Comentários Zenmanais™ #12 – ZENBU Circulation

Comentários Zenmanais Logo Principal“Eu só quero uma coisa… Tudo.”

Yaho! Finalmente de volta. Nada como uma semana de recap para descansar e… Estagnar na melancolia pela falta de um episódio novo de Monogatari…

MAS ACABOU ESSA MELANCOLIA! Arrrrrrrco novo começando e ele está de surtar -literalmente-. Chegou a hora do character development mais brusco de todo Monogatari até agora, um giro de 360° na personalidade da minha querida loli, e agora deusa, Sengoku Nadeko. Prontos?

Dissecando “Mousou Express”

Os comentários a seguir são referentes somentes a nova opening. Se quiser pular, os comentários do episódio estão logo abaixo.

Marcela: ZENBUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!

Raigho: Harooooooooo~ Olá pessoal! Saudades? Eu sei, também estávamos chorosos. Mas voltamos em grande estilo, ao estilo Zenbu.

Marcela: Já estou aqui montando o idioma zenbu.

Raigho: Hahaha. Vocês podem se questionar “Zenbu”? Bem, a cada novo arco de monogatari temos uma OP nova, uma canção melhor do que a outra; porém o SHAFT quebrou qualquer limite e criou o idioma “Zenbu” na OP de Otori… não estão entendendo? Relaxa, vai lendo que vai fazer sentido. ZENBU TIME.

Marcela: Vamos logo que meus dedos estão tremendo de ansiedade pra dissecar a opening nova. Meu novo passatempo como NEET, pegar opening de animes e procurar todos os simbolismos.

Raigho: Hahahaha, vamos nessa. Bem, Marcela, vamos começar então estabelecendo alguns paralelos básicos: O SHAFT desconstruiu a OP “Renai Circulation” com a nova “Delusion Express”, elas literalmente são o oposto da outra, tons, cores, sentidos, ações. Minimalista ao extremo, passamos algum tempo dissecando isso bem… o surto é com você Marcela.

Marcela: Beleza, vamos lá… Primeiro de tudo, temos que estabelecer o que tava acontecendo em Renai Circulation. Altamente recomendado que assistam as duas openings em sequência, deixamos os links aí bonitinhos pra vocês darem uma olhada. Visualmente falando, Renai Circulation é uma opening extremamente… Adocicada. Infantilizada, um sonho, idealização. Notem como em Renai Circulation a Nadeko nunca alcança o Araragi. Ela sempre anda paralelo a ele, mas são duas retas que jamais se encontrarão. Evidenciado isso no tom no qual o Araragi está, um cinza indiferente. Ele é alheio ao mundo dela.

Raigho: Exato. Ela é uma garotinha feliz, sonhando com o “Onii-chan” perfeito dela, se questionando o que raios é o “amor”, ela estuda, questiona, fica confusa, mas não cabe dentro de si de tanta felicidade; ela agradece a Deus, agradece ao destino por ter encontrado ele, ela se sente grata SÓ pela existência do Koyomi. Ela é doce, gentil e ainda que o Araragi (em tom cinza) esteja alheio a ela, inalcançável ela vai continuar seguindo ele. Vejam bem, AÍ ela segue ele. Mas agora… a coisa mudou.

Marcela: Primeiro de tudo, o título da opening nova: “Mousou Express”, “Expresso da Delusão”. Isso já demonstra como ela “caiu na real” e percebeu que o amor dela era inalcançável mas está pouco ligando pra isso. Logo no início da opening, que é a “desconstrução” de Renai literalmente, a Nadeko está repetindo a mesma cena da primeira opening, mas dessa vez indo para trás. Pra mim isso significou que ela fez um retrocesso. Como eu falei pro Raigho antes, o character development dela foi Hanekawa as avessas. No caso da Hanekawa, ela passou de uma ligeira insanidade para aos poucos se tornar humana. A Nadeko fez o processo reverso, exatamente expresso nos passos retrógrados. Ela foi da “normalidade” pra insanidade. Se em Renai Circulation ela tinha uma postura extremamente insegura, sempre olhando para o chão, Mousou Express ela é a autoconfiança em pessoa. Olhando firme pra frente, com um sorriso muito seguro no rosto, parece outra pessoa. Ao mesmo tempo que é um tanto como… Perturbador. Também anda em linha paralela ao Araragi mas dessa vez BAM ela agarra ele. Quebra o fluxo.

