Semana Monogatari 1º Dia: Zenmonogatari – “A Revolução da Segunda Fase!”

Semana Monogatari logo

Auuuuuuuuuu~

Nyan~

A semana definitiva, a semana do surto, a semana da Monogatari!

Bem, sempre digo que Monogatari significa surto tanto para mim quanto para a Marcela em níveis muito surtásticos (?). Entre pensamentos sobre o que fazer ela sugeriu a “ Semana Monogatari” onde comentaremos sobre coisas da série 1 semana antes da estreia de Zenmonogatari, como curiosidades e afins.

Aqui estamos nós no 1º dia dessa longa semana que está começando… Preparados? Vamos nessa!

A postagem inicial dessa tão aguardada semana será sobre todas as Novels que formam aquilo intitulado de Zenmonogatari (Monogatari Second Season), serão 26 episódios adaptando 6 Novels: Nekomonogatari (Shiro)/Kabukimonogatari/Hanamonogatari/Onimonogatari/Otorimonogatari/Koimonogatari; falaremos de cada uma delas separadamente, espero que apreciem e comentem suas opiniões, expecativas…

QUE O SURTO COMECE!

“Monogatari – Crônicas de Kaiis”

“Monogatari” (Crônica/História/Conto) é uma Light Novel japonesa escrita por Nisio Isin e ilustrada pelo Taiwanês Vofan. O primeiro volume da Novel foi publicado no dia 1° de novembro e segue em publicação (Atualmente, contam ao todo 16 Novels). A série foi adaptada para o formato anime pelo estúdio Shaft. “Bakemonogatari” recebeu uma adaptação de 15 episódios, “Nisemonogatari” recebeu uma adaptação de 11 episódios, “Nekomonogatari (Kuro)” recebeu uma adaptação de 4 episódios e o estúdio tem planos para ainda esse ano adaptar toda a 2ªFase intitulada de “Zenmonogatari”.

“Mas Raigho, o que difere essa tão comentada 2ª fase do resto?” Simples, o Araragi deixa de ser o narrador e elas assumem: Senjougahara, Hanekawa, Shinobu, Nadeko e Kanbaru narram suas próprias histórias, a exceção fica apenas para Kabukimonogatari onde o Araragi continua narrando. 

Enfim, evitaremos ao máximo spoilers.

Vamos às 6 crônicas, vamos às minhas lindas, adoráveis, amáveis e sensuais Divas.

Nekomonogatari (Shiro)

800px-Neko_White_000

A história puramente branca.

Eu não sei tudo, mas sei muito sobre você, Araragi-kun

No primeiro dia do segundo semestre da Representante de Classe perfeita, Hanekawa Tsubasa, é observada atentamente por um Tigre aterrorizante. Entre monólogos infindáveis uma confissão obscura reside impronunciável…

Chamas, chamas. Por que elas a estão perseguindo? Incendiário? Hanekawa Tsubasa encontra-se indefesa contra um monstro que está a rodeando como um caçador, enquanto isso Araragi Koyomi encontra-se fora da cidade. Um novo Kaii. Uma nova monstruosidade que dessa vez precisará ser encarada de frente… Será que a nossa ex-Representante de Classe está apta ao seu maior desafio? A desafiar seus medos, a confessar o inconfessável. 

Nekomonogatari (Shiro) pode ser traduzido como “Crônica da Gata (Branco)”

A história é intitulada de “Tigre Tsubasa”

800px-Neko_White_008

A garota com asas invisíveis.

Raigho: De longe é Novel mais emocional de Zenmonogatari, posso afirmar isso ao dizer que Hanekawa Tsubasa é revelada sem pudores, seus medos, pensamentos, ciúmes que chegam a ser doentios entre monólogos; com 42 (66) capítulos ao todo a narrativa muda e Hanekawa mostra-se primorosa como protagonista chegando ao ponto onde você fica emocionado com a sinceridade crua dela, embora no “meio” haja um pulo de 22 capítulos (Nisio quem?) que só são narrados em Onimonogatari. Vai ser marcante para muitas pessoas por abordar o emocional da Hanekawa, se em (Kuro) tivemos como ela encontrou o Gato narrado pelo Araragi aqui é apenas ela contando a história… Revelações malignas sobre a personalidade real dela são expressas sem vergonhas, a interação que ocorre com a Senjougahara apenas melhora tudo isso e tudo é encaminhado para o agridoce final da gata; será verdadeiramente emocionante assistir a isso!

