Gamers maratonam jogos e arrecadam dinheiro para caridade: conheça a AGDQ!

5Porque videogame pode ser coisa séria.

Yaho! Esses dois dias que se passaram e os próximos são todos dedicados à ficar o dia inteiro de pijama, sentada na frente do notebook e assistindo caras viciadões zerarem jogos em velocidades impossíveis.

Calma, eu não sou tão antissocial assim! Estou falando de um dos eventos de caridade da Speed Demos Archives (SDA), o Awesome Games Done Quick! 

Vamos por partes. SDA é um site dedicado a speedruns de jogos. Pra quem não manja do termo, speedrun é você zerar um jogo ou um certo level dele o mais rápido possível. É uma prática muito comum entre gamers mais hardcore, incluindo até classificações de recordes mundiais pra alguns jogos. Não é tão simples quanto parece porque não se baseia somente em segurar o B/X para correr o mais rápido possível e zerar o jogo. Existem muitos glitchs que são descobertos ao longo de “treinamentos” que auxiliam o corredor a atingir seu objetivo da maneira mais veloz. Para os mais hardcore ainda, existem speedruns cujo objetivo é, além de zerar o jogo de maneira acelerada, coletar todos os bônus para zerá-lo de forma 100% (ou 101%, no caso de alguns jogos…).

A partir do ano de 2010, a SDA vem realizando eventos de caridade onde famosos corredores participam com o intuito de arrecadar dinheiro para as mais diversas fundações. O primeiro evento arrecadou somente $10.000, entretanto, o evento de 2013 conseguiu arrecadar incríveis $400.000! Uma demonstração incrível de como habilidades com videogame não servem só pra xingar outras pessoas na internet através de inúmeros memes, mas também ajudar das maneiras mais criativas possíveis.

Atualmente são realizados dois eventos anuais: Awesome Games Done Quick, no início do ano; e Summer Games Done Quick, realizado no meio do ano. Com 8 maratonas já realizadas, a SDA arrecadou mais de $1.000.000!

Para vocês entenderem os feitos desse pessoal que corre, ontem um cara zerou Duke Nukem em 12 minutos e hoje um outro zerou Battletoads em cerca de o quê, 32 minutos? Pois é. É muito vício.

Além de doar simplesmente por doar, você pode estar concorrendo a prêmios e, em certas corridas, há elementos bônus caso a doação feita naquela corrida específica alcance uma meta. Ontem, o corredor Trihex atingiu a meta de $3000 nas doações e teve que fazer o restante de sua corrida sem camisa, como havia prometido. Na corrida de Bioshock, as doações contaram para decidir qual final seria feito – o bom ou ruim.

O AGDQ 2014 já está em andamento e você pode acompanhar a agenda de jogos aqui. Estão ajudando neste ano a caridade prevent cancer, que ajuda na luta contra o câncer. Não são gamers exclusivamente Norte Americanos, estamos falando de pessoas vinda da Alemanha, do Reino Unido… Enfim, algo mágico.

Você pode assistí-los neste link, além de contribuir com doações, ou prestigiá-los no canal do site Twitch.

Ajude esses nerds gordões usarem seus talentos com os dedos que servem em qualquer coisa, menos em uma mulher, a salvarem o mundo do câncer!

#PREVENTFIRECANCER

Advertisements

2 thoughts on “Gamers maratonam jogos e arrecadam dinheiro para caridade: conheça a AGDQ!

  1. Nerd gordões? Espera o Caleb Hart (que com certeza vão pagar pra ele jogar shirtless) que tem o record mundial de Megaman X 100% com 35:53

    E uma curiosidade, durante a run de Yoshi Island, o alarme de incêndio disparou e todo mundo saiu, só que um cidadão esqueceu um gato sozinho. Entretanto um herói apareceu para salvar ele:
    http://imgur.com/fx51aM6

    Ps: A stream ficou ligada e continuou o tempo todo com 75k viewers. E a versão original: http://imgur.com/EG3SpnJ

  2. Pingback: Acervo do Paruz #10 – Re:Monster (Kanekiru Kogitsune/Kobayakawa Haruyoshi) | OtomeGatari

Dê sua opinião!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s