Fate/kaleid liner Prisma Illya – “Caleidoscópio”

Fate kaleid liner Prisma Illya - OP - Large 01

Auuuuuuuuuuu~

É hora de lolis, mágicas e Type-moon!

A frase “nunca julgue um livro pela capa” se aplica a diversas coisas na vida: a uma primeira impressão de alguém, a uma opinião já formada sobre determinado assunto ou como um anime vende sua imagem e a história que vai se desenrolar; entre escolhas dessa temporada recente que ocorreu entre julho-setembro de 2013 um anime chamou minha atenção por ser um Spin-off da famosa franquia “Fate” que pertence a empresa de jogos “Type-Moon”, “Fate/kaleid liner” foi divertido, carismático e- pera pera, isso é no review abaixo!

Sobre Fate/kaleid liner

Fate/kaleid liner é um mangá escrito/ilustrado pelo autor Hiroshi Hiroyama (KALMIA). Sua serialização ocorre na revista “Monthly Comp Ace” desde o ano de 2007. Porém, dentro do enredo do mangá existem diversas fases: Entre 2007-08 foi “Fate/kaleid liner“, logo após tivemos a nova fase “Fate/kaleid liner 2wei!” que ocorreu entre 2009-12 e no mesmo ano de 2012 começou a fase atual “Fate/kaleid liner 3rei!“. O mangá recebeu uma adaptação para o formato anime com 10 episódios que adaptaram toda a 1ª fase. Pouco após o final foi confirmada a adaptação da 2ª fase (2wei) pelo mesmo estúdio, Silver Link.

Enredo

Illyasviel von Einzbern é uma garota comum do ensino fundamental que se torna uma “Garota Mágica” por culpa do “Kaleidostick Ruby” que, bem… achou que o nível de MOE dela era maior que o de sua antiga mestra, Tohsaka Rin. Consequentemente a garotinha acaba presa definitivamente a Ruby, sem ter outra escolha a não ser caçar os sete “Class Cards” que estão espalhados pela cidade. Entretanto, como não poderia faltar temos uma rival para ela, Miyu/Kaleidostick Sapphire, que tem como mestra a rival da Rin, Luvia Edelfet; dessa forma começa a batalha das garotas contra os Espíritos Heróicos!

Fate kaleid liner Prisma Illya - OP - Large 03

Miyu e Illya! As garotas mágicas!

Anime

O enredo de Fate/kaleid liner é bobo, um típico “mahou shoujo” que estamos acostumados, porém a forma como ele é executado faz que o anime no geral seja divertido, carismático e tenha um bom enredo! Ok, não estou dizendo que isso é a obra prima do ano, mas tem seu charme justamente pelas personagens/enredo. Antes de comentarmos mais sobre isso, é preciso ter em mente que este anime é um spin-off da famosa série “Fate” e consequentemente algumas piadas se perdem caso você não entenda muito do enredo da série original; mesmo assim ele pode ser assistido sem maiores problemas.

Mencionei acima que talvez as pessoas que não tenham acompanhado a série “Fate” percam algumas piadas. Existem coisas não explicadas no enredo sobre certos relacionamentos e personagens que aparecem rapidamente: O Waver (um dos únicos sobreviventes pela batalha do Graal em Fate/Zero) como um mago poderoso que contrasta bem com seu jeito medroso na série mencionada, o Shirou (meio-irmão da Illya, Fate/Stay Night) ser tão diferente dela porque é adotado, fotos no quarto da Illya onde ela está com o Kiritsugu/Irisviel (seus respectivos pai e mãe, relação problemática explicada bem melhor em Fate/Zero), entre outras coisas menores que facilmente se perdem para aqueles que não acompanharam as séries oficiais.

Fate kaleid liner Prisma Illya - 08 - Large 21

C-Como assim nunca assistiu Fate…

Como fã da série sempre acho “spin-offs” bem-vindos dependendo do que ele seja, mas em um primeiro momento, assim que bati os olhos neste anime logo pensei “Hum, Mahou Shoujo, lolizinha bonitinha, meh….”. Provavelmente o anime me surpreendeu porque eu não esperava grandes coisas dele: Um moezinho aqui, uma pantsu acolá, uma lolizinha cheirosa por aqui… e o enredo é muito mais! Cedo no primeiro episódio temos a Rin/Luvia brigando uma contra a outra feito cão e gato, enquanto Ruby/Sapphire observam entediadas mais uma vez ambas brigarem. Irritadas com isso elas abandonam suas respectivas mestras e decidem procurar novas pessoas que possam ocupar o cargo de suas ex-mestras.

Illya é escolhida por Ruby, Miyu é escolhida pela Sapphire, ambas representando personalidades distintas entre si; essa dinâmica entre a Illya querer se aproximar da Miyu sem saber como proceder exatamente com a garota pelo modo intimidador dela, a Miyu refletindo sobre o valor da amizade, são toques especiais ao longo dos 10 episódios que compõem a 1ª fase. Temos momentos muito descontraídos até mesmo pelo tom leve da história: a Illya em casa com as empregadas da família Einzbern, a mansão misteriosa aparecendo repentinamente em frente a sua residência e a Miyu vestida de ~maid~.

