Comentários Zenmanais™ #20 – O Caminho encontra o Caracol

Comentários Zenmanais Logo PrincipalAdeus, oniichan do assédio sexual.

Yaho!… Um “yaho” bem mais triste do que o normal, snif…

Final de arco, Onimonogatari chega com um desfecho completamente inesperado, surpreendendo e arrasando corações ao mesmo tempo. O grande Nisio Isin trazendo os finais que as histórias merecem, apesar de gritarmos e espernearmos, batendo o pé no chão, reclamando.

E, como todos os finais de arcos até agora, temos um convidado especial! E a bola da vez passa para o grande Qwerty/Cuerti, lá do nosso parceiro Argama, do grupo Genkidama. … Só agora percebi que os dois o nomes rimam, olha só.

Enfim, deem uma checada lá – por sinal, tem duas reviews de Monogatari que eu, Marcela, fiz pra lá: Nekomonogatari [Shiro] e, a que saiu um dia desses, Otorimonogatari! Uma ampliação do que já comentamos aqui nos Zenmanais com umas pitadinhas a mais de surto.

Vamos à primeira grande despedida dessa Monogatari.

Raigho: E aí galera! Tudo na paz?

Qwerty: Osu!

Raigho: Todo mundo bem? Mais um Zenmanaaaaaaaaal, yay!

Marcela: Cadê a Black Hanekawa, cara…

Monogatari Second Season - 20 - Large 02

Raigho: ISSO É CRONOLOGIA NA. SUA. CARA. Eu chuto no máximo, pelos comentários, que isso rola em Tsukimonogatari < porque tem a FUCKING Yotsugi na capa…. ou não. Ou isso é como aquela luta em Katanagatari que só ouvimos falar.

Marcela: Olha, se Tsukimonogatari REALMENTE contar a história da Yotsugi (porque agora com Kabuki e Oni não aconteceu isso), capaz de aparecer a parte dos capítulos pulados de Shiro, porque o Araragi vai ajudar no trabalho dela junto com a Kanbaru e tal.

Raigho: Sim, aquela MENSAGEM que a Kanbaru recebe. É por aí MAS PERA QUE ESTAMOS ATROPELANDO O CONVIDADO, o Grande Cuerti do Argama (Conglomedo Genkidama). Fala ae lindão.

Qwerty: Bom dia/tarde/noite, e um prazer estar com vocês do Otomegatari para falar de um dos animes mais influentes dos últimos anos, que nessa “Segunda Temporada” tá mostrando a cada arco uma experiência diferente. Casou muito bem um convidado especial para cada arco, sabia?

Raigho: Sério? É, nós pensamos um pouco e foi tipo assim “Loli? Chama o Rubio que ele curte uma cadeia”, por aí.

Qwerty: AUSHAUSHAUSAHSU. Acho justo.

Raigho: Bem, Cuerti, antes do episódio de fato, quer dizer suas opiniõe sobre ~Monogatari Series~ no geral?

Qwerty: Olha, quatro anos e meio de Monogatari Series em anime, é até uma história que tenho com essa série que assisto semanalmente desde o primeiro – e impactante – episódio lá atrás. Fiquei de queixo caído quando Bakemonogatari foi a grande surpresa da temporada de Julho/2009, um anime que marcou com força o estilo SHAFT da maneira mais forte possível. Depois do fanservice de Nisemonogatari, de um fim de ano com o redondinho Nekomonogatari [Kuro] e agora com essa “Segunda Temporada” na qual sinto um maior frescor e desenvolvimento nessa história toda, acho que é uma forma de contar uma história que consegue agregar diversos elementos em um resultado que agrada por diversos motivos. Pode ter certeza que tem a galera que vê pelo fanservice, a outra que vê pela mitologia e quem curte simplesmente pela forte direção visual.

Raigho: Com certeza!

Monogatari Second Season - 20 - Large 04

Qwerty: Para quem não é japonês, tem que ver acordado para não perder uma legenda, mas é um esforço recompensador.