Marcela: Nekomonogatari Shiro provoca uma incrível reflexão em qualquer um que leia. Os melhores capítulos sem dúvida são os que a Hanekawa fica refletindo sobre si mesma, sobre suas ações, suas atitudes, sobre o que é. As afirmações que ela faz sobre a vida no geral, provoca inúmeros questionamentos. A novel é linda, linda demais. Pra quem não gosta da Hanekawa, nem depois de Neko Kuro, Neko Shiro definitivamente vai convencer você. Deixa-se de lado a simples visão de Representante das Representantes ou da conselheira de todas as horas do Araragi, a verdadeira Hanekawa é mostrada. E toda a dor, todo o sofrimento, todos os momentos ruins… Bom. Aguardem pra ver o que vai acontecer (ou podem ler a novel aqui no blog-).

Kabukimonogatari

800px-Kabuki-000a

O Caracol perdido.

Nós… Nós voltamos 11 anos no passado?” Quando questionei ela sobre isso apenas recebi um par de olhos silenciosos como resposta…

Araragi Koyomi entre práticas de perversões percebeu que não fez seus deveres de casa os mesmos que deveriam ser entregues ao final das férias, contudo Oshino Shinobu diz ser capaz de voltar no tempo e oferece a seu mestre a chance de voltar 48 horas atrás… Contudo, algo dá errado e ambos são levados para mais do que apenas algumas horas; Araragi ao se dar conta de onde está decide cometer o seu ato mais ignóbil—impedir o atropelamento da garotinha Hachikuji Mayoi—mas as consequências desse ato…

Kabukimonogatari pode ser traduzido como “Crônica do Portal”

A história é intitulada de “Mayoi Jiangshi”

800px-Kabuki-008

O caminho tortuoso…

Raigho: “Imprevisível” é um bom termo para o desenvolvimento dessa crônica, no começo dela o Araragi tinha um objetivo e ao final isso muda completamente, embora tenha um “Mayoi” aí é quase como funcionou em Nisemono: As interações mostradas são basicamente Araragi-Shinobu no passado com o ~fanservice~ de uma Hanekawa loli; a Novel tem 30 capítulos e até a metade da mesma o “grande evento” não ocorre mas depois é incrível! A velocidade dela muda e o mundo alternativo apresentado é totalmente diferente do que conhecemos, a corrida para fazer com que tudo volte ao normal pode resultar em catástrofes maiores ainda; no melhor estilo “Efeito Borboleta” é uma das melhores dessa 2ª fase.

Marcela: Caramba, essa novel tem uma das melhores viagens no tempo EVER. Além disso, Kabuki mostra como o Nisio foi tão gênio mas tão gênio que todos, absolutamente TODOS os eventos estão interligados. Ele montou uma linha do tempo tão perfeita que não tem como você dizer que o evento X não é necessário pra história – só ler Kabuki (se tivesse traduzido) pra entender. É uma cadeia de eventos, como o Araragi diz lá no primeiro capítulo de Kizumono. E o melhor de tudo é como um gesto de boa índole, aparentemente inocente, tem o efeito exatamente contrário a sua intenção. Mindfuck incrível demais, incrível. E já disseram que tem uma Hanekawa LOLI?!

Hanamonogatari

800px-Suruga-000

“No momento que você nasceu já foi amaldiçoada. Porém, isso não é limitado apenas a você, no momento em que “todo bebê nasce de alguém” ele é amaldiçoado. Não acha nojento? Digo, que uma pessoa nasça do útero de outra. Bem, é um mundo injusto onde a percepção de “nascimento” é assumida como um ato divino, você mesma não sente às vezes que a sua vida “concebida” por Deus é uma maldição pela qual você deve sentir-se grata?” 

As palavras de uma mãe para sua filha.

