Semana Monogatari 2° Dia: Cronologia Monogatari – “Do Ferimento a Possessão”

Semana Monogatari 2° Dia

Auuuuuuuuuu~

Nyan~

A semana definitiva, a semana do surto, a semana da Monogatari!

Como tínhamos mencionado serão ao todo 7 dias de postagens apenas sobre o mundo de Monogatari. Pensamos bem sobre o que exatamente falar nessa semana e como o primeiro dia foi sobre o que está por vir na nova série, decidimos que era hora de abordar outro tema complexo: Cronologia. Monogatari por muitos é vista como “Hã? São quantas? Em que ordem? Tudo isso? Nossa, que confusão!”; com isso em mente comentaremos com imagens explicando a cronologia da série que é relativamente confusa. Relativamente.

Preparados para o 2° dia de surto? Vamos lá!

“Monogatari – Crônicas de Kaiis”

“Monogatari” (Crônica/História/Conto) é uma Light Novel japonesa escrita por Nisio Isin e ilustrada pelo Taiwanês Vofan. O primeiro volume da Novel foi publicado no dia 1° de novembro e segue em publicação (Atualmente, contam ao todo 16 Novels). A série foi adaptada para o formato anime pelo estúdio Shaft. “Bakemonogatari” recebeu uma adaptação de 15 episódios, “Nisemonogatari” recebeu uma adaptação de 11 episódios, “Nekomonogatari (Kuro)” recebeu uma adaptação de 4 episódios e o estúdio tem planos para ainda esse ano adaptar toda a 2ªFase intitulada de “Zenmonogatari”.

A cronologia detalhada contém “spoilers” apenas dos eventos básicos.

1ª Parte: Eventos transcorridos entre Kizumonogatari e Bakemonogatari

Só clicar!

Só clicar!

Raigho: Bem como podem perceber essa primeira parte é apenas a 1ª Fase da série, vejam que a série começa no dia 25 de março um dia antes das férias do Araragi na qual ele encontraria a Kisshot, por enquanto o processo de entendimento da cronologia é bem prático seguindo a lógica: Kizumonogatari ==> Nekomonogatari (Kuro) ==> Bakemonogatari; Kizumonogatari é o Araragi encontrando a vampira no dia 26 de março e encerrando isso dia 7 de abril ao duelar contra a mesma, no dia 8 de abril recomeça o ano letivo no exato final de Kizu. 3 semanas transcorrem entre esse evento e a Hanekawa encontrar seu gato prateado, durante esse ínterim de tempo nada de relevante ocorre; Neko (Kuro) se passa entre os dias 29 – 7 de maio (Golden Week) enquanto o Araragi lida com a realidade sobre a Hanekawa e em como fazer com que ela retorne ao estado humano. Quando ambos retornam para o colégio após o final dessa semana trágica o Araragi sobe as escadas salvando a Senjougahara dando inicio a Bakemonogatari, fato que acontece no dia 8 de maio e acaba em 14 de junho; notem que Bake inteiro dura um pouco mais do que 2 meses! Contudo, não comentei sobre Nise nessa parte e… vai começar a complicar.

Marcela: Todos aproveitando a viagem? Tá tudo bem simples até agora. E, aproveitando que ainda estamos nessa parte, gostaria de estabelecer a diferença entre ” Férias de Primavera “, ” Golden Week ” e ” Festival Cultural “. Por que minha preocupação com isso? Bem simples: já vi muitos fansubs ou até mesmo traduções de novels virem de forma equivocada e confundirem os eventos. Explicando cada um de forma simples: ” Férias de Primavera ” é quando acontece Kizumonogatari, o encontro do Arararararagi com a Shinobu. Percebam que no começo da novel ele sai da escola comentando sobre as férias. ” Golden Week ” é quando acontece Nekomonogatari (Kuro), aquela ” semana ” cheia de feriados, quando a Hanekawa vira Black Hanekawa (nyan) pela primeira vez. E, finalmente, o ” Festival Cultural ” ocorre no final de Bake, na cena onde vemos a casa de terror dos três, Gahara, Arararagi e Hanekawa. Espero ter esclarecido, no mais, meu querido Lupus já disse tudo.

2ª parte: Eventos transcorridos entre Nisemonogatari e Nekomonogatari (Shiro)

Só clicar!

Só clicar!

Raigho: Avisei que complicaria, peço atenção. Aqui terminamos a 1ª fase e começamos a 2ª, notem que entre Bake e Nise ocorre uma discrepância de quase 2 meses nos quais não temos eventos relevantes; no dia 29 de julho o Araragi é “sequestrado” pela Senjougahara pelo fato do Kaiki Deishu estar na cidade, logo após temos a abelha picando a Karen e a revelação sobre o que a Tsukihi é realmente , eventos que somados não contam 22 dias ao todo demonstrando que a série é rápida em seu desenvolvimento.