Raigho: Monogatari é algo que agrega tudo isso, é mágico! É putaria, cult e sentimento! (E o shipp gay NiShinbo) EU NUNCA VI algo casar tão bem, Monogatari e SHAFT foram feitos um para o outro. O Nisio vai dificultando, o Shinbo vai tentando adaptar e… foi. E estamos aí, com um escrevendo e o outro dirigindo, fazendo uns paranauê louco. Mas dentre tudo, os arcos “Neko” são sempre um amor.
SEMPRE.
SÃO.
UM.
AMOR.
É feels demais.

Qwerty: Achei Neko [Shiro] o arco menos legal dessa segunda fase, me processem.

Raigho: FILHO, amanhã tá meu advogado na porta da sua casa sem erro! Por que não gostou?

Qwerty: Gostei, mas achei os outros melhores.

Raigho: HUM, HUM… Tá certo. Mas falando desses arcos, até agora, qual curtiu mais? Otori?

Qwerty: Isso. Achei marcante. Oni teve um começo muito bom, mas um final que não me cativou tanto. Acho que o final de Oni tentou ser emocionante, mas não ressoou tanto aqui. Monogatari tem boas cenas emocionais, mas não acho isso muito o forte do Nisio. Ainda assim, fechou bem um arco de personagem, nesses anticlímax que ele consegue dar todo o sentido do mundo…

Raigho: Compreendo… Otori foi o fator “ADIVINHA QUEM VAI FODER ISSO? HÃ?”, e a Nadeko brilhou.

Marcela: Pera, não, quero que o Cuerti explique porque ele não gostou de Shiro. Fiz toda uma review bonitinha pro Argama, como você achou o pior arco? De longe, foi Kabuki.

Qwerty: Gostei, oras, só lembro com carinho dos outros três arcos.

Raigho: A Marcela é psicótica quando se trata da Hanekawa. Também sou, um pouco menos.  Ela mata, eu só torturo.

Marcela: É que pra mim, Shiro tem o melhor desenvolvimento de personagem. Otori tem um desenvolvimento maluco, Shiro tem a evolução perfeita de algo.

Raigho: SÓ UMA PERGUNTINHA… qual é a sua best girl? Cuerti.

*sinto cheiro de uma treta*

Marcela: É. FALA. Dica: só tem uma resposta certa.

Qwerty: No começo era a Senjougahara, mas agora meio dividido com a Shinobu-chan.

Raigho: ……………………Hum. HUUUUUUUUUUUM. FALOU A SHINOBU, tô quase deixando passar. Caralho, só convidamos Gahara-fag. Que merda de vida.

Marcela: Que nada, já temos as pessoas na lista de quem caçar depois. Tá tudo de acordo com os planos.

Raigho: KEIKAKU DOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORI!

Marcela: [Keikaku means plan]

Raigho: Bem, vamos ao episódio!

Qwerty: Ah, o que vocês acharam desse arco não ter abertura?

Marcela: Zuera.

Monogatari Second Season - 20 - Large 09

Raigho: OU é porque realmente não tinha espaço, ou vai rolar no BD. Ou o Shinbo tava com preguiça. Mais fácil a última opção.

Qwerty: Achei estranhamente apropriado, e apesar de ter a possibilidade de rolar nos BDs, não acredito.

Marcela: SHAFT e Shinbo pegaram o dinheiro deles, esfregaram na cara dos fãs dizendo “Temos a grana, temos a staff, mas não vamos fazer, continuem comprando”. Também não acredito.

Qwerty: Espaço tinha, acho que teve ED em todo episódio.

Raigho: Sim.

Marcela: Tipo, o que aconteceu em Bake foi de ter opening em todos os arcos mas não em todos os episódios. Isso eles corrigiram. Mas de adicionar uma nova opening? Não. Acho muito improvável.

Raigho: Seguindo pro episódio… Cara, eu tenho medo da Gaen Izuko, ela é algo assombroso… uma força da natureza. Ela exerce pressão, o modo de falar, encarar deixar “coisas” soltas no ar.

Qwerty: Quem nessa série NÃO é uma força da natureza?

Marcela: A Senjougah

Qwerty: Mas realmente a Izuko é creepy, principalmente com aquelas roupas.