Kanbaru Suruga vive agora em um estado de letargia já que Araragi Koyomi/Hitagi Senjougahara/Tsubasa Hanekawa se formaram do colégio Naoetsu, sem seus “senpais” Kanbaru vive a procura de algo para manter o foco; repentinamente um dia o boato sobre um “Rei Demônio” espalha-se entre os alunos do colégio: qualquer um pode encontrá-lo e ter seu desejo realizado! Inevitavelmente Kanbaru fica preocupada com a situação e acaba por envolver-se com ela… Mas… Mas… Uma dúvida corrói ela: “E se… E se eu for esse Lorde Demônio?…”

Hanamonogatari pode ser traduzido como “Crônica da Flor”

A história é intitulada de “Demônio Suruga”

800px-Suruga-004_s

Raigho: Tecnicamente a mais “lenta” em termos de desenvolvimento dentre todas as Novels da 2ª fase; a trama aqui mostra um lado da Kanbaru até então desconhecido no geral, um desses exemplos é o fato dela dormir diariamente com o braço esquerdo dela “preso” para evitar um “possível ataque” semelhante ao Rainy Devil e também como ela sempre lembra das palavras da mãe dela, Gaen Suruga, falando dessa última citada ela aparece pela 1ª vez em Zenmonogatari sendo aquela que expõe a cruel realidade para todos; estou animado com essa parte de Monogatari visto que só li até o capítulo 9 e não posso afirmar muita coisa… Esta Novel é cronologicamente a “mais antiga” no universo de Monogatari por isso existem diversos fatos diferentes nela… Garanto que será surpreendente.

Marcela: Primeiro de tudo, cronologicamente essa é a última novel, então já começa a confundir. O fim no meio. A curiosidade já bate forte… No entanto, o que mais intriga nessa novel é finalmente a aparição da mãe da Kanbaru, que já foi mencionada em Bakemonogatari e em Nisemonogatari. Uma das personagens mais misteriosas mas que com absoluta certeza tem uma importância muito grande – afinal, foi ela quem deixou a ” pata do macaco “, que eventualmente se tornou o Rainy Devil, nas mãos da Kanbaru. E após essa citação dela… que visão cruel, é o mínimo que posso dizer. De alguma forma, isso refletiu na sua filha. Mas como? E por que ela deixaria algo ” perigoso “, a pata do macaco, nas mãos da sua filha? Por que o Kaiki estava atrás dela?… Acredito que ela tenha muitas respostas.

Onimonogatari

800px-Onimo-0001

Esta história antecede o meu próprio tempo, ela antecede muitos fatos. Houve uma época na qual “Oshino Shinobu” era conhecida como “Kiss-shot Acerola-Orion Heart-under-blade” muito antes de nosso ferimento ser feito, essa história é sobre como ela chegou aqui, sobre o que ela considera a si mesma atualmente…

De certa forma tudo isso começou por culpa da Shinobu enquanto ainda era uma vampira completa, muitas questões sobre ela sempre permanecem em aberto: O que exatamente ela fazia antes do encontro fatídico com Araragi? Quem foi o “primeiro” que ela mordeu? Quem mordeu ela? Quais são seus reais sentimentos pelo Araragi?; essas questões talvez encontrem sua resposta ou não… E para apimentar isso um encontro com uma certa Gata Branca promete grandes emoções…

Onimonogatari pode ser traduzido como “Crônica Demoníaca”

A história é intitulada de “Hora Shinobu”

800px-Onimo-0010

Raigho: É a Monogatari que eu tenho menos informações entre alguns poucos spoilers. Ela será realmente peculiar em muitos sentidos, teremos a Shinobu, a nossa tão estimada e caprichosa vampira narrando sobre si mesma, algumas explicações serão finalmente dadas! O que ela sente realmente pelo Araragi? Até então sabíamos apenas que quando um vampiro morde o outro e transforma-o em seu servo isso é praticamente um ato sexual, mas no que exatamente isso implica? Será que a Shinobu ama tanto o Araragi, mais até mesmo do que a Gahara? Entre tantas questões teremos também a narrativa do encontro entre Black Hanekawa x Shinobu que não ocorreu em Neko (Shiro), algo me diz que foi um encontro sensacional…

Marcela: Os esclarecimentos serão muitos, assim como em Hanamonogatari, por termos uma personagem que ” sabe muito ” sobre tudo que envolve esse universo de kaiis narrando e explicando. Até agora só tivemos pessoas que tiveram experiências mínimas narrando – até o Araragi, que já encontrou e enfrentou diversas Kaiis, não tem nem 1/4 do conhecimento da vampira. Finalmente uma ” profissional ” vai analisar e contar. E, apesar de saber sobre o encontro da Shinobu com o Araragi, não sabemos quase nada sobre ela. Mesmo que ela apareça bastante em Nisemonogatari, continua sendo tão incógnita quanto a Gaen Suruga. Mas tenho que ser bem honesta aqui… Minha expectativa está mesmo no momento em que ela e a Black Hanekawa se encontrarem, afinal foi um pulo de mais de 20 capítulos! São mais capítulos do que Bakemonogatari. O que aconteceu? Como elas interagiram? Será que em algum momento houve uma disparidade entre elas e a minha querida gata branca foi massacrada?… Hnnng, muito muito hype!