Raigho: O começo da OP “Mousou Express” são os “caracteres” de “Bakemonogatari”, mas lidos separadamente são mensagens do tipo “Me olhe eternamente”, “Ei, estou pedindo para que você olhe”- BAM, a cena fica preto e branco, uma Nadeko caminhando para trás. Ela demonstra uma postura ereta enquanto caminha, com firmeza; e os “estudos do amor” só estão chateando ela, ela dorme nos estudos, o tempo passa, ela tira a bandana de “estudiosa”, tudo é uma perda de tempo. Ela simplesmente diz “O que é razão, destino?”; a mesma garota que na OP de “Renai” abençoava o destino, zomba como se não fosse nada demais. Existe uma possessividade nela agora, é o grito dela de “Eu existo, eu vou tomar você”, embora antes ela caminhasse tímida atrás dele, ao lado dele, ela agora não importa em caminhar em um sentido oposto, ela vai arrastar ele consigo, ela o deseja mais do que tudo. Ela se finge de sonsa para enganá-lo, faz um pedido as estrelas… na verdade, tão doce e inocente, essa garotinha pura só deseja uma coisa agora – Tudo. Zenbu.

Marcela: Tem inclusive uma relação com o fato do capítulo dela ser chamado de “capítulo da revolta”, já que agora ela vai contra tudo e todos. “Não consigo imaginar um mundo que vá contra os meus desejos” expressa isso direitinho.

Raigho: Sim…. e aquele final… da OP. Com várias Nadekos.  O olhar dela. Sinceramente? Podemos chamar o SHAFT de “preguiçoso” em suas OPs… mas ficou genial. Demais.

Marcela: É porque os gênios são preguiçoso, cof.

Raigho: Quer comentar algo mais da OP?

Marcela: Só mencionar que, pra MIM, as várias Nadekos com aquele olhar penetrante de cobra fizeram referência as cobras do cabelo dela. Afinal, a opening toda faz uma referência a cena inicial do primeiro episódio que já já vamos comentar. “Mesmo que não seja o destino nós dois ficarmos juntos” “minha delusão explodiu” “quero tudo” etc, etc. Desejos de uma deusa.

Raigho: Deusa sádica, psicótica e yandere. Né.

Voltando ao episódio…

ss (2013-09-22 at 11.55.38)

Raigho: Welp, esses foram os comentários sobre a OP… vamos falar sobre esse começo de episódio, feliz, amoroso.

ss (2013-09-22 at 11.54.57)

Marcela: Diversão pra toda família! Ketchup pra todo lado… Foi no mínimo chocante. Eu quando li a novel não acreditei que a novel já começava ali, tipo, o Araragi “morrendo”.

ss (2013-09-22 at 11.53.44) ss (2013-09-22 at 11.54.42)

Raigho: Sim, mas primeiro, aquela Nadeko toda loli, toda gentil, fazendo uma lista tão… Moe. Comida favorita, Onii-chan favorito… a pessoa que ama. Notável, notável; mas nossa o que foi esse começo de arco? Na Novel já foi impactante, mas o SHAFT conseguiu deixar ela parecendo uma psicopata. Nadeko matando Araragi? Novo vestido da Shinobu? Araragi prestes a matá-la? SANGUE SANGUE SANGUE?! AI MEU DES- puf. Voltamos ao começo da jornada que levou a nossa loli… ao lado yandere da vida.

