12 Dias de Anime – 12° dia: “De Monogatari a Monogatari”

12 days of anime

Auuuuuuuuuuuuuuuu~

Nyan.

O grande Scamp do TheCartDriver realiza há 5 anos esses 12 dias comemorativos, onde ele comenta sobre determinada cena, algo que o tenha inspirado ou uma coisa marcante ocorrida em vários animes! Não é limitado só aos anime desse ano, qualquer anime é válido! E como seu humilde convite é aberto a todos que desejem participar, aqui estamos nós. Eu e a Marcela durante esses últimos dias comentamos sobre aquilo que nos emocionou, incentivou e encantou em determinados animes; tal como o convite do Scamp, sintam-se livres para comentar e deixar seus momentos marcantes nos comentários. Compartilhem conosco suas ~experiências~ animísticas, pela última vez neste ano!

Ho Ho Ho Ho~

Nisemonogatari – Raigho

nisemonogatari

Monogatari. Eu gosto até do som dessa palavra, ela é tão monogatari que torna-se monogatari de ouvir. É tipo muito monogatari, entendem? Piadinhas de lado, neste último dos 12 dias de anime não poderíamos deixar de citar algum momento particular da nossa série favorita! No meu caso é sobre aquela conversa entre Araragi e Kagenui no final de Nise.

Consigo enumerar com facilidade momentos marcantes ao longo da Monogatari Series: A Senjougahara no final de Caranguejo Hitagi chorando de alívio, a Mayoi reencontrando o caminho de casa, a Hanekawa assumindo a forma Black Hanekawa pela primeira vez… É uma eterna montanha russa de emoções. Entretanto, na mais ~desmerecida~ das séries, Nise, existem algumas conversas interessantes; precisamente no episódio 11 ocorre algo bastante significativo nesse aspecto que é sobre família. A Kagenui contesta o Araragi sobre a irmã dele ser um kaii, contesta essa “noção” de família onde um monstro é “considerado irmã.”

O Araragi ficou mesmo mexido com essa nova perspectiva sobre a sua irmã mais nova, ainda assim conseguiu encontrar seriedade e compreendeu que independente dela ser um kaii, ser uma menina um tanto quanto volátil… Ela é sua irmã. Ela é sua família. Ele responde com coragem a Kagenui, ele a encara de frente e responde com convicção que sua irmã sendo monstro ou não é sua família! Nas palavras dele: “Ela é minha família. Nem que eu precise forçar meus ideais.“; família faz parte de você sendo de sangue ou não. Sendo preto, branco, amarelo ou azul. Sendo monstro ou não. Família é aqueles por perto.

Família é simplesmente família.

Nekomonogatari (Shiro) – Marcela

ss (2013-12-25 at 06.20.37)

“A Marcela vai falar da Hanekawa? Que surpresa!” Segurem seus cachorros antes de atacar meus gatos, por favor.

Primeiro de tudo, preciso admitir que escolher um só momento de Monogatari para falar sobre é MUITO difícil. Sim, tenho muitos momentos da Hanekawa, ó caro hater, mas outros momentos igualmente singelos como o final do arco da Kanbaru, ou o final do arco da Nadeko onde o Araragi percebe que não dá pra salvar todo mundo. Ou até mesmo o simples e ligeiro adeus do Oshino, deixando aquele sentimento de incógnita quanto ao sumiço dele… “Espera, ele foi MESMO, embora?!“.

Depois de muito pensar, porque era óbvio que Monogatari estaria na minha lista… Consegui enxergar aquele momento que verdadeiramente tocou meu coração. Não chorei tanto quanto na rejeição da Hanekawa pelo Araragi, entretanto, o sentimento caloroso preencheu esse vazio do meu ser.

“Estou em casa”. Uma frase besta. Uma frase que nós pouco usamos, até. Nos limitamos a nos fazer percebidos na residência pelo simples som da chave abrindo a porta, tocando a campainha ou com os latidos infinitos dos cachorros ao perceber sua chegada de longe. No momento em que a Hanekawa disse isso pela primeira vez, pisando no seu primeiro quarto… É como se eu estivesse vendo um dos meus antigos filhotes de gato finalmente abrir os olhos. Sabe, quando o gato nasce, o olho dele é todo fechadinho, aí com o tempo vai soltando aquela remela nojenta. As vezes solta um pouco e ele fica só com metade ou 1/4 do olho e parece o Corcunda de Notre Dame, mas é muito fofinho. A Hanekawa foi a mesma coisa. Nasceu com os olhos fechados e continuou durante anos com eles assim. As remelas grudavam-se firmemente, incapacitando sua percepção de si mesma. Então, “A Bela Adormecida finalmente acordará de seu longo sono“, como a própria diz.

Monogatari não tem finais felizes, tem os finais certos. Se você pensar em todos os finais de arco, nenhum é inteiramente feliz. Nem Shiro é – a Hanekawa foi rejeitada pelo Araragi de um jeito ou de outro. Ela sofreu. Ela chorou. Só que… Esse simples gesto dela… Por alguns pouquíssimos segundos, tive um flash na minha cabeça de tudo que ela tinha passado até esse momento… Tudo resolvido, de uma certa forma. Aquele sentimento de realização, dever cumprido, de que “tudo bem quando acaba bem”.

Monogatari tem finais certos. Mas o final de Neko Shiro é um final perfeitamente imperfeito, exatamente como a Hanekawa.

Feliz Natal.

One thought on “12 Dias de Anime – 12° dia: “De Monogatari a Monogatari”

  1. Já estava ficando preocupado achando que vocês não iriam falar de monogatari.
    A marcela me fez perceber uma coisa que eu nunca parei para pensar. A verdade é que monogatari não tem um final feliz, mas sim um final certo. Isso me fez lembrar do final de cada arco de cada temporada de monogatari, me fazendo concluir que monogatari pode não ser a história perfeita que termina com “E eles viveram felizes para sempre”, mas é uma história que nos ensina lições de vida. Mostrando o lado doloroso da vida, o lado feliz, e o lado realista.
    Por isso que na minha opinião é o anime com a história perfeita.

    Agradeço muito ao pessoal do otomegatari por interagir com um bando de anti-sociais que nós somos. Desejo lhes um feliz natal com muitas felicidades a todos.

    Atenciosamente: um nerd qualquer que gosta do blog de vocês.
    .
    .
    PS: eu queria falar em todos os dias os animes que me marcaram, só que foram tantos animes que eu fico em dúvida.

Dê sua opinião!

