Comentários Zenmanais™ #25 – O Adeus de Kaiki Deishuu

Comentários Zenmanais Logo PrincipalA enganação vira contra o enganador.

Yaho! Sinto cheiro de… Novo shipping sendo confirmado. Snif snif. Cheiro de caranguejo com… Árvore. Snif. (palmas pra quem entendeu!)

Piadinhas muito falhas de lado, primeiro um pouquinho de desculpas pelo atraso. Mas vocês sabem a situação – datas comemorativas, Natal e tudo mais. Eu e o Raigho ainda somos obrigados (ou não) a comparecer em eventos familiares… Nós temos sim uma vida além de ler e assistir Monogatari. Por mais que as vezes não pareça.

E vamos ao penúltimo Zenmanal!

Monogatari Second Season - 25 - Large 03

Marcela: Yahooooo! E… Kaiki are you okay? Are you okay, Kaiki?

Raigho: Yay, yay, peace! Kaiki-onii-cham kawaii-desu neeeeeeeee~ ADIVINHA QUEM VOLTAMOS DAS CINZAS DA TSUKIHI. Sim, batalhamos contra o natal, contra a Nadeko. Aqui estamos.

Marcela: Bird of death tocando ao fundo enquanto fazemos os posts. Um pouco de atraso, mas o que é a vida sem imprevistos, né? Falando em imprevistos… Esse episódio…

Raigho: Olha, o Nisio ele me ensinou coisas na vida, algumas são: AQUELA FUCKING PERSONAGEM QUE NEM TEVE SCREEN TIME É FODA, O PERSONAGEM “ANTI-HERÓI” TEM FEELINGS, MORTE É UM NEGÓCIO SUBJETIVO E SE FOR A WAIFU DELE, VAI TER O CABELO CORTADO. Pronto. Nisio ele não quebra expectativas, ela quebra a impressão da expectativa que você nem teve ainda. Cada episódio é um flash, é um mergulho, é uma novidade que muda completamente qualquer personagem.

Marcela: Primeiro porque ele mudou a ideia que a gente tinha da cidade e da vinda da Shinobu. Não foi a Shinobu que causou tudo aquilo, na verdade, a cidade já era uma grande cagada e por isso ela foi pra lá. Porque toda cidade de anime sempre é uma cagada – a cidade de Madoka é um ninho de bruxas e, indo pra nostalgia, a cidade de Karakura é um mar de Shinigamis, hollows e tudo mais.

Monogatari Second Season - 25 - Large 05

Raigho: Sim sim, interessante a opinião do Kaiki sobre a Hanekawa, ele achou que ela foi bastante “explicativa e menos emocional” do que a Hitagi. Ela conseguiu fornecer um panorama bem melhor da situação e o Kaiki conseguiu compreender bem melhor os motivos da Nadeko. Digo, os “Não motivos” né, porque a opinião da Hanekawa sempre muda tudo. “Ela é desinteressada.” “Do tipo que as pessoas ignoram?” “Não, do tipo que não se interessa pelo mundo”. Dá a impressão [melhor, a realidade] que a Nadeko só está querendo matar o Koyomi por capricho. Porque ele simplesmente não olho para ela. Nem sentimento existe.

Marcela: A Senjougahara, apesar de querer aparentar ser “fria e racional”, é muito muito mais emocional do que se pode imaginar. Ela age por puro intuito e, de uma maneira clichê, “seguindo o coração”. A caranguejo sente raiva da Nadeko, mesmo sem tê-la conhecido e não poderia formar uma imagem imparcial. Já a Hanekawa chegou a conhecer por cerca de alguns segundos (episódio 11 de Bakemonogatari) e é indiferente quanto a cobrinha. Mas olha, não diria nem que é “porque ele simplesmente não olhou pra ela”, mais porque… Porque ela quer. Não tem motivo, realmente. A Nadeko é… Ela não sabe o que ela é. Parece muito uma casca vazia… Um projeto de pessoa. Parece um ser humano incompleto, com tudo menos sentimentos e noção do próximo – ela não liga pra ninguém. É curiosa essa outra visão: tavamos pensando nela até agora como a menina que era ignorada por ser fofinha e tal, mas é justamente o contrário, ela ignora todo mundo ao redor dela. Otori é uma novel um tanto desleal e que engana, justamente por ser na visão da Nadeko. Na visão dela, as pessoas a ignoram.

