Primeiras Impressões: Inverno 2012-2013

tumblr_meo5t42pX81r2r59eo1_1280

Yaho!… Ah, a temporada de inverno… Particularmente minha favorita de todas. Ano passado trouxe glorioso Nisemonogatari e, esse ano, trouxe Nekomonogatari, nyan. Bem, não sou muito de acompanhar TODOS os animes da temporada (também tenho minha cota de lixo japonês que transformam em animação…), mas poderei falar sobre os que estarei a acompanhar. Então, vamos a primeira Primeiras impressões? Ike!

>KOTOURA-SAN

ss (2013-01-16 at 12.21.55)

ss (2013-01-16 at 12.20.42)

” I only end up hurting everyone! “

ESSE foi um que me surpreendeu absurdos. Comecei assistindo e, após poucos minutos e de ter ficado quase igual a nossa protagonista nessa imagem, tive uma grande surpresa. De início, estava esperando algo meio Madoka: garotinhas entrando em depressão… aquela situação toda com inúmeros plot twists.

Bem, em um rápido resumo, Kotoura-san é um anime de 12 episódios do mangá 4koma (mesmo estilo do mangá de K-On!) de mesmo nome, animado pelo estúdio AIC Classic (Responsável por animes como o recente Boku Wa Tomodachi Ga Sukunai, Nyan Koi, Sora no Otoshimono) que conta a história de uma menina chamada Kotoura Haruka que tem o poder de ler mentes. No entanto, o poder da garota é involuntário, o que resulta nela ler mentes contra sua vontade. Não sabendo que isso era um um poder especialquando criança a garota simplesmente falava tudo que lia na mente dos outros, o que acarretava em problemas tanto para ela quanto para a família. Não vou entrar em muitos detalhes porque planejo que seja um post ” spoiler free “.

Foi um primeiro episódio muito interessante, com uma grande quantidade de drama em boa parte dele, um desenvolvimento interessante, com uma estranha reviravolta depois que acaba por mudar completamente a tonalidade do anime, literalmente. Em termos visuais, não achei nada muito impressionante, e havia até certos momentos os quais eu me surpreendia com o rosto da mãe da protagonista, ligeiramente deformado. É uma animação meio fraca.

-EXPECTATIVAS: Tenho grandes expectativas para o anime, apesar de não ter gostado muito da súbita transformação de drama para comédia romântica. Não menosprezo a segunda parte, mas achei que o drama foi muito bem trabalhado, e espero que não cortem ele completamente. Torço para uma união de ambostrazendo um anime capaz de fazer rir e chorar.

>MAOYUU MAOU YUUSHA

ss (2013-01-16 at 02.05.58)

ss (2013-01-16 at 01.36.54)

” Do Evil,  get caught,  then claim demons were brainwashing you.  A common way that human politicians evade responsibility. “

Um anime que tem um pouco de tudo e é ligeiramente mediano, um verdadeiro all-around. Pra quem realmente esperava que fosse um anime de batalhas épicas entre demônios e humanos deve ter frustrado completamente ao ver que não há uma luta no episódio inteiro. Claro que, esse não foi meu caso, porque eu pelo menos li a sinopse antes de baixar

Maoyuu Maou Yuusha, ou só Mayouu, (um anime que sempre me confundo na hora de escrever o nome, por sinal…) é um anime dos estúdios ARMS (Elfen Lied) de 12 episódios também, adaptado da Light Novel de mesmo nome, que também possui inúmeras adaptações de mangá. Não sei exatamente qual é ou se tem uma relação com Spice and Wolf, visto que comentam tanto similiaridade entre os dois. Na dublagem podemos destacar os dois protagonistas, Ami Koshimizu (Demon King) Jun Fukuyama (Hero). O segundo trabalhou recentemente como Togashi Yuuta, no meu amado Chuunibyo. A história diz respeito da Guerra entre demônios e humanos que começou, e do Herói que, após vencer inúmeras batalhas junto com seus companheiros, partiu sozinho para o castelo do Rei Demônio para dar um fim a guerra. O que ele encontra, no entanto, é uma F-Cup ruiva que começa a explicar para ele a necessidade econômica e política que tanto os demônios quanto humanos tem que os levam a querer que a guerra continue e a importância dela para ambos os lados.