Otorimonogatari

800px-Otori_000b

“—Você é um mentiroso, mesmo sendo um deus.”

Essa é a história da garota que já foi possuída por uma serpente sinuosa, Sengoku Nadeko.

A garota que por tanto tempo manteve seu amor por Araragi Koyomi como uma adoração doentia e é mostrada como um “anjo” por toda a história até esse ponto. Mas a verdadeira personalidade dela é….?

Conforme a “monogatari” aproxima-se de seu capítulo final ela se enreda como uma serpente, envolvendo, evoluindo—.

Otorimonogatari pode ser traduzido como “Crônica da Armadilha”

A história é intitulada de “Medusa Nadeko”

800px-Otori_008-009

Raigho: Vai dividir muitas opiniões essa parte da história. Temos aqui a Nadeko como protagonista o que pode ser adorável ou um porre por um simples fato: Ela narra tudo em 3º pessoa. Sim, tudo. “A Nadeko não sabe o que fazer, vai pedir ajuda ao Koyomi-onii-chan”,  “A Nadeko está confusa…”; assim sendo pode ser um verdadeiro saco mas também é interessante como a história vai aos poucos mostrando como a Nadeko é realmente, a personalidade real dela, cada pensamento obscuro e por fim seu “enlouquecimento” resultando no ápice dessa 2ª Fase, quando a Kanbaru Suruga menciona em Nisemono que “você não percebeu ainda, mas ela é o final boss” estava coberta de razão. Uma história devastadora é revelada e ninguém vai escapar dela.

Marcela: A narração em 3° é muito boa, diga-se de passagem, senhor Lupino. Marcela é muito suspeita pra dizer isso, mas… Marcela adora essa narração. Simplesmente adora. Na verdade, adora a Nadeko. Depois da Hanekawa, a preferida é a Nadeko. E essa novel confirma isso com todas as forças  porque… a Nadeko é louca. Uma yandere. Vocês acham a Yuno ruim? Fichinha perto da Nadeko, porque a Nadeko finge… E muito bem. Ninguém nunca imaginaria que aquela menina espantada, assustada, amendrontada é uma louca assassina que faz tudo pelo que quer. Tá, já sabiam que ela era uma pervertida desde Nisemonogatari, mas Otori é outra história. Enquanto a Kanbaru fica em uma letargia a Nadeko vira um monstro… literalmente. Sério. Fiquem na expectativa máxima por esse arco, podem confiar. Vai ser plot twist atrás de mindfuck. Ah, e Marcela concorda com o ponto de vista dela: no amor, vale tudo, tudo MESMO.

Koimonogatari

800px-Koimonogatari_000b

“Você não acha que o amor não correspondido que perdura por toda a eternidade é mais feliz do que o amor mútuo?”

A garota conhecida como Hitagi Senjougahara faz um pacto com os deuses colocando a sua vida em jogo para proteger Araragi Koyomi.

Conforme o natal aproxima-se com o “dia destinado” ela escolhe o mais obscuro, pior caminho de todos…

Koimonogatari pode ser traduzido como “Crônica do Amor”

A história é intitulada de “Final Hitagi”

800px-Koimonogatari_008-009

Raigho: O ápice de Zenmonogatari, seu final. Os eventos de Otori são interrompidos e apenas aqui eles prosseguem rumo ao derradeiro final, a situação fica fora de controle e a Gahara é obrigada a pedir ajuda ao seu pior inimigo, Kaiki Deishuu, para que ele engane alguém do passado novamente mas estamos falando do ser mais mentiroso e inexpressivo de todos, resultando em uma situação onde Kanbaru Suruga é obrigada a intervir pois é a única que consegue obrigar o Kaiki a fazer algo… Mas a questão é por que apenas ela? 49 capítulos expressam todo o esplendor do final, Araragi/Senjougahara passam pelo seu mais temido inimigo até agora… Quais serão os resultados dessa provação?