Monogatari Second Season - 25 - Large 06

Raigho: Otori é a história da armadilha/isca. Faz sentido ela ser assim, uma enganação. A Nadeko é surtada, digo, ela um tanto quanto doente… Ninguém em toda a série foi tão louca quanto ela. E o Kaiki dizendo: “Qual sua impressão dela?” “Gentil, inocente, tímida” *Kaiki pensando: será que superestimei essa Hanekawa?* “Essa jamais foi a minha impressão.” A Hanekawa consegue ter uma visão de situação bem maior, só pelo fato dela ter viajado < para escapar da influência da Izuko por 24 horas < planejamento. Mas de longe, a Nadeko nem sabe o que quer. Ela quer matar o Araragi por nada. É estúpido e irracional, mas é assim…AQUELE MOMENTO em que a Hanekawa perguntou ao Kaiki se o Oshino tinha alguma sobrinha < “Não, ele nunca teve família”. AHÁ. Ougi sobrinha falsificada. Perspicaz da parte do Kaiki perceber “Essa pergunta pareceu ser parte de algo maior…”

Monogatari Second Season - 25 - Large 09

Marcela: Alguém acreditou que a Ougi era sobrinha do Oshino em primeiro lugar? Digo, ele é loiro e tal, ela é toda… Escuridão… ENFIM, nobre da Hanekawa querer salvar a Nadeko, apesar de eu achar que aquela garota não tem mais salvação… E MFW ela se comparando com o Oshino dizendo que ela queria o estilo de vida todo relaxado! Agora. Pra algo mais importante. O. Armário.

Raigho: “Desinteressante”. Nisio, queira tomar no cu. Porra. Tô hypando aquela merda desde Nise.

Marcela: Eu revia Nise com a expectativa de conseguir ver algo em um milésimo de segundo. Nisio, seu filho da puta, eu te amo, mas cacete. Que custa abrir aquela joça?

Raigho: O Kaiki QUASE deixou escapar que era algo “desinteressante e desnecessário”… Mas porra, o que está no armário? Sério. O que. tem. no. armário.

Marcela: Nárni-

Monogatari Second Season - 25 - Large 07

Raigho: ………..Você não cansa dessas piadas. Nunca vi. Nota: o hotel em que a Hanekawa estava se chama “Cat Hotel”. Achei sutil.

Marcela: Algumas referênciazinhas, como quando ela disse que “não é porque uma pessoa diz que é feliz que realmente o é”. Alô, Neko Shiro.

Monogatari Second Season - 25 - Large 11 Monogatari Second Season - 25 - Large 14

Raigho: Ayup! Shiro all the way; daora que o Kaiki passou os dias ~produtivos~ dele literalmente visitando a Nadeko. Diariamente. Imagina, você vai, fica brincando com um Deus e oferecendo saquê.

Monogatari Second Season - 25 - Large 15

Marcela: Te faz pensar se as motivações do Kaiki chegaram a mudar em algum momento. Visitar ela todo dia, oferecer saquê (que não deve ser tão barato)… Era mesmo necessário? Parecia que ele estava tendo um cuidado um pouquinho extra demais. Digo, olha toda aquelas garrafas que ele deu pra ela. Além de jogar quantidades absurdas (nos parâmetros de oferenda) na caixinha dela.

Monogatari Second Season - 25 - Large 18

Raigho: Eu não sei mais exatamente como é o Kaiki Deishuu. Eu tinha uma impressão e ela foi completamente quebrada, ele adiantou ainda “Essa história pode ser uma mentira” e é o que ela tem sido… ACHO INTERESSANTE como o Nisio oferece resumos de suas Novels. Bem, o Kaiki dizendo “Ah, tive a ideia de visitar o cursinho abandonado e encontrei a Numachi Rouka, quem sabe isso não possa ser util quando eu conhecer a Kanbaru” RESUMO DE HANAMONOGATARI. PÁ.

Marcela: Essa Numachi Rouka, não é a mina lá de Owari? Digo, eles apresentam uma menininha nova e tal. Não lembro o nome dela.