ss (2013-09-22 at 11.54.21)

Marcela:  CAAALMA! Ainda tem o Kuchinawa-moe! Toda vez que focava no rosto da cobra eu me sentia ficando estrábica, não sabiia pra que olho olhar. Fiquei um pouco frustrada pelo fato terem passado a lista tão rapidinho, ainda cortaram um bocado de coisa. Mas né, não tinha nada muito necessário como as outras duas cartas (apesar de ter lido que cortaram bastante a carta do Oshino no arco passado). Mas sim, agora temos ela falando da Melancolia de Sengoku Nadeko… Nada de mais até… Uma bicicleta vinda do nada e adivinha quem- SIM, o ser assustador favorito de todo mundo, Oshino Ougi!

Raigho: HUEEEEEEEEEEE, FEZ A PIADA QUE EU TINHA PENSADO- Hidoii ;A; “A Melancolia de Sengoku Nadeko” hahahaha. Enfim, enfim… Kuchinawa melhor dublagem que o Kako, só comentando.

Marcela: Bolacha, biscoito…

ss (2013-09-22 at 11.56.06) ss (2013-09-22 at 11.56.54)

Raigho:  ………….Ó. Mas sim, enquanto nossa adorável mocinha caminhava para a escola cantando “Por essa estrada eu vou bem sozinha, levar os venenos para-“, ops, canção errada. Welp, a OUGI MANJA DOS PARANAUÊ DAS BICICLETA; a Nadeko toda preocupada vai ver como ela está depois daquele lindo capote e- como a Ougi conhece ela? Eu gostei disso, foi ~foreshadowing~ do Nisio, ela toda “Opa, pera, eu não conheci você ainda? Caramba, foi na ordem errada”, daí ela tentou jogar o Araragi na história “Foi através do Araragi, bem, ele contou sobre você”. Ela intencionalmente quis dar a entender que já sabe sobre todas elas de alguma outra forma… “alternativa”. E aquele papo de vítima/agressor. Adoro.

ss (2013-09-22 at 11.56.42) ss (2013-09-22 at 11.57.34)

Marcela: Desde Shiro o Nisio tá jogando personagens “novos” (porque o Episode já deveria ser conhecido, né, SHAFT?) no cenário, como se tivesse se preparando pra um palco muito maior. Não tevea Ougi, mas surge a Gaen. Em Kabuki, primeira aparição da Ougi. E, de novo, ela retorna em Otori, com outro papo bem cabeça. Essa história de se fazer de vítima e de que “ninguém é unicamente vítima de uma kaii” é bem interessante. Afinal, nem sempre uma pessoa encontra uma kaii simplesmente por encontrar, ela pode até não gostar do que encontra, mas no fundo queria. A Gahara queria abandonar memórias, o Araragi não queria voltar pra casa, A Kanbaru queria seu amor de volta e a Hanekawa queria “vingança/desestressar”. A Nadeko… Bom. Quem mandou ela ser fofinha?

ss (2013-09-22 at 11.58.11) ss (2013-09-22 at 11.57.59)

Raigho: A Ougi ~cantou~ uma coisa bacana: “Você na última vez, ficou quietinha, cabeça baixa e se passou por vítima… mas e agora?”, ela sabia o que estava prestes a acontecer, a existência Ougi sabe de muita coisa. Vítimas/Agressor é algo bem digno de discussão, algumas pessoas se fazem de vítimas para culpar alguém ou um agressor se finge de vítima para justificar algo; se eu estou atravessando a rua, sou atropelado, a culpa é minha? Ou do motorista? Ele deveria ter freado mais rápido? Eu deveria ter sido mais cuidadoso? Questões.

Marcela: Cof, Kabukimonogatari, cof.

Raigho: HAHAHHAAH! Bingo.