Raigho: DEPENDE. A GAEN parece ser “a mãe” das forças. A Ougi é o Deus. Ela parece “moderninha” mas tem algo.. de errado. Tanto com ela, quanto a Ougi.

Qwerty: Falando nisso, acho que o senso estilístico da galera aqui é muito bom, é um raro anime que curto as roupas “comuns” dos personagens.

Marcela: Cara, eu achei ela muito antitese do Oshino. Os dois tem aquele estilo desleixado até um certo ponto, super despreocupados. Diferente do Kaiki (meu novo husbando) que é um pouquinho mais formal. Mas, enquanto o Oshino dá aquela impressão de segurança ou pelo menos de “até que pode dar certo”, a Gaen só me dá medo. MUITO medo. A presença dela é… Aquele tipo de pessoa que você não precisa nem ouvir a voz, só de ver já assusta. : E você tem razão Cuerti, a galera de Monogatari não tem roupas muito absurdas (alou, Kill La Kill) nem penteados ainda mais absurdos pros padrões de anime (alou, Danganronpa). Na verdade, pros padrões de anime mesmo, até que são normais. Ó, Araragi: normal. Senjougahara: Roxo, mas normal. Hanekawa: completamente normal. E por aí vai…

Qwerty: Uma coisa que talvez não associe tanto medo a Izuko é o fato de ela ser uma rara adulta nesse universo de adolescentes – e se os adolescentes já tem uma mitologia complexa, imagina os adultos que estão por dentro do esquema.

Monogatari Second Season - 20 - Large 11

Raigho: AS CORES são ~estilosas~ heh. O estilo de Monogatari em si é algo “pop”, vejo como algo moderno até! Todo mundo tem seu próprio estilo, Kaiki sério, Meme desleixado, a Gaen “moderna”… a Kanbaru seminua. São estilos marcantes de cada um que refletem sua personalidade até certo ponto, acredito que sim. E sim, a Izuko é uma “adulta” como o Meme/Kaiki/Kagenui, fora o fato de ser mentora deles.

Qwerty: Acho ela assustadora sim, mas vejo isso como algo natural, até analisando que estamos em ficção e meio que costuma ter esse tipo de personalidade.

Raigho: O episódio foi bem “tranquilo” após tanta correria, até a “localização” transmitia paz/tranquilidade. O Araragi querendo respostas e a Izuko esfregando na cara dele “Eu sei tudo, eu estava esperando vocês”… ela tem um jeito de falar as coisas que faz tudo soar irônico, quando ela pediu os 3 favores ao protagonista: “Você me ajuda, eu te ajudo, o mundo gira assim”. Ela não “pediu”, ela “exigiu” na verdade. Ou o Araragi fazia sim ou sim, mas ele para salvar quem ama faria ainda mais! Até a Izuko comenta esse ponto da personalidade dele. A Parada nesse favor é onde está a conexão com a história, ela pediu que o “Araragi arranjasse um encontro com a sua sobrinha, Kanbaru Suruga” < o que é mentira, pois a Kanbaru é filha da Izuko. Em “Hanamonogatari” a Kanbaru diz que a mãe dela foi dada como morta, mas a descrição da mãe dela, trejeitos é a Izuko descrita totalmente! Logo no segundo capítulo a própria Kanbaru explica que o casamento entre seu pai/mãe foi algo triste, o amor “desapareceu”… e nessa treta, deve ter rolado um acordo de “Não conte para a Kanbaru que sua mãe está viva”. E a “Yotsugi precisa acabar seu serviço”, “preciso da Kanbaru” < mensagem da Kanbaru em Neko (Shiro) < Araragi todo fodido no final de Neko (Shiro).

Qwerty: Cronologia de Monogatari tá aleatória, né? Acho que tá assistível para o espectador casual, mas atualmente só estou mais tranquilo porque passa a segurança que lá no final o quebra-cabeça vai fazer sentido na mente do espectador.

Marcela: O que tá acontecendo nessa segunda fase são só os preparativos. A Ougi tá montando o terreno pra ela chegar destruindo tudo.

Raigho: REZA A LENDA E TEORIAS que a Ougi é o centro do quebra-cabeça, tudo se monta/forma ao redor dela.