Raigho: Oikura Sodachi. Não, essa é a amiga de infância do Araragi. Que ele esqueceu.

Marcela: *Sasuga Araragi*

Raigho: A Rouka é tipo a rival da Kanbaru. Mas enfim, é uma longa história. Que será contada ano que vem.

Monogatari Second Season - 25 - Large 20

Marcela: Aaah. Acho que sei. Li algo naquele resumo de Suruga Devil. Enfim, que desenho maroto o dele. Uma casinha com um boné e uma franja. Há. Quanto a essa impressão dele… Outra coisa misteriosa, agora na conversa dele com a Senjougahara. Eu tive a impressão de que… Ele tava se fazendo de sonso. Sabe, quando ela realmente estava demonstrando preocupação com ele e de que sentiria falta dele, de alguma forma. Mas o Kaikizão só fez dar patada… Ou melhor, ignorar essas conotações românticas/sentimentais. Além disso, aquele g-gaguejo na parte do “eu ainda te o-odeio”. Não só isso como a preocupação dela inicial em “nunca mais apareça na minha frente”, só depois se lembrando do Araragi e mencionando ele junto com ela na frase. PARECE que alguém ainda não esqueceu completamente sejam lá quais forem os sentimentos.

Raigho: A relação Kaiki e Gahara ficou bem explícita… se ainda restavam dúvidas. Ele ligou pela última vez, mas… Quando ele diz para ela comemorar, que finalmente o Araragi e ela serão um casal na faculdade, ele foi cruel com o comentário “Mas vocês vão terminar de qualquer forma”. TANTO QUE a Gahara nem respondeu e ele pensou “Desci o nível com uma estudante do ensino médio.” Foi meio que ciúmes. Por que logo depois ele pergunta “O que você gosta nele?” “O Fato dele não ser você”. Tem toda uma psicologia inversa nessas palavras.

Marcela: Parece aquela brincadeira de casal de jogar isca e dar uma de tsundere. … Sinceramente, acho que já falei isso em algum outro Zenmanal, mas eles formariam um belo casal. Daqueles de quem você é amigo e fala “um nasceu pro outro”.

Monogatari Second Season - 25 - Large 23

Raigho: Sim. A Gahara ama de verdade o Araragi, mas não quer dizer que ela também não ame o Kaiki. Principalmente pelo “gaguejo” e sobre ele não pisar mais naquela cidade, embora pareça que a coisa TODA MUDA… Com aquela conversa com a Yotsugi. Na moral, Yotsugi é show. QUEM ERA ela antes? Mano.

Marcela: Ela teve o quê, três falas ante de ser destruída pela Shinobu? Como eu disse, e disse, e repito de novo: não subestime as personagens, cara. Todo mundo tem sua hora de brilhar. Quem era Sengoku Nadeko antes de Otori? “Aquela loli lá”. Nem sabiam o nome dela. Quem era Yotsugi? “Quem? Ela aparece em Monogatari?” É tudo uma caixinha de surpresas. E… O caso do caranguejo revelado. Eu ainda tô confusa, pra ser bem honesta… Foi basicamente: ele tentou salvar a Gahara seguindo os instintos dele e só fodeu tudo e, pra reprimir os próprios sentimentos, finjou que era malzão? A impressão que a Senjougahara nos deu em Nisemonogatari foi de que o Kaiki enganou ela só por enganar e ganhar dinheiro. Por isso é bom ter essa maneira de narrativa do Nisio, cada personagem contar a mesma história do seu lado. Nós podemos unir os dois mistérios e achar a verdade, assim como a Black Hanekawa faz com o Napoleão em Neko Shiro (Hanekawafag much?).

Monogatari Second Season - 25 - Large 30

Raigho: (Hanekawafag much.) Btw, acho que a situação que envolveu a Gahara e o Kaiki era BEM mais delicada e complexa. Acredito que o Kaiki já tenha conhecido a Gahara antes daquilo, ele observou a situação e viu que a mãe dela tinha uma ~tendência~ a se envolver com cultos religiosos doentios… Tentou salvar tudo isso destruindo o culto e destruindo o casamento dos pais dela, para a garota ter uma vida saudável… Mas ele não compreendeu a preocupação da Gahara pela mãe. Daí rolou o estupro, o Caranguejo que ela encontrou… Ele só piorou a situação. E a Yotsugi vai esfregando isso na cara dele. Várias vezes a câmera foca de cima, a expressão do Kaiki parece de puro ódio. Tanto que a Yotsugi até muda o tom de voz, era uma expressão carregada também. A câmera vai girando, é como se a nossa impressão do Kaiki fosse indo com a câmera. Girando e girando e girando…

Marcela: Ele tem um tom bem autodepreciativo. Como se já carregasse essas mágoas há anos.