Marcela: E a Ougi finalmente fez a revelação que mais ou menos chocou o pessoal: é sobrinha do Oshino!… O que explica algumas coisas mas abre ainda mais questões. A principal é: isso é verdade? Acreditar em uma criatura como ela é muito difícil.

Raigho: Bem…. tá meio na cara que né… Bem. É complicado. Mas a Ougi vai ser muito importante, vital para o futuro da série. Só posso adiantar isso. Prosseguindo a Melancolia de Sengoku Nadeko…

ss (2013-09-22 at 11.59.08)

Marcela: A explicação dela sobre o Kaiki e como ele “destruiu” as relações na sala dela… Faz até você lembrar de que Nisemonogatari tinha um pouquinho de história no fundo… E é até estranho que tenha terminado assim porque, vendo Nise, eu esperava que as Fire Sisters tivessem resolvido. Antes do Kaiki se espalhar muito, é claro.

Raigho: MAS CALMA, ANTES DISSO, A SENSAÇÃO BOMBÁSTICA…


PESSOAS.
OUTRAS PESSOAS.

ss (2013-09-22 at 11.59.34) ss (2013-09-22 at 11.59.57)

Marcela: OH BOY, SOMBRAS BRANCAS E BOLAS COLORIDAS. P-PESSOAS

Raigho: MANO, GENTE EM MONOGATARI… K-KOWAI ;A;

Marcela: Então NÃO é uma cidade fantasma!

Raigho:  Heh, acho que não mesmo. Sobre o mencionado, é claro que o Kaiki tinha de ferrar tudo, ok, a Nadeko não foi culpada, mas < ensino fundamental < crianças < primeiros amor/sentimento < amuleto para maldição < ferrar o outro. Só podia dar merda.

ss (2013-09-23 at 12.00.34) ss (2013-09-23 at 12.01.28)

Marcela: É que em Nise tinha tanta putaria que a proporção que deram pro ocorrido parecia tão pequena… Bom, a maravilhosa cobra branca continua aparecendo e a Nadeko corre pra ligar pro Ararararagi~ haha, como adoro essa ligação! Pena que no anime ele não menciona a Hanekawa viajando pelo mundo, mas a Nadeko dizendo “Estou ansiosa por isso/Estarei esperando” foi lindo. Como o Araragi é denso~ não consegue enxergar nada das intenções dela.

ss (2013-09-23 at 12.01.36) ss (2013-09-23 at 12.04.59)

Raigho: ………….A menina liga avisando: “Ó, tô delirando aqui pá, mas como vou ver você, estou ansiosa”; COMO ASSIM ISSO É “LINDO”?! ÓBVIO que o Araragi pensou na pior hipótese, enfim, em outra delusão dela uma cobra saindo do telefone, há há. E que cobra eloquente, BEM DUBLADA e bacana. Chamando a sua “Nadeko-chan”.

Marcela: … Madoka tá vendo esse recalque com a voz do Kako. Enfim, sim, a aparição da Kuchinawa-moe foi super bacana. Retomou a conversa com a Ougi ~misteriosamente~ sobre vítimas e etc.

ss (2013-09-23 at 12.05.11) ss (2013-09-23 at 12.05.20)

Raigho: Muitos disseram “Nossa, não tem como animarem essa cena”, a Nadeko se lembrando das cobras que matou para se livrar da Jagirinawa (Nadeko Snake), bastante sangue, bastante. O Kuchinawa quer uma reparação, quer que a nossa mocinha ajude ele com um pequeno, bem pequenininho favor… deduzindo pelas palavras da Nadeko, ela queria no fundo fazer esse favor. Acho válido ressaltar que a verdadeira natureza da Kuchinawa é bem diferente do usual, conforme avançarmos na história (ou no final dela) será explicado exatamente o que ela é.

ss (2013-09-23 at 12.05.56) ss (2013-09-23 at 12.05.40)