Fate kaleid liner Prisma Illya - 07 - Large 06

O MAID POWER!

Essa dinâmica Illya/Miyu gera momentos extremamente cômicos. Um desses momentos de comicidade é quando a Miyu não consegue voar porque “voar não faz sentido” e a Illya por entender o conceito de “garota mágica” voa facilmente. Querendo ajudar a Miyu ela a convida para assistir animes, resultando em uma espécie de surto da parte da Miyu onde ela fica chocada por “essa animação desafiar as leis da lógica, física, bom-senso.”; outro momento é quando a Miyu aparece vestida de ~maid~ e a Illya surta pelo “fator moe de uma maid ser algo tremendo”. Entre essas risadas existem momentos bastante tensos, quando a Miyu demonstra se importar com a Illya de modo egoísta, forçando ela a desistir de seus poderes, querendo que ela fique fora da batalha de qualquer forma; outro exemplo é na batalha final contra o Berserker, onde a Miyu, ao perceber com apenas um olhar que a Illya ainda hesitava com medo de seus próprios poderes decide que vai atacar pela frente enquanto a Illya permanece na retaguarda. Uma amizade bonita.

Fate kaleid liner Prisma Illya - 04 - Large 20

A lição de toda garota mágica! Imaginação!

Entre momentos de descontração que ocorrem várias vezes, as garotas seguem atrás dos “Class Cards” que contém os Espíritos Heroicos que elas precisam combater e derrotar! Nesse momento, a série fica incrível! Na primeira batalha a Illya fica correndo da oponente por não saber como seu poder de garota mágica funciona, ela arrisca e com uma ajuda da Miyu que surge pela primeira vez elas derrotam a oponente; desde o começo a Illya sempre levou na brincadeira as batalhas, de modo leviano e divertido como se fosse um jogo, mas essa realidade é confrontada quando ela é quase morta pela Dark Saber, o que na minha humilde opinião, foi uma luta divina! Illya toda amedrontada, a Miyu fraca sem saber como lidar com uma oponente tão forte, quando vindo do nada, a Illya desperta um poder monstruoso!

Fate kaleid liner Prisma Illya - 06 - Large 17

O despertar!

Palmas, palmas para a beleza que foi esta batalha que o Silver Link fez com tanto zelo. Consigo ver claramente o cuidado com a batalha, com o anime no geral, que ficou muito bem feito para os parâmetros do estúdio! Parte da batalha contra a Dark Saber, um trecho para atiçar a vontade pode ser visto neste link. Outro ápice de animação foram nos momentos finais da batalha contra a Caster, que pode ser visto neste outro link.

Opinião Final

Fate/kaleid liner é um caleidoscópio, se olharmos para ele de formas diferentes pode ser um anime cômico, com ação, com uma amizade bonita ou algo dispensável. Nem por isso ele é ruim, fico feliz por ter decidido acompanhar e encontrado algo tão divertido vindo de um spin-off que pessoalmente não esperava absolutamente nada! Rápido, cômico, tenso; três palavras que podem definir esses 10 episódios, tenham certeza de que estou ansioso aguardando “Fate/kaleid liner Prisma Illya 2wei!”, só posso recomendar este anime e esperar que se divirtam tanto quanto eu.

Fate kaleid liner Prisma Illya - OP - Large 06

8 thoughts on “Fate/kaleid liner Prisma Illya – “Caleidoscópio”

  1. Único motivo que me fez começar a assistir esse anime foi por ele carregar o nome Fate/, e acabou que me surpreendeu muito.
    Francamente? Não esperava que fosse nem 10% do que se mostrou ser.

    Ansioso pela segunda temporada.

  2. Depois de madoka não julgo mais nada pelas aparências, e esse foi mais um belo exemplo, também estou na espera pela segunda temporada, que se não me engano ja foi anunciada.

  3. O primeiro mangá é fraquíssimo perto do segundo e terceiro, que apesar do fan service, acaba desenvolvendo uma história além das cartas, e introduzindo novos personagens(Edelfelt, Manaka, Ainsworth) e rebuscando antigos(Zeltrech, Bazett, Kirei, Caren, Gilgamesh de F/HA).
    Acho que qualquer um que tenha assistido a primeira temporada e já tenha lido o mangá, só estava esperando o anuncio da segunda temporada, e de uma terceira, quem sabe.

    E REALMENTE espero que ninguém tenha assistido Fate/stay night, que coisa medonha, leia a VN, vão ser dias de leitura, que valem a pena.

  4. eu gostei muito da review / eu acabei de assistir ZERO NO TSUKAIMA (mt firme, romantico, engraçado pra *aralh* kkkkkkkkkk mt bom!!!!) e agora eu tava vendo outros animes mahou shoujo pra assistir (so assisto mahou shoujos G_G) e resolvi pesquisar sobre esse prisma illya pq esse baculo dela é mt parecido com o da SAKURA CARD CAPTORS *-* dai eu fiquei curioso sabe hehhehe e pela review de vcs e pelos comentarios eu vou dar uma conferida ^^ vlw aeeee !!!!!!!

  5. Pingback: Novo PV de Fate/kaleid liner Prisma Illya 2wei! | OtomeGatari

Dê sua opinião!