Marcela: Então. Pelo fim do episódio, se não for pegadinha do Nisio, tá mais do que na cara que ó meu deus, ela é a escuridão.

Raigho: A “Terceira Fase” e final < é sobre a Ougi. Como ela está fazendo as “coisinhas fofas” dela.

Monogatari Second Season - 20 - Large 36

Marcela: É aquela coisa: surge um problema > resolve > surge um problema que engole o outro problema. Até agora o problema eram kaiis, agora o problema é a polícia de Kaiis, a escuridão, que eu não esperava MESMO. Tipo, Kaiis, algo abstrato, ter regras?

Qwerty: Putz, do jeito que tá sendo falado aqui me dá certo medo, é bem difícil trabalhar esse tipo de personagem.

Marcela: Segura na mão do Nisio e vai.

Qwerty: Sempre, até 2020 vemos o fim dessa zuera toda.

Marcela: Eu honestamente ficaria mais preocupada com a força de vontade do Shinbo em adaptar as coisas…

Raigho: A Ougi é um “ponto abstrato” no meio da história, algo que junta as peças e assume “ponto de ligação” entre tudo. Ela não é explicada, assume diversas formas como mulher, Homem (em Hana) e a do Kurayami. Ela sabe de tudo. A questão que fica no ar: Ela age sozinha? Qual o objetivo disso? SERÁ que ela controlou o Araragi para que ele encontrasse os Kaiis? O Araragi descreveu a Ougi como “É como se os olhos dela me sugassem”. ELA NEM TEM PUPILA. Tanto que “Owarimonogatari” é divida em duas partes, 1 e 2. A 1 já saiu que foi “Fórmula Ougi/Enigma Sodachi/Sodachi perdida” e tem a parte 2 “Escuridão Ougi”. E por aí vai…

Qwerty: Faz sentido esse tipo de escalada, apesar que por enquanto vou é apreciando os arcos e o desenvolvimento dos atuais personagens…

Raigho: Welp, voltando ao centro do episódio, foi bem melancólico aquele papo todo. Foi triste. Eu gosto quando mostram o sofrimento do Araragi, a Izuko explicando “A Shinobu? Nah, isso foi 400 anos atrás” E ELA EXPLICANDO uma “não-existência que coloca os Kaiis no caminho correto, eliminando aqueles que não são úteis como a sociedade faz”. RIGHT IN THE FEELS.

Qwerty: Quebra total da expectativa, isso foi daora.

Raigho: Oni “roda” muito até chegar na questão, era uma impressão mas depois OUTRA em cima… a Gaen “E ACHO BOM A MOCINHA PARAR DE FINGIR QUE ESTÁ DORMINDO” < ATÉ EU CORRERIA PRO COLO DO ARARAGI. A ideia do “Kurayami” é algo que dá pra ser trabalhado e muito! Algo que comanda Kaiis, o folclore em si! TIPO Kaii já é um troço estranho e com regras?

Monogatari Second Season - 20 - Large 14

Marcela: A curiosidade bateu forte com essa explicação que foi dada pra escuridão. Quer dizer que Kaiis não são só coisas que surgem de sentimentos ou da crença das pessoas, coisas aleatórias, eles tem sim regras que fazem a manutenção da existência deles. Que um Kaii não pode deixar de ser o que é se não ele é punido… Mas aí eu fiquei numa dúvida: o kaii é aquilo que a pessoa acredita… Por exemplo, se eu acredito que a Shinobu é uma vampira, ok, mas e se eu acreditar, mesmo sabendo que ela é uma vampira, que ela é uma deusa? Já falamos várias vezes que o Oshino explicou que os kaiis mudam de acordo como acreditamos neles… Isso quer dizer que se acreditarmos neles como eles não são, eles são punidos?…

Qwerty: Acredito que sim, tanto que a Izuko fala naquilo de que a Shinbou não contou a verdade, omitiu, e isso é grave.

Raigho: “Um mal-entendido não explicado é uma mentira”

Qwerty: Porque ela não falou que era deusa e sim os caras que pensaram isso.