Raigho: “Sim, sou o cara bonzinho. É isso mesmo, faço o tipo de malvado só pela aparência.” Tem muita dor.

Marcela: Ele não é o vilão que todos achavam que ele era. Ele nem chega perto disso. Ele só é… Mal compreendido. Ele faz o papel de vilão porque é mais fácil fingir que ignora a dor do seus erros do que tentar enfrentá-los, como um herói. Sabe… Ele pode ser até um reflexo do Araragi no futuro. Ele tentou salvar a Gahara… E falhou. E se o Araragi falhasse também? Falhasse feio.

Raigho: Existe uma dualidade entre eles. Durante esse arco eles foram MUITO comparados.

Marcela: Você faz a conexão do que a caranguejo disse. “Gosto da parte que não é você”, mas espera, ele já não foi um Araragi também? Tem alguma parte, não lembro qual, onde dizem que não é o Araragi que foi feito pra Gahara, e sim ela foi feita pra ele. Logo… Ela se apaixonaria por qualquer Araragi. Sendo assim, ela se apaixonou por ele porque ele era o Araragi dela… Até falhar. A própria diz: “Eu me apaixonaria por qualquer um que me salvasse”.

Monogatari Second Season - 25 - Large 25

Raigho: Kaiki é o futuro, Araragi o passado. Não dúvido nem um pouco disso. Não mesmo. FODA que a Yotsugi frisou “Você vai falhar como falhou com ela, sempre falha nesse momentos.” É muita dor, nossa. Ela ficava esfregando aquilo na cara dele de: “Você sabe o que está realmente fazendo?” “Alguém na vida sabe o que está realmente fazendo?”. Achei bonito que no momento em que o Kaiki admite esse seu outro lado ele vai em direção ao sol e fica ofuscado.

Monogatari Second Season - 25 - Large 29

Marcela: Mas eu tenho minhas dúvidas se foi a Yotsugi que pensou em falar tudo isso. Ela parece ser bem inútil nesse quesito. Minha suspeita é que a Gaen que mandou ela pra quebrar o Kaiki.

Raigho: Sim. Ela pareceu muito a Gaen falando. EMBORA tenha dito que foi “um encontro casual”… fico pensando, se sei lá, ali não era o começo de Tsukimonogatari?

Marcela: Ah, não, não vamos mergulhar nessa cronologia de novo… Não tão cedo, pelo menos.

Monogatari Second Season - 25 - Large 31 Monogatari Second Season - 25 - Large 34

Raigho: HAHAHAHA. Sim, já deu de dor de cabeça… Sabe, nesse episódio eu fiquei apreensivo. Pareceu a despedida do Kaiki, principalmente quando ele estava indo para o templo e pensando “A Senjougahara não quebrou 2 anos atras e até hoje permanece sã. A mãe quebrou, a filha não. Isso me soa milagroso”.Tinha um tom de despedida.

Monogatari Second Season - 25 - Large 36

Marcela: Cara, não fala isso. Pelo amor de Madoka, de Nadeko, seja lá qual for a divindade moe, não fala isso. A Hachikuji eu nunca curti muito, mas o Kaiki… Ah, cara… Porque, quando a Nadeko fez aquela cara… Até agora a gente só tinha visto o jeito infantil e abobado dela. Mas de repente, DE REPENTE, aquela cara de puta e assassina… “Você também vai me enganar, Kaiki-san?”

Raigho: Eu não dúvido, me pareceu melancolia demais.

Marcela: Deus não te ouça. Ele só me escuta, porque minha voz aguda é mais moe.

Raigho: Ele subindo as escadas… foi feels. Aquele papo de desejos não se realizarem quando vocês os diz em voz alta, que tudo perde o sentido quando é dito… é aquele mesmo papo de amor não correspondido. De você amar em silêncio.