O primeiro episódio foi na média, tendo um pouco de tudo: ecchi, comédia, drama, voltados para política e economia. No entanto, o anime não aprofunda muito nenhum dos tópicos em questão, e o ecchi parece estranhamente fora de alinhamento. Talvez para começar a vender doujins, afinal, QUE BELO F-CUP! … Entretanto, desnecessário. Foi agradável de assistir, mas não há nenhum charme especial que traga mais ao anime. O visual também é agradável, o cenário as vezes trabalha com uma cor só variando de tonalidade, e o character design é bem feito.

-EXPECTATIVAS: Tenho algumas boas expectativas para esse anime. Não acredito que ele vá conseguir superá-las, mas não deixará de ser um bom anime para acompanhar essa temporada. Os personagens são carismáticos,  e a  história deixada no primeiro episódio atiça uma curiosidade para o rumo que irá seguir, deixando tudo um pouco impreciso.

>SASAMI-SAN@GANBARANAI    

ss (2013-01-16 at 02.09.50)

ss (2013-01-16 at 02.10.35)

” I give up. “

AOTY!… Calma. Ok, chegamos ao anime que eu queria falar mais! Hora de jogar o roteiro pro lado e começar a SHAFTear! Afinal, o que é esse anime estranho de chocolate e mísseis de peito?!

Sasami-san é a adaptação de uma Light Novel, adaptada por ninguém menos ninguém mais que a SHAFT! Sim, nosso amigos de Monogatari, Madoka, Ef – A Tale of Memories e tantos outros. Serão 12 episódios de pura SHAFTeação, com um incrível elenco de dublagem. Temos Kana Asumi (Yuu/Strength em Black Rock Shooter) como a Sasami-san, Hochu Otsuka (Jiraya, em Naruto), Kana Hanazawa (Kuroi Mato, Sengoku Nadeko), Chiwa Saito (Senjougahara Hitagi, Akemi Homura) e Ai Nonaka (Konoe Konoka, Sakura Kyoko). Faltou só a Yui Horie pra eu acompanhar esse anime quase que completamente pelos dubladores! E o que dizer da história, afinal? A história é bem simples: Sasami-san é uma garota no primeiro ano do Ensino Médio//Colegial que é uma hikikomori, ou seja, ela não saí de casa por nada no mundo. Ela mora com o irmão e passa o dia todo observando ele através de um programa no seu computador. Vale mencionar que o irmão é completamente obcecado por ela e faz todas as vontades dela. Ele dá banho, veste, alimenta… É uma vida dos sonhos, se forem pedir minha opinião.

Então, o que tem de extraordinário nesse anime? Bem, praticamente TUDO. Primeiro, o visual. Lindo. Maravilhoso. SHAFT. Os personagens são extremamente bonitos, os cenários são simples mas admiráveis, e os efeitos usados deixam tudo mais lindo. As vezes dá um efeito de ” velho ” para o anime, como se fosse uma fotografia antiga, com os ” ruídos ” na imagem… SHAFT. E a história? Parece ser bem simples, mas tem personagens excêntricos até o limite (uma menina de 9 anos D-Cup, um irmão que anda sempre com uma pasta na cara, uma mulher de 31 anos com corpo de 9BOOB MISSILES!) A história não parece fazer sentido algum, e isso deixa tudo mais impressionante, porque se não for muito “ cético ” para o anime, fica absolutamente fixionado e curioso para TENTAR entender.

Acho que já falei demais… bem, o primeiro episódio foi ótimo. Completamente non-sense, como o esperado, arrancou boas risadas minhas. Mas ainda é aquele ” love it or hate it “. Ou você vai amar esse non-sense e os visuais, ou vai achar ” mais da SHAFT ” e partir para algo mais sério. Paciência, nem todo mundo vai com a cara da SHAFT né?

-EXPECTATIVAS: Bem, agora me pegaram. O que esperar desse anime, afinal de contas? Não posso afirmar nada com certeza, a não ser o fato de que ele vai estar SEMPRE surpreendendoPra descontrair, é uma ótima pedida.

>TAMAKO MARKET   

ss (2013-01-16 at 02.31.21)

ss (2013-01-16 at 02.31.40)

” Moe moe… kyun! ” Joking, joking.

Pois então… Kyoto Animation. Dispensa muitos comentários aqui, não é? É um anime original, ou seja, não tem nenhum mangá, jogo ou Light Novel de onde foi tirado. 12 episódios de uma dose de moe semanal. A história… bem, Tamako é a filha de um dono de uma loja de mochis (uma espécie de bolo de arroz japonês), que está no primeiro ano do colegial. E… ela encontra um pássaro. Que fala. E seduz.