Raigho: E ELA não esclareceu. Deixou em aberto e agiu como uma. E revelando “Essa garota morreu e enganou o sistema, ela nem deveria estar aqui”… a Hachikuji MEIO que sabia eu acho. É interessante o senso de perigo que o Kurayami emite tipo “CORRE, MANO, CORRE DISSO AÍ”. Parecia tudo relacionado.

Marcela: O Kurayami parece uma espécie de super patrão… Os kaiis são todos operários e tem que fazer EXATAMENTE aquela função, se não… Nhac.

Raigho: ……………É É! A Hachikuji foi o centro da atração nesse episódio, eu achei muito bonito. A explicação do porquê o Kurayami não ter ido atrás deles, por eles estarem “perdidos com a Hachikuji” e ela cumprir seu papel. É genial.

Marcela: O feelz mesmo foi ela ter quebrado as regras a esse ponto só pra ficar do lado do Araragi… ;_;

Raigho: “Eu não sei até quando vou viver mesmo, vamos continuar perdidos”… ele se importa muito.

Qwerty: E o beijo e tal, o que acharam?

Monogatari Second Season - 20 - Large 32

Raigho: Hahaha. Foi… Monogatari. É, foi “Monogatari”.

Qwerty: Melhores definição.

Raigho: E ela dizendo “Desculpe, mordi a sua língua”. Ela toda doce dizendo “Eu te amei”. AH VÉI FOI FEELS.

Marcela: Depois de rir tanto com o final de Otori, esse final de Oni… ;__;

Raigho: PLMDDS. “Depois de rir tanto com o final de Otori“. Sente o drama.

Marcela: Ah, foi lindo!

Qwerty: Otori foi bem final de temporada.

Marcela: É que Koi vai continuar Otori com meu husbando.

Raigho: Foi legal que o epi “acabou” naquela despedida, teve a ED e um epílogo! A Ougi ouvindo toda ~pimposa~ a história e indo embora dizendo “tenho trabalho a fazer.” “Que trabalho?” “Ser uma espécie de escuridão que coloca tudo no caminho certo, esse tipo de coisa.” Tão Nisio Isin que dói.

Marcela: O episódio acabou com o sentimento de “não pode ter sido isso mesmo”. Até agora eu ainda não consigo acreditar.

Raigho: Até pelo modo “abrupto” que rolou, tanto que o Araragi está em negação. Ele só contou a Ougi e quer manter a “Hachikuji viva”.

Qwerty: Primeira “morte” na série, né?

Raigho: Sim!

Qwerty: Fora que ele vem se culpando pela menina há tempos. Vide sinal vermelho e tal.

Raigho: Mas a cereja do bolo, de verdade, foi ele caminhando naquele finalzinho e dizendo “Eu adorei te conhecer, adeus Hachikuji Mayoi”. Ele voltou ao passado, sofreu e tudo o mais. Mas aquela despedida… bah, foi pra ficar na merda. Ele só caminhando..

Monogatari Second Season - 20 - Large 34

Marcela: Só um gostinho do que vem por aí… “Acharam a morte da Hachikuji ruim? Pfff”.

Qwerty: Ó o recalque…

Marcela: Recalque nada, só esperanças fortes de que o caranguejo vá pra panela.

Qwerty: asuhaushaushasuahsuahsaushaushausas.

Marcela: Só não curti muito como as duas histórias são -separadas-. Elas praticamente são uma só, mas tem duas novels no caminho (no anime, só uma, porque Hana saiu do meio)…

Raigho: Sim, mas Hana é a mais “distante”… agora vem Koimonogatari! O pedido de ajuda ao Kaiki com sua narração divina e o FINAL de Otori de verdade.

Marcela: Finalmente vão parar de pesquisar “o que aconteceu em Otori” “termina assim mesmo” “não entendi nada”.

Qwerty: Melhores final de ano nesse último arco de Monogatari em 2013. Hana fica para o ano que vem, ;_____:

Marcela: Hana deve ser uma viagem louca, cara! Ver o futuro de Monogatari, depois da Nadeko virar deusa, saber a história da Gaen…

Raigho: Sem Araragi/Gahara/Hanekawa no Colégio Naoetsu! O ARARAGI TER VIRADO UMA CELEBRIDADE NO COLÉGIO. PFFFFFFFT.