Marcela: “Enjoy the silence”, do Depeche Mode, fala bem sobre isso. Sigh… Kokoro rachando no próximo episódo.

Raigho: “E é justamente por isso, que seu desejo não vai se realizar… Araragi/Gahara/Shinobu envolveram-se em um acidente e estão mortos.” AQUELA REAÇÃO. A REAÇÃO DA FLORESTA. “Até você tentando me enganar?” Nossa. Meu estômago até afundou.

Marcela: Eu não esperava. Eu não tinha pego spoiler, então foi um choque. Tipo… Meu coração dançou. E não foi uma dança boa.

Raigho: Nem eu sabia disso. Nossa, foi aquele momento que eu visualizei “É hoje que ele morre, com força e fé”.

Marcela: … Para, cara. É sério. Tá bom de encerrar o Zenmanal, antes que tu pegue sangue de galinha e vela…

Raigho: Vai dar merda. Uma merda gloriosa. É o final, hã? Quem diria… Digo, essa ideia do Zenmanal.

Marcela: Como assim?

Raigho: 6 meses… passou voando. Do foco do Otome para Monogatari, aqueles 6 meses rezando diariamente pela série. A concepção do Zenmanal.

Marcela: Verdade… Nossa, 6 meses, sério? Nem tinha percebido. Parece que só contava os dias que tinha episódio. E em Janeiro o Otome já faz 1 ano.

Raigho: Há. É, 6 longos meses… Bem, teremos melhores despedidas no próximo. Vamos encerrar por aqui e… Ah é! Semana que vem nosso convidado final! Vai todo mundo estar de terno, vestido talz. É coisa fina.

Marcela: Algo bem Soul Eater, quando ele toca piano na mente dele tal. Bacanudo. Té a próxima!

Monogatari Second Season - 25 - Large 35

11 thoughts on “Comentários Zenmanais™ #25 – O Adeus de Kaiki Deishuu

  1. Cara, a série Monogatari se resume basicamente em pontos de vista.
    A partir do momento em que você vê outra pessoa falado sore uma mesma situação que você já ouviu outra pessoa falando antes, toda a sua ideia da situação pode mudar drasticamente… ou não.
    Essa revelação de que na verdade o Kaiki tentou salvar a Senjougahara, cara, de fato me pegou de surpresa. Mesmo no começo desse arco eu percebendo que o Kaiki não era aquele-cara-mal-para-caramba-que-não-está-nem-ai-para-ninguém, essa revelação foi… inesperada.

    Nisio, você é um safado brincados de corações, sentimentos, percepções alheias

    Aquele final… bixo, no começo quando ele começou a falar de sonhos que não se concretizam, pensei que ele ia jogar tudo pro alto e trair a Hitagi, susto kkkk’ Mais o maior susto foi quando li o que a desgraça da Nadeko falou:”Você também vai me enganar, Kaiki-san”. CANÁRIOS.
    TENSO.

    O epi final vai ao ar essa semana? pensei que teria que esperar essa semana sem episodio, menos mal, fiquei desesperado querendo ver o final dessa bagaça kkkkk’

    p.s.: não entendi o lance a arvore lá no começo, explica?
    p.p.s (ou p.s.s.?): ri litros com o Nárnia kkkkkkkkkkkkkkkkkkk’

  2. Espero que esse final seja parte do plano do Kaiki, porque se a ideia dele era dizer que dois vampiros quase imortais morreram num acidente… não sei dizer se ele é um gênio, um retardado ou um suicida.

    E se eu não me engano é o primeiro arco em que o Araragi não aparece de jeito nenhum certo? Isso só me faz acreditar ainda mais essa relação Senjougahara/Kaiki.

    De qualquer forma ainda tenho esperança que a Nadeko pode se ajudada sim, é só que ela tem… muitos problemas.

    Quando vamos saber o que tem no armário dela? Bem, acho que logo depois do Shaft adaptar kizu.

    • Desde que ele contou esse plano, que eu to com essa mesma impressão, quando que vampiros morrem em acidente de transito?

      Eu to torcendo pra que a Nadeko morra, e não uma morte bonitinha como a da Hachikuji, mas uma bem feia e dolorosa HAHAHA.

