso eu consigo compreender alguém dizendo que vai partir em uma viagem com o seguinte questionamento: “Quem sou eu?”

É relativamente simples afirmar que esta pessoa está simplesmente confusa, mas o fato de que diferentes pares de olhos processam as mesmas coisas de modo completamente diferente é algo real. O que alguém entende como “falso” pode ser “real” para outra pessoa, tal como esse “real” pode ser “falso” para outra pessoa. Embora talvez não seja aconselhável conversar sobre algo desse tipo de forma tão subjetiva.

Como eu poderia dizer… é óbvio que seres humanos são criaturas que mudam suas ações dependendo da audiência, então possivelmente a melhor pessoa que conhece a si mesmo é você .

Mas será que conhecer a si mesmo significa conhecer apenas uma parte de você?

Então eu apresento a vocês o primeiro volume de Nisemonogatari, continuação de Bakemonogatari. As Irmãs Araragi, que foram criticadas por seu sumiço desde Kizumonogatari, finalmente fizeram sua aparição como protagonistas da história. Mantenha esse segredinho entre nós, mas sendo bastante honesto, eu originalmente tinha escrito esta Novel sem ter plano algum de publicá-la. Eu a escrevi inteiramente sem revelá-la a ninguém. Minha intenção era escondê-la sem sequer fazer uma mísera cópia. Resumindo: esta Novel era algo que originalmente eu manteria para mim mesmo. Consequentemente esta Novel foi escrita 200% para satisfazer meu próprio gosto. Foi bastante divertido escrever tudo o que me veio a mente sem ter restrição alguma.

Sim, bem, houveram momentos nos quais me questionei: “Que diabos você está fazendo? Você é um escritor profissional!”; mas acho que existe um certo charme em ter escrito isso como se eu fosse um amador.

Foi com esse sentimento dentro de mim que eu escrevi “A 6ª História, Abelha Karen”, Volume 1 de Nisemonogatari.

Ah, VOFAN foi quem desenhou a capa. O desenho dele da Araragi Karen ficou fantástico, como autor da série devo meu profundo agradecimento a ele.

Também devo agradecer a você leitor que fez o sacrífico de ler esta Novel cheia de histórias imbecis escritas sem cuidado algum.

Bem, cheerio! Vamos nos reencontrar logo em Nisemonogatari Volume 2, outra sequência desta história, tendo a Araragi Tsukihi como protagonista – isto é, se eu decidir publicá-la.

– Nisio Isin

Raigho

Em Kizu quando o Araragi foge de casa ele utiliza a desculpa de partir em uma viagem para “Que sou eu”, coisa que é aceita pela Karen sem maiores discussões; acho que é esse o ponto: O quão real é o meu sentimento? Quem sou eu? Quem é você? Minha gentileza para com o próximo é vista com “bons olhos”? Ou será que sou visto como puxa-saco? Minha definição de personalidade é aquela que eu conheço? Será que aquela pessoa que me encontrou durante apenas um dia já me conhece melhor do que eu mesmo?

E realmente, no momento em que o autor admite que a história saiu do “lixão” da sua mente e ainda assim ela consegue ser “boa”… Gênios como ele só nascem a cada 1000 anos mesmo.

Marcela

Questionamentos a respeito de identidade são feitos em quase todas as light novels de Monogatari. Em cada review, em cada Zenmanal ou mera discussão em caps lock com o Raigho, sempre caímos nesse ponto. Em Kizu, em Nise – cuja ideia de “falso” é tratada inúmeras vezes, Nekomonogatari [Kuro] e finalizando a busca da Hanekawa, ou melhor, iniciando em Shiro… Até nos mais recentes Otori e Koi, com a Nadeko e o Kaiki. Afinal, não é uma pergunta que você possa responder com clareza ou certeza a princípio. O ponto em que o Nisio enfocou, sobre como cada pessoa vê você de maneira diferente é algo simples que nos causa tantos problemas – será que eu sou aquela personalidade que fala com a pessoa A, com a pessoa B ou com a pessoa C? Qual desses sou eu de verdade?

Acho que o maior problema é aceitar justamente que cada parte de você é você. É só imaginar um daqueles quebra-cabeças enooormes que dá pra gastar 1 mês inteiro montando… É a analogia mais válida para definir o eu. E, finalizando com Nise mesmo… É muita coragem, sorte e impulsividade publicar uma história no nível de Nisemonogatari, ainda mais depois de Kizu, e ainda continuar fazendo sucesso. Sasuga, Nisio.

Agradecimentos

Preciso fazer um agradecimento especial ao “lvlln” do Metanorn por ter me concedido a permissão de traduzir para o português essa belíssima tradução que ele fez das palavras do Nisio! Vai ser em inglês mesmo, podem ignorar! E frisando, o crédito é todo dele, só o que eu fiz foi trazer para nós.

lvlln, thank you! Really, I mean, you did a great job in this translation! And when you let me translate it to portuguese… I felt very happy. And once again, thank you very much!

10 thoughts on “Papo Gatari #01 – Comentários de Nisio Isin em Nisemonogatari [Abelha Karen]

  1. lol Cara, adoro esses comentários dos autores sobre suas obras. Saber um pouco de como eles pensam, acho isso muito legal.
    Acho q não apenas algumas obras, mas como já dito em outro comentário meu, tda a série Monogatari trata de ponto de vista. Sobre qualquer coisa: emoções, pensamentos, ações, personalidades.
    E isso eu curto bastante, pois são questões como essas que te fazem refletir, pensar.
    Muito obrigado por nos trazer tal material (y)

    Aquela cena da escova de dentes. Apenas.

  2. “Consequentemente esta Novel foi escrita 200% para satisfazer meu próprio gosto.” Acho que agora sabemos daonde saiu tanto fan service de nisemonogatari, rs. Mas realmente foi ótimo, acho que não tem como ele se arrepender mesmo.

  3. Na minha opinião, nisemonogatari não foi muito ruim, como muita gente diz. Muito pelo contrário, eu gostei -Não me apedrejem por favor-. Porque no final das contas, nise acaba fazendo você refletir bastante sobre algumas coisas. Coisas que passam despercebidos por nós.

    E galera… Vamos ser sinceros. Vocês reclamam do excesso de fan service, mas o problema é que: se não tiver putaria, esses bando de japas punheteiros não comprariam o blu-ray. Ou seja, causaria um prejuízo para o estúdio, fazendo com que possam cancelar a série. Porque por mais que monogatari seja uma série com uma história sensacional, se os japas não comprarem não adianta. Basicamente, para todo anime ter continuação, depende se os japoneses vão gostar ou não….

    Que merda né?

  4. Pingback: Papo Gatari #04 – Comentários de Nisio Isin em Nisemonogatari [Fênix Tsukihi] | OtomeGatari

  5. Pingback: A arrogância de um palíndromo – OtomeGatari

  6. Pingback: Guia Prático para as Fases de Monogatari Series! – OtomeGatari

Dê sua opinião!