Marcela: Faz sentido terem cortado Hana, por incrível que pareça: Neko Shiro é a melhor, por isso não poderiam cortar; Kabuki-Oni se completam e Otori-Koi se completam. SE tivessem que cortar pra conseguir fazer tudo, teria que ser Hana mesmo…

Qwerty: Esses recaps, pra que tanto episódio de recap? 😦

Marcela: Porque o Shinbo tem que jogar Dragon Quest com o Togashi… 😀

Raigho: Algum pensamento final Cuerti? Curtiu a coisa toda?

Marcela: Cuerti curtiu. (risos)

Qwerty: Curti, bom papo, com pessoas que manjam das Monogatarias. Bom mesmo ver gente disposta a ir fundo numa série como vocês fazem. Obrigado pela oportunidade de estar aqui e agregar valor no blog. 😉

Marcela: No camarote do OtomeGatari são só os VIPs~ Valeu por aceitar participar, Cuerti. Mesmo sendo Gaharafag…

Qwerty: ausahsuahsaushaushaushasuahs, obrigado. E indo já nessa, obrigado mesmo aos dois, até a próxima na Final Season de Monogatari. 🙂

Monogatari Second Season - 20 - Large 39

Só uma notinha pro nobre Cuerti: estou esperando no meu email uma dissertação argumentativa que respeite os direitos humanos explicando porque Shiro é a novel mais fraca. Obrigada.

15 thoughts on “Comentários Zenmanais™ #20 – O Caminho encontra o Caracol

  1. O Araragi deve ter algum tipo de complexo de messias, uma hora ele diz que realizaria até cem pedidos da Gaen só pra ir ajudar a Shinobu momentos depois ele toca o foda-se e decide que vai ficar perdido pelo resto da vida pra ficar com a Hachikuji. Foi o mesmo quando a Black Hanekawa/Kanbaru/Kiss-Shot quase mataram ele, esse filho da mãe não tem amor pela própria vida.

    Uma coisa interessante que agora eu percebi, é que os kaiis realmente continuam a cumprir o seu “dever”: a Shinobu continua a sugar o sangue do Araragi, o Sawari Neko ainda ajudava a aliviar o stress da Hanekawa. Mas eu já quase tinha esquecido que a Hachikuji era uma vaca perdida, ela era a própria aparição não a vítima, realmente não fazia sentido ela continuar a existir sem fazer os outros se perderem (apesar de que eu quase chorei quando ela foi embora). Então pelo que eu entendi o kurayami é tipo a polícia dos kaiis vagabundos.

    Na minha opnião até agora tá: Shiro>Oni>Otori>Kabuki. Mas koi é final season da segunda fase então estou com expectativas de que seja o melhor (admito, fanboy da Gahara, aquele telefonema no final de otori me conquistou).

  2. Doido, 1º: coloquem um aviso de spoiler antes de começar o post kkkkk’
    Cara, está épico.. e quase me fez chorar, sem zuera, não sou sentimental, ainda mais com ficção…. mas essa despedida foi triste cara, Nisio pisou, chutou e jogou meu coração no lixo… ta, não é pra tanto, mas magoou, “Mesmo que estejamos separados, estaremos sempre juntos” T.T
    “Nem sendo mulherengo resolveria” kkkkkkk foi boa, na moral, Araragi é muito sortudo/ azarado.
    Mas ein, Kurayami, pelo que entendi vcs estão se referindo a escuridão que “não-existe” e que policia os kaiis, esse nome é citado nos livros futuros? pq pelo menos no fansub pelo qual assisto tal nome não apareceu.
    Tenho que aprender japonês urgentemente para poder ler as LN ou… alguma editora brasileira poderia nós fazer o fazer o favor de traduzir (y) (sonho)

    • Pelo que vi os fansubs usaram “Treva” na tradução, mas se você prestar atenção pode ouvir eles dizendo Kurayami. No baka tsuki (logo no início do site) tem algumas novels traduzidas em português e inglês. LN não costumam ser lançadas no Brasil (ou sequer no Ocidente), apesar de já ter acontecido com algumas.