Marcela: Quando eu vi a forma grande dela eu lembrei daquela lenda que dizia que a Anaconda dormia embaixo da igreja, não sei porque. Bom, isso de lado… A ideia de destino novamente foi reforçada, como já havia sido feita em Kabuki com toda a viagem do tempo, a Nadeko dizendo que mesmo se soubesse qual seriiam as intenções do Kuchinawa-moe, faria do mesmo modo. A insanidade dela de uma certa forma já foi ressaltada pela falta de surpresa em ver os cadáveres de cobra – na verdade, só por ela ter matado aquuelas cobras todas… I mean, ok, ela estava desesperada, mas eu com 14 anos nunca que teria coragem de matar um bando de cobras e ainda mutilar depois…

ss (2013-09-23 at 12.08.14)

Raigho: Ela meio que fez na base do “Estou desesperada, kowaii”, ela se imaginou distante da cena, da situação. A Kuchinawa ficou linda, o design, o olhar, tudo… teremos ainda uns 3 episódios para descobrirmos como será exatamente a derrocada da Nadeko. E algo mais?

Marcela: Nada, só ZENBU.

Raigho: ZENBU ZENBU.

Compartilhe seu ZENBU conosco nos comentários e até semana que vem!

BUyFbReCIAAJ_qi

Advertisements

14 thoughts on “Comentários Zenmanais™ #12 – ZENBU Circulation

  1. Concordo em gênero, número e grau com tudo que foi dito, e sinceramente gostei da mudança na personalidade da minha loli favorita, enfim, agora só resta ficar na expectativa pelo próximo episódio de domingo 🙂

  2. Olha, muito bom assistir o episódio e vir aqui ler essas análises incríveis. O estudo da OP ficou admirável. Gosto bastante do anime, mas vocês só podem gostar muito mais pra conseguirem descobrir essas relações entre as aberturas, os simbolismos e referências. Parabéns!

  3. Algo interessante (q talvez seja um grande devaneio meu) eh q em boa parte da opening (principalmente no final, e com exceção à hipnotizante parte do “Zenbu, zenbu”) não vemos o rosto completo/olhos da Nadeko (afinal, não podemos olhar o rosto/olhos da Medusa).. Well played Shaft!

  4. Teoria interessante essa da OP, eu tinha percebido que o começo dela era o final da outra, mas nunca teria bolado uma teoria dessas.

    Realmente des de Shiro a aparecendo novos personagens, Episode, percebi que ele e do caço que Araragi vira vampiro, mas aquela que fala que Tsubasa não sabe de nada, e fica questionando a hanekawa-san naquela hora eu não entendi nada.

    kkkkkkkk uma coisa que eu pensei que nunca ia ver em Monogatari e que eu estranhei muito no começo da serie, Figurantes, ja estava pensando que era uma cidade fantasma xD.

    eu acho que a animação tem melhorando de pouquinho em pouquinho, esse episodio venho com uma animação boa(principalmente pelos figurantes kkkkkkkk, ta bom, parei)

    semana que vem agente tem mais Nadeko Sengoku no Yuutsu!?

    • quase me esqueci, Sengoku no modo “Gasai Yuno/Deusa Yandere”, ela ficou muito linda com o cabelos bracos. quando sai a versão 1080 dessa cena com certeza vou coloca de wallpaper, sem falar que ela e minha Loli Favorita xD. Zenbu pra vcs ^^

  5. Pingback: Lápis Solto #22 – Espaço Sideral | OtomeGatari

  6. Sinceramente, parabéns pra vocês pelo site. Acabei de conhecê-lo e os posts são muito bem elaborados e interessantes! Eu simplesmente amo a série Monogatari e ter tanta informação espalhada por aqui, é realmente incrível.
    E não é só dele, como sobre outros animes e com uma opinião que condiz e complementa muito com o meu pensamento.

    Vou esperar pelos comentários do próximo episódio e de todo o resto.

Dê sua opinião!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s