  3. Realmente,a Hitagi forma um belo par com o Kaiki, e na minha opinião, com mais química que com o Araragi. Pena que o Kaiki só se fode coitado :/

    Agora sobre a Nadeko, porra, não consigo mais entende-la: ou ela é idiota, ou ela é tímida, ou ela é anti-social, ou ela é sonsa ou ela É O QUE?!! Nisio criou APARENTEMENTE uma personagem bem complexa, que ninguém dava nada e que agora é o centro das atenções da serie (igual a Yotsugi), mas que é uma grande incógnita…

    Pelo amor Nisio, já basta a Hachikuji, não vai partir com o Kaiki também!

  4. Pensei que o Kaiki fosse emendar o argumento na seguinte linha: “ah, não pode revelar o desejo porque as palavras são frágeis”, daí a Nadeko “não, mas eu sou uma deusa e garanto a você, tem minha palavra, realizarei seu desejo de qualquer maneira”.

    Daí ele pedia pra não matar o povo. Mas o rumo que levou foi inesperado. Como o @Ian disse, não pode ser só isso, porque se for o Kaiki é burro E suicida. E ninguem acredita nessa hipótese.

    Well, todos ainda estão vivos. Há tempo pro anti-herói brilhar.

  5. A Nadeko é psicopata. Acredito ser a melhor definição pra ela. Alguém que não ama, que não se importa, que sempre coloca a culpa nos outros, falsa, traiçoeira, enfim uma cobra mesmo. Nunca a figura simbólica da cobra caiu tão bem pra ela como cai agora. E isso tudo só torna ela uma personagem ainda mais difícil de prever, pelo menos pra mim. Concordo com vocês, ela não ama a Araragi de jeito nenhum. Acho que foi uma coisa assim quando ela conheceu ele: minha “amiga” tem um irmão gentil, quero ele só pra mim. E agora ela tem o poder para tomar o Araragi pra sempre, cruel isso.
    Fiquei de ponta cabeça com a revelação dos motivos do Kaiki, assisti o ep duas vezes pra absorver tudo direitinho. Personagens maus viram bons, fofos viram cruéis, desenvolvimento de personagem é apelido pra isso.
    Mas agora que falaram, realmente, o Kaiki é o futuro do Araragi, melhor definição impossível. Ele tem bem a cara daquele tipo de pessoa que passou a vida ajudando os outros e quando percebeu que só se fodia ou fodia aqueles que tentava ajudar, virou do avesso e partiu pra um novo estilo de vida. A Senjougahara fala em Neko Shiro “o Araragi se finge de mau pra se proteger, porque a partir do momento que a sociedade sabe que você é do bem ela vai se aproveitar de você”. Alguma hora o Araragi vai quebrar a cara por ajudar alguém, aliás já se ferrou por ter se envolvido com a Nadeko.
    Vou um pouco mais além: o Araragi só salvou a Gahara porque o Kaiki já tinha ajudado antes. Kaiki destruiu a família dela, algo que doeu, machucou, mas sem isso ela ainda estaria presa nas maluquices da mãe, ela teria tantos problemas familiares quanto a Hanekawa. O maior problema da Hanekawa era a família e a postura dela perante a família, e não os kais. É por isso que a situação da Senjougahara foi resolvida em um episódio enquanto a Hanekawa precisou de uns 12.
    Ah, o hype em cima daquele armário é culpa de vocês, eu nem lembrava que existia aquela desgraça. Kkkkk
    Nem sei mais de quem é a história de amor de koimonogatari. É tudo uma enorme mentira mesmo.
    Mais uma coisa, Numachi Rouka é rival da Kanbaru em que? Falando em Hanamonogatari, é pessimismo meu achar que ela só virá no segundo semestre? Porque o Shaft vai estar ocupado pelos menos nos primeiros seis meses do ano.

    • Pode ser Stream. Pode ser uns OVA loucos… mas vai ser só no 2º semestre mesmo. Hanamonogatari é a história da Kanbaru… vivendo “sozinha” no colégio Naoetsu, todos já “se formaram”; nesse rolo todo vai rolar um boato de um certo demônio. Rouka e Kanbaru serão as estrelas.

Dê sua opinião!