Agora vamos mencionar essa confusa 2ª fase. A fase intitulada de Zenmonogatari (Monogatari Second Season) abrange 6 Novels que não seguem cronologicamente. Não, isso aqui é pior do que Kara no Kyoukai. 6 dias após os eventos de Nise começamos essa nova fase com 2 novels ocorrendo ao mesmo tempo com eventos ligados uns aos outros; Kabuki é a aventura de Araragi ao lado da Shinobu quando ambos por engano voltam alguns anos no passado, começa no dia 20 de agosto e acaba no começo do novo ano letivo. Um tigre aparece repentinamente começando os eventos de Neko (Shiro), durante os eventos dessa Light Novel ocorre um pulo de alguns capítulos que não são explicados nela e eles são justamente os eventos de Oni nos quais a narração é feita pelo Shinobu, além disso, em Oni temos os efeitos colaterais de Kabuki, fiquem atentos; esses eventos marcam o começo da 2ª fase com 2 novels sendo narradas por 2 protagonistas diferentes que em apenas alguns dias causam uma verdadeira revolução… Respirem, o nó na cabeça piora no próximo.

Marcela: Primeiro de tudo: só eu fiquei morrendo de curiosidade sobre esse Perna-Braço Karen? Monogatari tem várias side-storys como Nadeko Pool (uma das melhores -única traduzida-), mas o título desse em especial… Bom, deixando isso de lado…

A confusão começa aqui. Todo mundo entende que tem Bake, que é depois de Kizu, depois vem Neko Kuro e depois de todo mundo vem Nise. Certo. O problema é sempre a segunda fase. Entendam assim: tudo em Monogatari está ligado. Tudo. Sabe a parte naquele filme novo horrível do Homem-Aranha, onde ele entra na sala onde é picado e tem uma teia GIGANTE cheia de aranhas? Pois é. Imaginem cada novel de Monogatari como uma daquelas aranhinhas, esperando pra picar você e passar o veneno do surto. Estão todas ligadas em uma grande teia pelo mestre Nisio. Na primeira fase isso não é tão evidente, o Araragi ressalta mais no primeiro capítulo de Kizu. Na 2° fase é verdadeiramente o ápice: está tudo acontecendo ao mesmo tempo e, inevitalmente, ligado. O maior exemplo, nessa segunda imagem, é da relação Onimonogatari e Nekomonogatari Shiro: eventos que ocorrem em Nekomonogatari Shiro, temporalmente falando, só são contados em Oni – acontece ao mesmo tempo em duas novels diferentes. Tão sacando o drama? Isso é Nisio, cara. Vamos lá pra terceira imagem…

3ª parte: Eventos transcorridos entre Nekomonogatari (Shiro) e Koimonogatari.

Cronologia 3 watermarked

Só clicar!

Raigho: Dessa vez temos parte da 3ª fase da história envolvida nos eventos da 2ª fase. Por favor, não questionem isso já é confuso o suficiente com a cronologia montadinha. Ainda seguimos com eventos de Neko (Shiro)/Oni ocorrendo em paralelo, cada vez mais distorcida a própria cronologia chega a um ponto confuso de entendimento por começar o seu “vai-e-vem” que apenas piora; esses eventos das 2 novels duram por volta de 3-4 dias ao todo. Após isso temos 2 meses sem eventos relevantes até o começo de Otori onde descobrimos a verdadeira natureza da Nadeko e essa história ocorre em 4 dias (novamente); aqui começa o problema da cronologia: Oni ainda é narrado muito além de agosto, os eventos dessa Novel cobrem até dezembro que é na mesma época de Koi confundindo um pouco mas nada demais, os eventos de Otori são interrompidos e voltam a prosseguir em Koi que é continuação direta contendo a batalha contra o “final boss”; após isso temos apenas a novel “restante” cobrindo a 2ª Fase, Hana, mas como podem perceber que existe um “Boneca Yotsugi” ali, no caso aquela é a primeira novel da 3ª fase, Tsukimonogatari, evitarei entrar em detalhes… Enfim, após ela ocorre a última novel e assim a 2ª fase termina.

Marcela: Lembram do meu comentário lá em cima sobre como ” tudo está ligado “? Pois é, aqui temos outro exemplo ainda melhor: Otorimonogatari (nadeko yandere hnng) e Koimonogatari. Sem dar muitos spoilers, digo que Otori termina em um cliffhanger. As novels de Monogatari tem sempre um final ligeiramente em aberto, mas a situação ” principal ” do arco está resolvida. Otori não. Otori continua diretamente em Koi e o problema todo da Nadeko se perdura até lá. A cada novel, a conexão entre elas fica mais intensa – mais complexa, muito mais forte. Os eventos agora se relacionam diretamente, causa e efeito, em intervalos de pouquíssimos dias.