O primeiro episódio, e mesmo o PV que tinha sido liberado, mostraram uma divisão de opiniões, aqui sendo outro Love it or Hate It. Há quem vá criticar o excesso de moe típico do estúdio e que é “ só mais um slice of life “. Talvez realmente seja, mas não levo somente isso em consideração, seguindo em frente e dizendo que achei o episódio divertido e agradável de assistir. Se será o anime mais memorável da temporada, ou uma obra prima? Muito provável que não. Mas é um anime ruim? Visuais encantadores como sempre, história suave, leve e divertida faz com que ele seja uma boa pedida pra aliviar um pouco e ter um pouco de comédia e fofura.

-EXPECTATIVAS: Bem, talvez esse não vá ser um sucesso da Kyo Ani como K-On, ou talvez tenha uma história interessante como teve Chuunibyo, mas não deixa de ser um bom anime para acompanhar só para quem busca relaxar, ter um “ fuwa fuwa time “. Afinal, pra que é o moe se não para mostrar algo de bom na vida? Espero mais episódios suaves e arrancando algumas risadas.

E esse é foi o terceiro post do blog… Acredito que tenha ficado um pouco longo demais de novo. Bem, espero que tenham gostado e encontrado motivação para ver alguns dos animes, até a próxima!

Advertisements

7 thoughts on “Primeiras Impressões: Inverno 2012-2013

  1. Ai, ai… A florista com voz de homem esse ele pássaro macho meio afeminado meio orgulhoso foi a melhor coisa em Tamako Market. Sasami-san vai ser o melhor anime da temporada. Nekomonogatari deve ter sido o melhor especial de fim de ano japonês… Mayouu eu gostei, o ecchi ficou maneiro, mas quase que desapareceu no segundo episódio. Já o resto que não tá nesse post, bem… Tão tentando…

  2. O que eu gosto da temporada de inverno é que, apesar de poucos animes bons, os que são bons são MUITO bons. E, os outros que não apareceram nesse post, ou são continuações (como Haganai NEXT, que estou acompanhando) ou animes que realmente estão… longe. Vivired, por exemplo, foi um que tentei acompanhar e ia incluir no post. Não consegui. Fanservice desnecessário em excesso, mais a lá Strike Witches.

  3. Essa será a primeira vez que acompanho um anime em exibição no japão, Escolhi Maoyuu, pela similaridade entre Spice and Wolf, no segundo episódio já demonstra o ciclo de plantio, algo que no meu curso na universidade, já da uma esclarecida, assim como SAW era mais numa visão econômica, acredito que a questão rural terá forte peso nesse anime. Gostei dos personagens especialmente da Maou, a gordinha não gordinha que quer meio que “conhecer” o mundo.

  4. Desses animes que você citou o unico que eu estou acompanhando é MAOYUU MAOU YUUSHA, apesar de não achar legal a ideia de demonios fofinhos(ou gostosas) eu gostei da personalidade da “Rei demonio”, me fez rir algumas vezes…
    Sasami-san eu não assisti porque estou com medo de insesto… e Tamako Market apesar de achar bem bonito, achei o desine meio genérico, muito parecido com outras personagens moe…
    Parabéns pelo texto, e pelo blog…
    Até

  5. Saudações

    Falarei de apenas um anime aqui especificamente: Kotoura-san, pois não planejava vê-lo e nem o colocava em minha lista de apostas para a temporada (que conta com cinco títulos que sigo tranqüilamente).

    Incrível o que uma recomendação pode fazer, por mais que a mesma soe como uma vaga ou inocente brincadeira. Este foi o caso de um jovem amigo blogueiro, do Animecote, que me indicou este anime via comentário em meu profile no MAL. E realmente Kotou-san já desponta, para mim, como surpresa positiva da temporada.

    Muito pela frase por ti usada, Marcela, que no mar de poucos animes bons os que tem são bons no merecimento (embora não seja este um tipo de acorde que eu costume utilizar sempre). Outra parte também pelo enredo que, embora não seja tão impactante, é honesto e muito bem trabalhado. Até aqui, com apenas dois episódios vistos, Kotoura-san vem caminhando muito bom para se destacar sem fazer um agrande propaganda para tanto.

    *outros animes seguidos por qualificações próprias no NETOIN!: Tamako Market, Sasami-san@Ganbaranai, Da Capo III, Chihayafuru 2 e Vividerd Operation.

    Ótimo post, jovem Marcela.

    Até mais!

Dê sua opinião!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s