      • E nos referimos à “não-existência” como Kurayami = escuridão. Só que como ele é uma “coisa”, prefiro um nome próprio. E obrigado pelo comentário!

      • Uhum, sim, de fato nisso eu reparei.
        Já cheguei a achar o capitulo Caranguejo Hitagi completamente traduzido e aqui nesse site tem alguns caps de Nekomonogatari (Shiro) traduzidos para o pt-br, arranho alguma coisa do inglês mas da mó preguiça de ler um livro inteiro kkkk’
        Sim, caso raro o lançamento de NL aqui no país, o que é uma pena, pois apesar de saber de pouca gente que com certeza compraria, eu acho que chegaria a vender caso houvesse uma maior divulgação, o fato é que nas editoras que que lançaram LN por aqui (JBC com as de Samurai X e Death Note, Conrad com as de CDZ), o cara do marketing foi completamente dispensado, se depende-se das editoras, eu nunca saberia por exemplo que esses “extras” de DN são LN. Isso que muito cara o futuro do mercado de LN aqui no país, infelizmente :/

    • Pedro, é um comentário
      semanal, o único spoiler é do
      episódio! o resto é ou
      conjectura…. Ou informações
      da série. Espero que
      comente mais vezes!

      • O problema foram as informações “futuras” da série como a de um certo animal ir pra panela (não sei é uma hipótese de quem fez o comentário ou se realmente irá acontecer).
        E tb tem a informação referente a família da Kanbaru (mas ai não sei se foi spoiler ou se já foi citado isso no anime e eu simplesmente esqueci(o que é mais provável kkkk)).
        Pretendo visitar mais vezes o site e se tiver algo de útil ou que queira compartilhar, falar, comento sim 😉

          • kkkkkkkkkkk’ blz, bom, não compartilho esse desejo seu, Senjougahara é uma das melhores personagens dessa série (na boa? não sei se realmente tenha algum personagem “fraco” em toda a série) e espero sinceramente que o fim dela não esteja próximo. A empatia que é gerada por ela durante os primeiros arcos da série, é… absurda, apesar do praticamente desaparecimento nos arcos seguintes :/

  3. Aff, eu não acredito que eu não percebi que a Ougi era a Kurayami ate o final do episodio…
    E o Raigho tinha respondi um comentário meu uma vez dizendo que ela era a “escuridão”, “coisa” e eu não percebi que era ela ate o final…
    Então ela ser sobrinha do Oshino e uma mentira…

    Engraçado que Kabuki que era pra ser a historia de Mayoi se torna a de Shinobu é Oni que era pra ser a da Shinobu se torna historia da Mayoi…

    Raigho em Hana e dito que a Izuko e mãe da kanbaru ou ela descreve a mãe dela que dar a entender que e a Izuko? Pois pode ser que Izuko teve uma irmã gêmea que seria mãe da kanbaru fazendo assim ela seja realmente tia da Kanbaru…

    Marcela Concordo com você, Shiro tem o melhor desenvolvimento de personagem é como você disse evolução perfeita de algo que seria da Hanekawa. Pra quem e Hanekawa-fag(eu sou um), se torna um dos melhores arcos. Mas Ele a primeira vista e oque menos tem um significado para o mundo de Monogatari, ele não traz consequências que vão afetar o mundo e só um personagem se “encontrando” no mundo…

    Ele e o mais chato? Nunca sera. Ele e o que tem menos Importância para essa segunda fase de monogatari ? sim.
    Hana parece ser mais importante do que shiro para essa segunda fase…

    • A Kanbaru fica tendo uns “lapsos/flashbacks” da mãe dela, de “conversas” e “discursos”…. é a identificação da Izuko. Não tem como alguém… ser tão cruel com a própria filha e não ser a Izuko.

  4. Sei que estou atrasdo..
    Mas, esse arco não tem opening porque a Maaya Sakamoto, a dubladora da Shinobu se recusou a cantar. E as openings de monogatari são character songs, Maaya disse que não canta character songs.

Dê sua opinião!