Mas isso nem é o pior de tudo. O mais confuso é Hanamonogatari: acontece depois de toda a segunda fase, mas foi lançada antes de tudo. Então, no anime, Zenmonogatari, nós teremos o futuro acontecendo no meio e depois voltamos ao passado. Infelizmente, faltam informações sobre a terceira fase, o que me sucita uma dúvida muito grande: como se sucedem os eventos cronologicamente? Hanamonogatari seria o ” final ” de Monogatari, que foi mostrado antes de realmente terminar a publicação? Ou talvez as outras novels irão além de Hana?… The feelings, all the feelings…

Cronologia Geral de Monogatari

Monogatari Order

Só clicar!

Raigho: De forma geral e resumida essa é a melhor imagem nossa, a própria Marcela montou ela com base nos números/datas de Monogatari contando a estreia, publicações e tempo transcorrido dentro da cronologia; já fazem 7 anos desde a publicação de Monogatari e ao que tudo indica completaremos 8 anos de série antes de seu fim. Em termos ainda mais gerais Monogatari é separada assim:

1ª Fase: Kizumonogatari/Nekomonogatari (Kuro)/Bakemonogatari/Nisemonogatari

Fase: Nekomonogatari (Shiro)/Kabukimonogatari/Hanamonogatari/Onimonogatari/Otorimonogatari/Koimonogatari

3ª Fase (Final): Tsukimonogatari/Koyomimonogatari/Owarimonogatari/Zokuowarimonogatari

Bem… espero que com isso algumas dúvidas tenham sido explicadas. Comentem sobre o post!

Marcela: Dor de cabeça já? Aguenta firme que a semana tá só começando. Encerramos aqui mais um post de Monogatari e gostaria de dar créditos ao site Baka-Tsuki pela cronologia que foi traduzida por nós aqui e a um desconhecido na internet que fez uma imagem a qual me baseei para montar essa acima, com um resumo sobre lançamentos, cronologia e etc.

E que venha mais Monogatari!

Advertisements

10 thoughts on “Semana Monogatari 2° Dia: Cronologia Monogatari – “Do Ferimento a Possessão”

  1. Pingback: Lápis Solto #11 – Revoluções! | OtomeGatari

  2. Honestamente, acho mais prático de entender instintivamente do que colocado no papel (hahah ao ver a descrição da última novel da segunda fase no post anterior, já pensei “eita que as coisas ficaram tão fodas que se arrastaram pra outro título”), porque lendo este post, chegou ali na terceira fase e minha mente entrou em parafuso. Esperarei acontecer para a mente botar tudo em ordem. O Fenchan trabalhou duro neste post, merece jujubas pelo bom trabalho!

  3. Saudações

    Parece-me ter sido realizado um trabalho envolto por uma frenética e exaustiva pesquisa. Imagino, inclusive, o tempo que foi destinado para isso, uma vez que venho à entender que tudo já foi planejado por vocês, Marcela e Claudionor, tem algum tempo.
    Realmente, é algo de grande respeito.

    No que tange à obra tratada, Monogatari Series, parece-me que a sua ligeira “confusão” com datas e colocação do enredo em períodos distintos é mais do que proposital. Vejo isso com muita atenção, pois algumas obras se utilizaram também de tal recurso temporal, como Higurashi no Naku Koro ni.
    Além disto, Monogatari realmente tem muito para contar, bastando para isso analisar os quadros traduzidos e a imagem com toda a ordem cronológica da obra em si.

    Acompanhando, nobres.

    Até mais!

  4. puxa vida, nem sei como agradecer vcs da Otomegatari por fazer essa divisão cronológica. Agora que o Monogatari Series: Second Season terminou, o “final” do anime me deixou mto confuso e aborrecido. graças a esse post pude ver com clareza a ordem dos fatos. estou mais tranquilo 🙂

    • Err… não. Não entendi bem a pergunta, como assim “se baseia”? A série não tem ordem cronológica fixa, elas costuma ir e voltar diversas vezes, não tem algo fixo para se basear.

  5. Como eu não sabia dessa confusão eu baixei e ainda to assistindo apenas Bakemonogatari. Só que eu começei a achar estranho o fato do Araragi falar da dor de cabeça da Hanekawa se referindo ao passado, daí eu resolvi pesquisar sobre. Só que em todo lugar eu vi o pessoal passando a ordem “Bake – Nise – Neko”. Daí eu pensei “não faz sentido, neko deveria ser antes de bake”.
    Agora, lendo esse post, deu para enteder perfeitamente. Excelente explicação. Obrigado !

    • É porque algumas light novels não necessariamente estão seguindo a ordem cronológica, como você deve ter percebido. Se lembrar bem do episódio 13 de Bakemonogatari, parte do arco Tsubasa Cat, vai reparar que há uma breve remniscência do que ocorreu na Golden Week – e só seria explorado a fundo na próxima novel, Nekomonogatari (Kuro). Espero que possamos ter ajudado a compreender e gostar ainda mais da série!

  6. Matheus, envie uma mensagem ali pela página do otomegatari no FB que eu te mando a imagem da cronologia atualizada e na ordem. Este post é um tanto quanto “antigo” e falho em alguns aspectos, acho melhor te indicar com a imagem mesmo.

Dê sua opinião!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s