Marcela: A novel que menos me empolga, mas acho que é mais por causa da Senjougahara do que outra coisa. De qualquer forma, por retomar Otori, crio uma expectativa muito grande, principalmente para ver a conclusão. A situação em Otori ficou tão feia mas tão feia que a Gahara teve que recorrer a um dos caras que estragou a vida dela. Entendem o nível do problema? Finalmente a luta contra o ” final boss ” mas… Será que esse final boss é mesmo o final boss? Será que a situação não pode se inverter?… Com o Kaiki no meio, não duvido nada.

Opinião Final

Raigho: Minhas expectativas estão a mil! A forma como essa nova narrativa pode tomar forma, os pensamentos expressos de todas as personagens, explicações sobre sentimentos e conflitos intensos maiores do que os da 1ª Fase prometem ser marcantes tanto quanto eu espero… Minha recomendação é apenas um: assistam. Assistam.

Marcela: Por mais que muitos olhem de cara feia pra série Monogatari depois de Nisemonogatari, posso afirmar toda certeza que Zenmonogatari vai mudar isso e será um dos melhores da temporada. O fato de cada arco ter um ponto de vista e uma narradora diferente trará uma mudança sempre bem vinda e não deixará o anime enjoativo, com um enfoque diferente a todo momento. As histórias estão muito mais pesadas e profundas do que foi apresentado em Bakemonogatari – Nisio mostrando as caras. Pra quem realmente largou a série depois do fanservice descomunal de Nise, ouçam a mim e ao grande Lupus: Assistam. De verdade. 

Marcela aqui. Não esqueça de deixar seu comentário lá embaixo e fique a vontade pra surtar com a gente. Fique de olho pra mais coisas da Semana Monogatari!

Advertisements

8 thoughts on “Semana Monogatari 1º Dia: Zenmonogatari – “A Revolução da Segunda Fase!”

  1. Saudações

    O ideal dos dois, no que tange a toda a demosntração de afeto e de amplo conhecimento das obras sob o título Monogatari é algo que vislumbra, e muito.

    Acompanharei os sete posts para, no final, poder fazer um balanço justo sobre o trabalho que será aqui apresentado.

    No que depender deste post inaugural, acredito que a nobre Marcela e o amigo Claudionor deverão proporcionar um material único e de grande porte aos fãs de Monogatari.

    Minha pessoa, não sendo fã desta obra (de carteirinha), falo com sinceridade: estão de parabéns.

    Até mais!

  2. Òtimo post, me deixando ainda mais ansioso, esperando que uma semana passe em um dia.
    Sobre os arcos.
    Nekomonogatari shiro:
    È incrivel como a imagem de ser perfeito da Hanekawa é destruido com os pensamentos dela.” Esperando muito pela interação dela e da Hitagi no banho”
    Kabukimonogatari:
    Como vc disse, apesar de parecer que a novel vai se focar na Mayoi, pelo oque eu li sobre a novel é quase que totoamente sobre a relação Araragi-Shinobu
    é o arco que eu mais quero ver.
    Hanamonogatari:
    Apesar de aparecer personagens que poden ser muito importante pro desfecho da historia, é o que eu tenho menos espectativas.
    Onimonogatari:
    Vai ser muito interessante ver as coisas narradas do ponto de vista da Shinobu, e deve revelar varias coisas sobre ela.
    Otorimonogatari:
    Vai ser interessante ver Nadeko mostrar sua real personalidade.
    Koimonogatari:
    A Senjougahara mostra o quanto ama o Araragi. E é interessante ver a historia sendo narrada pelo Kaiki.

  3. Pingback: Lápis Solto #11 – Revoluções! | OtomeGatari

  4. Ótimos comentários, não esperava menos da dupla mór de fãs de Monogatari 😀 Pude sentir cada palavra e fiquei ainda mais empolgada pelo que está por vir. Não imaginava que essa história iria tão além assim. Que sonho ver isto animado.

  5. Olha, este post serviu para mim como um guia, perfeito, diga-se de passagem.

    E fora que aumentou ainda mais minha ansiedade pela estréia. Estou ansioso apenas por TODOS os arcos!

    Parabéns pelo bom trabalho.

  6. amooooooooooooooooo a serie manogotari loucamente igual vcs u-u unico anime que estou acompanhando pelo celular ainda u-u a escrita da light novel perfeita *-* a explicaçoes de cada detalhe OMG! quero kizumonogatari *–* ja li porem quero assistir, SHINOBU LOVER <333

Dê sua opinião!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s